Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus do Livro com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
28 de Dezembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (Sl 119.97).
VERDADE PRÁTICA
Estudar a Bíblia não é apenas lê-la. É aproveitar suas lições preciosas para o crescimento espiritual, extraindo alimento para a alma.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Hb 4.12 A Palavra de Deus é viva
Terça — Pv 1.2 A Palavra de Deus dá sabedoria
Quarta — Sl 119.49,50 A Palavra de Deus consola e vivifica
Quinta — Ef 6.17 A Palavra de Deus é a espada do Espírito
Sexta — Mt 11.25 Deus revela a Palavra aos pequeninos
Sábado — Mt 24.35 A Palavra de Deus não passa
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 119.11-19.
11 — Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 — Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos.
13 — Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
14 — Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.
15 — Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.
16 — Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
17 — Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
18 — Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.
19 — Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
INTERAÇÃO
Professor, enfim chegamos ao final de mais um trimestre de Lições Bíblicas. Durante este período, estudamos duas doutrinas basilares: Deus e a Bíblia. A primeira, chamada de Teontologia ou Teologia Própria, ocupou-se do estudo de Deus e de sua obra salvífica. A segunda, Bibliologia, investigou alguns temas importantes a respeito da formação e do valor das Escrituras no mundo contemporâneo. Esse trimestre foi uma bênção à vida de nossos alunos e, você, o instrumento que Deus usou para abençoá-los.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Distinguir entre leitura comum e persistente.
Explicar o valor e benefício do estudo da Bíblia.
Estudar a Bíblia com metodologia adequada.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, ler não é apenas decodificar sinais alfabéticos, mas chegar à compreensão do texto. Semelhante ao eunuco, certos alunos lêem, todavia, não compreendem o texto (At 8.30-32). Há muitas formas de leitura da Bíblia: a leitura devocional — o leitor busca o aperfeiçoamento espiritual e moral (leitor introspectivo); leitura exegética — o leitor quer entender a estrutura, contextos e objetivos do texto (leitor analítico); leitura didática — o leitor deseja saber as bases doutrinárias da Bíblia (leitor receptivo). Portanto, não basta apenas ler, é necessário estudar com afinco a Palavra de Deus!
Palavra Chave
Estudo: Investigação, ou pesquisa de algum assunto.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, iremos enfatizar a importância do estudo dedicado das Escrituras. Estudar a Bíblia é muito mais do que apenas lê-la. Na simples leitura encontramos alguns benefícios para a mente e para a alma. Mas, no estudo, há maior aproveitamento do conteúdo e da mensagem exarados neste Santo Livro.
SINOPSE DO TÓPICO I
De acordo com At 8.27-31 é possível ler as Escrituras e não compreendê-la adequadamente. Portanto, ler não é a mesma coisa que estudar.
SINOPSE DO TÓPICO II
Estudar consiste no processo de concentrar toda atenção em um fato, assunto, ou objeto com o fim de apreender-lhe a essência, funcionalidade, utilização, relações de causa e consequências.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os principais benefícios do estudo da Bíblia são: crescer em conhecimento, evitar as meninices, meditação e prevenção.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Duas atitudes são necessárias ao estudo da Bíblia: espiritual e intelectual.
CONCLUSÃO
A Bíblia não é apenas um livro; nem mais um livro entre tantos outros. Ela é a Palavra de Deus. O crente deve valorizar não somente a leitura, mas, principalmente, o estudo sistemático, diário e persistente do Sagrado Livro. É de grande proveito para a formação do caráter cristão, individual, familiar, e de toda a igreja local. O estudo bíblico contribui decisivamente para o crescimento na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.
EXERCÍCIOS
1. De acordo com At 8.27-31, qual a relação entre leitura e compreensão?
É possível ler as Escrituras e não compreendê-la adequadamente.
2. O que é estudar?
É concentrar toda atenção em um assunto, com o fim de apreender-lhe a essência.
3. Cite três benefícios no estudo da Bíblia.
Crescer em conhecimento, evitar as meninices, meditação e prevenção.
4. Qual desses benefícios você costuma desfrutar?
Resposta pessoal.
5. Descreva duas atitudes necessárias ao estudo da Bíblia.
Espiritual e intelectual.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Hermenêutico
“Ler e Compreender, atos necessários à exegese
A exegese bíblica é a extração, explicação, narração ou interpretação dos textos bíblicos. No entanto, o comentário da perícope bíblica, tradicionalmente chamado de exegese, somente é realizado pelo exegeta após a compreensão do texto em análise. Portanto, antes de explicar o texto é necessário compreendê-lo. Essa dimensão da interpretação foi captada maestricamente pelo filósofo do sentido, Paul Ricoeur, quando afirmou que ‘a exegese se propõe a compreender um texto a partir de sua intenção, sobre o fundamento daquilo que esse texto significa’. Logo, a exegese quanto ciência da interpretação, se ocupa da compreensão e explicação do texto; isto é, do entendimento, elucidação do contexto, de sua trama, contextura e das conexões lógicas que existem entre as diferentes partes do texto a fim de torná-lo coerente. Logo, dois binômios são necessários à tarefa da exegese: compreender e explicar. O primeiro procede da investigação metódica e conscienciosa do exegeta, enquanto o segundo, do resultado derivado da análise”.
(HORTON, S. M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.586,587).
APLICAÇÃO PESSOAL
A Exegese é a ciência da compreensão e explicação de textos, isto quer dizer que devemos acima de tudo entender que na prática existe um abismo entre “ler” e “compreender”, embora no grego neotestamentário as duas palavras estejam etimologicamente relacionadas. É possível ler um texto das Escrituras e não compreender o sentido ou a mensagem do mesmo. O eunuco de Atos 8.30-35 lia, mas não compreendia. A leitura deve nos conduzir a uma compreensão do texto, pois o próprio ato de ler leva-nos ao de compreender.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!