Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jesus Cristo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
30 de Março de 2008
TEXTO ÁUREO
“A qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1Tm 6.15).
VERDADE PRÁTICA
Jesus está acima de todos os reis e de todos os senhores da Terra, pois Ele é soberano e absoluto.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Gn 49.10 A realeza do Messias nas primeiras profecias da Bíblia
Terça — Jr 23.5,6 Os profetas vaticinam o reinado justo do Messias
Quarta — Zc 9.9 A profecia da vinda de um rei justo e salvador
Quinta — Lc 19.35-38 Jesus foi aclamado Rei pelo povo
Sexta — Jo 19.19-22 Jesus Nazareno, Rei dos Judeus
Sábado — Lc 1.31-33 O seu reino nunca terá fim
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 19.11-19.
11 — E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 — E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.
13 — E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 — E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 — E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso.
16 — E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
17 — E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus,
18 — para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
19 — E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.
INTERAÇÃO
Caro professor, o texto-base desta lição narra o evento mais aguardado por todos os fiéis de todos os tempos. Trata-se da Segunda Vinda de Cristo à terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele virá do céu como o Messias vencedor para estabelecer a justiça e a verdade, julgar as nações e aniquilar o mal. Introduza a lição com essas preciosas verdades.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o caráter do reino messiânico.
Estabelecer um paralelo entre os reinos desse mundo e o de Cristo.
Explicar porque Jesus é chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Peça aos seus alunos para lerem os textos correspondentes às profecias escatológicas abaixo. A seguir, pergunte se elas já se cumpriram e, mediante a resposta negativa, também pergunte quando se cumprirão. Todos deverão concluir que essas profecias somente se cumprirão no futuro reinado literal de Cristo.
1. As profecias falam de um tempo em que Jesus governará a Terra (Lc 1.32,33; Zc 14.9; Ml 1.11; Dn 2.44,45; 7.12-14; Ez 34.24; Is 2.2,4,9; 1Co 15.25).
2. As profecias falam de um tempo de glória e grandeza para Israel (Is 60 1,22; 62.4,8,12; At 1.7,15,16; Am 9.11-15).
3. As profecias falam de um tempo em que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Mq 4.2; Sf 3.13,20; Is 2.3,5; Is 60.1,3; 66.20; Zc 14.16).
4. As profecias falam de um reinado da Igreja junto com Jesus (Ap 1.6; 5.10; 11.15).
Palavra Chave
Rei dos reis: Título messiânico que descreve o Senhor Jesus como Rei absoluto.
introdução
Ao longo desse trimestre, estudamos a identidade, os ensinamentos, as obras, os ofícios e vários outros aspectos da vida de Jesus. Nesta última lição, nosso estudo enfocará o Mestre nos derradeiros momentos da história da humanidade, quando Ele colocará seus inimigos debaixo de seus pés na Vitória Final como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os reinos desse mundo vieram e se foram, mas, o reinado de Cristo permanece para sempre.
SINOPSE DO TÓPICO II
O Reino do Messias estabelecerá a verdade e a justiça esperadas pelo povo de Deus desde a Antiguidade.
SINOPSE DO TÓPICO III
Na segunda parte da sua vinda, Cristo virá em glória para restaurar o trono de Davi e estabelecer a paz universal.
CONCLUSÃO
A presente lição revela o Senhor Jesus Cristo no epílogo da história da humanidade, vencendo a todos os inimigos e manifestando o seu poder e a sua glória como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Diante dele todos os joelhos hão de dobrar-se, e toda a língua há de confessar que “Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11).
EXERCÍCIOS
1. Cite três impérios antigos que desapareceram da história.
Egito, Assíria, Babilônia.
2. Qual reinado permanecerá para sempre?
O reinado de Cristo.
3. Descreva duas características do caráter do Messias.
Fiel e Verdadeiro; a Palavra de Deus.
4. Explique o significado dos diademas no v.12.
São coroas reais que demonstram tratar-se de um rei ímpar em toda a história da humanidade.
5. Explique a diferença entre “rei de reis” e “Rei dos reis”.
“Reis de reis” refere-se aos reis que possuíam autoridade sobre outros reinos; mas “Rei dos reis” que está acima e domina todos os reinos e reis.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
“Jesus, o Reis dos reis
‘…Rei dos reis, e Senhor dos senhores’. Apenas dois monarcas aqui na terra tiveram um título como este: Nabucodonosor e Artaxerxes (Ed 7.12).
Mas a profecia nos dá ali o desconto imediato: ‘…és rei (‘de’) reis’ (Dn 2.37a). O título, entretanto, ocorre de modo invertido referindo-se a Cristo, não como ‘rei de reis’ mas como ‘Rei dos reis’ (Ap 17.14).
O emblema expressivo tinha caracteres tanto na sua ‘veste’ com na sua ‘coxa’.
Entre os gregos era bastante natural um famoso guerreiro trazer sobre a sua coxa o título a que tinha direito […]".
(SILVA, S. P. Apocalipse versículo por versículo. RJ: CPAD, 1997, p.248).
APLICAÇÃO PESSOAL
“E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.16).
Aquele que é a Palavra Viva, também é “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. O nome está exposto à vista de todos. Ao apóstolo Paulo já havia sido revelado que este era o Senhor Jesus (1Tm 6.15). E o próprio João confirmou em Apocalipse 17.14 que Jesus, como “Senhor dos senhores e Rei dos reis”, venceria a todos os adversários.
Os crentes relembram com alegria o nascimento de Jesus numa estrebaria para identificar-se conosco em todas as coisas. Lembramos com louvor e gratidão ter Ele morrido por nossos pecados. Mas Deus o ressuscitou para a nossa justificação. Agora, Ele voltará em glória. Ele já é o Rei. Todo crente que o tem aceitado como Senhor, há de reinar com Ele.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!