1 Corintios 13.
12: Porque agora vemos por espelho em enigma, mas entao veremos face a face; agora conheco em parte, mas entao conhecerei como tambem sou conhecido.
O apostolo Paulo, em sua carta aos corintios, nos lembra que, nesta vida, vemos as coisas “como por espelho, em enigma”. Ou seja, nossa compreensao sobre Deus, sobre nos mesmos e sobre o futuro eterno ainda e limitada. Assim como um reflexo imperfeito em um espelho antigo, tudo o que sabemos e verdadeiro, mas incompleto. Essa realidade nos ensina humildade, pois mesmo o maior dos teologos, o mais piedoso dos cristaos, so enxerga fragmentos daquilo que um dia sera revelado plenamente.
Embora nossa visao seja limitada, Paulo aponta para uma promessa gloriosa: chegara o momento em que veremos “face a face”. Esse encontro final nao sera apenas um vislumbre, mas a contemplacao plena de Cristo em sua gloria. A Biblia afirma que seremos semelhantes a Ele, pois O veremos como Ele e (1 Joao 3.2). Essa esperanca nao e uma especulacao, mas uma certeza que deve encher o coracao do cristao de alegria e perseveranca.
O texto declara que ainda nao e manifesto o que havemos de ser. Essa declaracao traz duas verdades: primeiro, a limitacao humana em compreender o futuro glorioso; segundo, a certeza de que havera uma transformacao radical. Hoje, somos frageis, sujeitos ao pecado e a morte. Contudo, no porvir, seremos revestidos de incorruptibilidade e gloria. A natureza divina se refletira em nos de modo pleno, e a santidade de Cristo sera o padrao da nossa existencia.
A realidade de que ainda nao vemos tudo nos convida a viver pela fe. Nossa esperanca nao esta nas coisas visiveis, mas no que esta por vir. A expectativa da revelacao futura deve moldar nossas escolhas presentes. Assim, mesmo em meio as lutas, confiamos que Deus esta preparando algo maior. A fe nos sustenta, o amor nos guia e a esperanca nos fortalece.
“Ainda nao e manifesto o que havemos de ser.” Essa afirmacao nao e um limite, mas uma promessa. Se agora conhecemos em parte, um dia conheceremos plenamente. A eternidade revelara a grandiosidade do plano de Deus, e os que permanecem firmes em Cristo experimentarao a glorificacao final. Ate la, seguimos confiando, sabendo que o melhor ainda esta por vir.