Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Valores cristãos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
24 de Junho de 2018
TEXTO ÁUREO
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1Co 6.12).
VERDADE PRÁTICA
As redes sociais são um fenômeno que integra a sociedade, porém, os relacionamentos virtuais não podem substituir a relação interpessoal, principalmente, a comunhão cristã.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Is 5.20,21: As Escrituras advertem aos que são sábios aos próprios olhos
Terça – Jr 6.13,14: O perigo de uma vida de aparências e de autoenganos
Quarta – Ec 1.2: A Palavra de Deus lembra a efemeridade da vida
Quinta – 2Tm 2.22: O apóstolo estimula o cristão a fugir das paixões da mocidade
Sexta – 1Co 9.22: Todo esforço é necessário para alcançar as vidas sem Deus
Sábado – 1Co 1.23,24: A poderosa mensagem do Evangelho é anunciar a cruz de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 4.10-15
10 — Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
11 — No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar.
12 — Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e, se correres, não tropeçarás.
13 — Pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
14 — Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.
15 — Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
HINOS SUGERIDOS 71, 88 e 108 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar de que as redes sociais são um fenômeno social, porém os relacionamentos virtuais não podem substituir a relação interpessoal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Apresentar as redes sociais como um fenômeno social;
II. Mostrar os perigos das relações descartáveis e as novas tecnologias;
III. Discutir o uso das redes sociais para o serviço do Reino de Deus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor (a), como você se relaciona com as redes sociais? Hoje todos estão conectados a elas, mas será este um fenômeno social bom ou ruim? Toda a moeda tem os dois lados e com as redes sociais não é diferente. Existem os pontos positivos e os negativos. Nesta última lição do trimestre vamos refletir, à luz da Palavra de Deus, a respeito do tema. Somos crentes, seja na igreja, no trabalho, em família e nas redes sociais, por isso temos que fazer a diferença e nos comportar com ética e sabedoria para que o nome de Jesus seja exaltado.
PONTO CENTRAL
As redes sociais são um fenômeno social.
INTRODUÇÃO
Devido ao avanço tecnológico, várias mudanças ocorreram na sociedade. A rede mundial de computadores, conhecida como Internet, conecta o mundo todo. Com o surgimento das redes sociais tudo o que acontece é divulgado e comentado instantaneamente. As informações são transmitidas com rapidez surpreendente; mas em contrapartida, vivemos um estágio em que as pessoas se relacionam mais virtual que presencialmente. Nesta lição, veremos o conceito e o perigo das redes sociais, bem como o desafio de a igreja evangelizar as pessoas por meio das novas tecnologias.
SÍNTESE DO TÓPICO I
As redes sociais são um fenômeno do nosso tempo, mas precisam ser utilizadas com sabedoria.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Você consegue imaginar, na atualidade, uma pessoa que não esteja conectada ao WhatsApp, Facebook, Twitter ou Instagram? Não conseguimos nem idealizar, pois nunca o acesso às redes sociais foi tão amplo. Entretanto quando o assunto é redes sociais, em geral os crentes ficam preocupados e suas opiniões se dividem quanto ao seu uso. Alguns até creem que é pecado. Outros questionam: O cristão pode utilizar as redes sociais? Você não vai encontrar na Bíblia nenhum texto bíblico que fale a respeito deste assunto, pois é uma atividade da vida moderna. Por não conhecerem o universo online, muitas pessoas acabam tendo um excesso de zelo, preocupação e enxergam somente os aspectos negativos do mundo virtual. Houve um tempo que o rádio também foi muito criticado, e algumas igrejas, proibiam seus membros de ouvi-lo. Tudo que é novo assusta, contudo como cristãos devemos evitar todo e qualquer radicalismo, pois o crente deve ser prudente, equilibrado em suas atitudes, palavras e até ponto de vista em relação ao uso das redes sociais não é diferente; precisamos utilizá-las com sabedoria, prudência e equilíbrio. A cada dia o número de brasileiros online vem aumentado e grande parte deste número é de crentes e que frequentam a Escola Dominical. A questão a ser discutida hoje pelos professores e alunos da Escola Dominical é mais ampla: Como as pessoas estão se comportando nas redes sociais? Como você se comporta? O problema não são as redes sociais, mas como as pessoas se comportam nelas.
Para o cristão, todas as coisas são lícitas, mas nem tudo é proveitoso ou edificante (1Co 10.23; 16.12). Devemos fazer uso do universo online com prudência e discernimento; sejamos cuidadosos e tenhamos limites. Michael Palmer, no livro Panorama do Pensamento Cristão, diz que ‘os cristãos que veem a cultura de mídia de entretenimento têm de aprender a ler essas imagens e rejeitar as que são incompatíveis com os padrões cristãos e a Escritura’. Esse é o problema. Muitos crentes não conseguem fazer essa leitura. Precisam ser ensinados a fazer isso. Será que você faz essa leitura? Ou você ingere tudo sem questionamento?” (BUENO, Telma. Adolescentes Vencedores: Vivendo em Sociedade. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2015, p.45).
SÍNTESE DO TÓPICO II
As novas tecnologias aproximam as pessoas, mas também podem tornar os relacionamentos descartáveis.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Que somos seres sociáveis não temos dúvida, mas o desejo de socialização é um projeto de Deus que talvez não seja tão conhecido. Essa premissa está inserida em Gênesis 1.27,28, quando no relato da criação Deus disse ao casal progenitor que crescesse e se multiplicasse.
[...] Mas a última descoberta que vem arrebanhando milhares de pessoas à solidão, é a www ponto com, a Internet através da rede mundial dos computadores.
Horas e horas são gastas diante do aparelho, privando as pessoas de se comunicar com seus familiares. Mas o problema da Internet é que ela oferece uma suposta comunicação — que nem de perto substitui a versatilidade de uma conversa cara a cara — mas, que tem gerado sérios transtornos com sites eróticos, salas de bate-papo entre aventureiros sexuais (sexo virtual) e outras tantas coisas nocivas à vida natural do ser humano.
O homem acaba sendo globalizado com o mundo e alienado localmente de si mesmo e do convívio familiar. É a inversão de valores como disse o Senhor Jesus Cristo em Mateus 16.26: ‘Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?’.
Portanto, a estratificação social não é a vontade de Deus para a humanidade, pois inequivocamente as evidências bíblicas mostram que Deus nos criou para adorá-lO, e não há possibilidade de isso acontecer se não desfrutarmos de comunhão uns com os outros (Mt 5.23,24), ou seja, é impossível ser cristão antes de sermos completamente humanos, isto é, relacionais” (CARVALHO, César Moisés. Marketing para a Escola Dominical: Como atrair, conquistar e manter alunos na Escola Dominical. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, pp.34,35).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Devemos, como testemunhas de Cristo, utilizar das Redes Sociais para a propagação do Evangelho.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor(a), reproduza o esquema abaixo no quadro. Em seguida peça que os alunos citem alguns malefícios das redes sociais. À medida que forem falando, vá relacionando no quadro. Depois peça que relacionem alguns dos benefícios. Explique que os benefícios também são muitos. Através das redes ajudamos pessoas a encontrarem emprego, evangelizamos, divulgamos as atividades da nossa igreja, etc. Quantas coisas boas e úteis podem ser feitas para o crescimento do Reino de Deus mediante o uso correto das redes sociais.
CONCLUSÃO
Estatísticas indicam que mais de um terço da população mundial está conectada à Web e interage por meio de redes sociais. Diante desses fatos a igreja precisa instruir seus membros no uso das novas tecnologias e buscar métodos de evangelização por meio das redes sociais. Para tanto, dizem as Escrituras “antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade” (2Co 4.2).
PARA REFLETIR
A respeito do tema “Ética Cristã e Redes Sociais”, responda:
1. Como que a expressão “rede social” é usada?
A expressão é usada para uma aplicação da rede mundial de computadores (Web), cuja finalidade é conectar e integrar pessoas.
2. Quais os principais danos associados ao uso das redes sociais?
A distorção da felicidade, isolamento, solidão e relações sociais efêmeras.
3. Quanto à distorção da realidade, o que as redes sociais estimulam?
As redes estimulam a prática narcisista, ou seja, o indivíduo que admira exageradamente a própria imagem e que nutre uma paixão excessiva por si mesmo — a Bíblia condena essa atitude (Mc 12.30,31).
4. O que ilude a maioria dos usuários de redes sociais?
Diversos usuários das redes sociais iludem-se com a sensação de privacidade e ficam expostos a toda espécie de constrangimentos.
5. Antes de compartilharmos qualquer conteúdo, o que devemos fazer?
É importantíssimo avaliar o conteúdo, a coerência, o vocabulário e a ética cristã das mensagens antes de postar, comentar ou curtir em sua rede.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!