Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Doutrinas Bíblicas Pentecostais com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
24 de Setembro de 2006
TEXTO ÁUREO
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” (Ap 22.20).
VERDADE PRÁTICA
Todos os santos e fiéis servos de Deus esperam ansiosamente, pelo retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 1.10,11 Jesus virá — é a mensagem pentecostal
Terça - Tt 2.13 Jesus virá — é mensagem vinda do céu
Quarta - 1Co 15.51 Jesus virá — é o mistério da nossa plena redenção
Quinta - 1Ts 4.13-17 Jesus virá — é o nosso eterno consolo
Sexta - Ap 3.3 Jesus virá — é o nosso motivo de vigilância
Sábado - Tg 5.8 Jesus virá — sua vinda está bem próxima
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicenses 4.13-18.
13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
PONTO DE CONTATO
Professor, no mesmo ano em que Daniel Berg foi batizado com o Espírito Santo, encontrou-se com Gunnar Vingren. Os dois conversaram por muito tempo a respeito da convicção que tinham no batismo com o Espírito Santo, nas Sagradas Escrituras e na chamada missionária. Os dois missionários não tinham qualquer dúvida de que Deus os havia unido para um propósito específico. Foi assim, que após quatorze dias de viagem, no dia 19 de novembro de 1910, Daniel Berg e Gunnar Vingren aportaram no Pará. Em 1911, a irmã Celina de Albuquerque é batizada com o Espírito Santo, seguida da irmã Nazaré que ao ser batizada com o Espírito Santo, cantou um hino espiritual. No dia 18 de junho de 1911, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus é fundada.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever os sinais que antecedem a vinda de Cristo.
Explicar as duas fases da vinda de Cristo.
Citar os propósitos da vinda de Jesus.
SÍNTESE TEXTUAL
Na atual dispensação da graça, o ministério do Espírito Santo aos crentes, prepara-os para o arrebatamento: santificando-os a fim de que agradem a Deus (1Pe 1.2; 2Ts 2.13; Hb 12.14); e, selando-os para o dia da redenção (2Co 1.22; 5.5; Ef 1.14). Mas, na atual era, o Espírito também ministra aos incrédulos: convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.18), e impedindo a manifestação do Anti-cristo no mundo (2Ts 2.3-8). No arrebatamento, o Espírito vivificará os nossos corpos mortais, transformando-os à semelhança do glorioso corpo de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.11; 1Co 15.51-54; 1Jo 3.2; 2 Co 3.18; 1Ts 4.16,17).
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, nesta lição use como recurso uma das técnicas do método expositivo, a Exposição Dialógica. Consiste em transformar a aula expositiva tradicional em diálogo, que permite a troca de experiências entre professor e aluno. Este método consiste em duas partes: perguntas e problemática. Na primeira fase, questionamento, indague os alunos a respeito da atuação do Espírito Santo na vinda de Cristo. Procure transformar a exposição oral, às vezes, um monólogo, em diálogo ou colóquio. A problemática, por outro lado, além de complementar a pergunta, provoca a elaboração de soluções para as situações-problema. É necessário, portanto, admitir-se contestações, idéias e conceitos distintos, uma vez que se trata de um diálogo. Mas, jamais deixe o aluno sem o conhecimento da verdade dogmática das Escrituras.
A aula dialógica divide-se em três seções. Introdução — em que o aluno é preparado para o tema. Desenvolvimento — a lição ou diálogo propriamente dito, na qual ocorrem as contestações e re-elaboração. Conclusão — ocasião em que o conhecimento é consolidado mediante aplicação prática, onde a teoria é testada, descobrindo-se seus limites e valores.
INTRODUÇÃO
O assunto da vinda de Cristo é parte inerente da pregação do evangelho (Mt 24.14). Foi isso que o apóstolo Pedro deixou bem claro no Dia de Pentecostes, na primeira mensagem evangelística registrada na Bíblia (At 2.14-21).
A vinda de Jesus é a nossa sublime e bem-aventurada esperança. O próprio Senhor afirmou que voltaria para levar os seus (Jo 14.3,18; Ap 22.20).
CONCLUSÃO
Quando a última trombeta soar, Deus, através do Espírito Santo, ressuscitará os mortos em Cristo (Rm 8.11,23) e transformará os santos vivos, levando todos ao encontro do Senhor nas alturas (1Co 15.51,52; 1Ts 4.16,17). O Espírito Santo já vivifica os nossos corpos mortais agora, mas o fará em plenitude noutra dimensão no arrebatamento da Igreja (2Co 3.18; 1Jo 3.2,3).
EXERCÍCIOS
1. Quais são as duas fases da vinda de Cristo?
A invisível para a Igreja e a visível para Israel.
2. O que ocorrerá entre o arrebatamento e a manifestação pública de Jesus?
A Grande Tribulação.
3. Quais as duas figuras usadas por Jesus que ilustram a sua vinda?
As figuras do ladrão e do relâmpago.
4. Cite três sinais da vinda de Jesus.
O derramamento do Espírito, a multiplicação da ciência e o ressurgimento da nação de Israel.
5. Cite três propósitos da vinda de Jesus.
Levar a igreja, julgar e recompensar a todos, estabelecer o reino milenal.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“A Brincadeira Acabou
É tempo de parar de brincar de Igreja! Muitas igrejas estão brincando de monopólio. O vencedor deste jogo é determinado por quanto dinheiro e propriedades a igreja pode adquirir. Orçamentos, prédios e ônibus são caminhos para marcar pontos. Outras igrejas estão brincando de deus da colina. Quem mais pisar no próximo para alcançar o topo, declara-se o vencedor. Ainda outros estão brincando de busca trivial. O vencedor é definido pela recordação de fatos obscuros sobre a Bíblia, que até agora não mudaram vidas. Eles cruzam todos os esses, pontuam todos os acentos, mas escrevem erradamente a palavra.
Há outros incontáveis jogos que hoje distraem as igrejas. Mas vencê-los não é o que determina o êxito do povo de Deus. Todos estes jogos ocorrem quando a igreja está desprovida do item principal — Reavivamento. Não é hora de brincar de Igreja” (LAWSON, S. J. As sete igrejas do Apocalipse. 5.ed., RJ: CPAD, 2004, p.206).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!