Texto base: Esdras 8:21-23, 31
Esdras recebeu uma missão muito perigosa: conduzir cerca de 4.000 homens, além de mulheres e crianças, de volta a Jerusalém. Eles levavam os utensílios do templo e bens preciosos, mas estavam desarmados e vulneráveis às quadrilhas da rota das caravanas. No entanto, Esdras confiava plenamente em Deus, o que podemos ver em 10 atitudes que garantiram seu sucesso.
Esdras sabia que a mão de Deus estava sobre eles para protegê-los.
“A mão do nosso Deus está sobre todos os que o buscam, para o bem deles.” — Esdras 8:22a
Ele não teve medo de declarar a fidelidade e o poder de Deus, mesmo diante do rei.
“A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam.” — Esdras 8:22b
Esdras não pediu proteção militar ao rei para não contrariar seu testemunho.
“Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem...” — Esdras 8:22a
Mesmo ciente dos riscos da viagem, ele não colocou sua confiança em armas humanas.
“Não pedimos ajuda militar, mas confiamos no Senhor nosso Deus.” — Implícito no contexto de Esdras 8:21-23
Esdras entendeu que o sucesso dependia de buscar a presença e proteção de Deus por meio da oração e do jejum.
“Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus.” — Esdras 8:21
Ele não avançou até que o povo estivesse unido em humildade e oração, garantindo a bênção divina sobre a jornada.
“Para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos e para todos os nossos bens.” — Esdras 8:21
A segurança não veio por força militar, mas pela confiança no poder do Senhor.
“E Deus ouviu a nossa oração e nos concedeu livramento.” — Esdras 8:31
Ele manteve sua fé mesmo diante das dificuldades e ameaças, confiando que Deus guiaria o povo.
“A mão do nosso Deus está sobre todos os que o buscam.” — Esdras 8:22a (repetição que reforça a fidelidade)
Ao liderar dessa forma, Esdras inspirou confiança e coragem no povo, mesmo sem armas.
“Eles partiram com coragem porque confiavam na proteção divina.” — Implícito na narrativa
Ao final da jornada, ficou claro que a mão de Deus guiava o povo, confirmando que confiar em Deus traz sucesso.
“E a mão do Senhor estava sobre eles para livrá-los.” — Esdras 8:31
Conclusão:
Esdras nos ensina que o verdadeiro sucesso em nossas missões vem de confiar inteiramente em Deus, testificar dEle com coragem, manter coerência no nosso testemunho e ter a coragem de buscar a Deus em oração e jejum antes de agir. Quem confia em Deus nunca está só e alcança a vitória.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!