Ícone do site ESCOLA-EBD

Lição 01- A Biblia como Regra de Fé e Prática


 MEDITAÇÃO 

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. (2 Tm 3.16)

REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA 

 SEGUNDA-Salmo 119.9 
 TERÇA – 1 Jo 2.4 
 QUARTA – Salmo 119,30 
 QUINTA-João 17.14 
 SEXTA-João 17.17 
 SÁBADO-Salmo 119.59

TEXTO BÍBLICO BASE 
Salmos 119.1-7,14-19 
1 – Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR. 
2 – Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. 
3 – E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos. 
4 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. 
5 – Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos. 
6 – Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. 
7 – Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos. 
14 – Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. 
15 – Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos. 
16 – Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. 
17 – Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.
18 – Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. 
19 – Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

INTERAGINDO COM O ALUNO 
Hoje, começamos mais um trimestre para a sua classe de discipulado. E nada melhor do que começar estudando um pouco sobre a Palavra de Deus, a nossa regra de fé e prática. Nela temos a revelação de Deus às nossas vidas e a forma de viver que agrada realmente ao Criador. A importância da Palavra de Deus na vida do cristão deve ser o referencial desta aula. Ela é a inspirada Palavra de Deus, um manual para a humanidade. Lembre-se de que o mundo não tem essa mesma visão que os cristãos têm, por isso provavelmente haverá pessoas na turma que terão dúvidas sobre a veracidade da Palavra de Deus, sua inspiração, e como lidar com os ataques dos críticos que tentam esvaziar o testemunho das Sagradas Escrituras. Lembre-se de mostrar a eles a importância doutrinária da Palavra de Deus, e que a Bíblia mantém sua coerência em tudo o que aborda. Lembre-se de que os primeiros cristãos deram muita importância aos escritos sagrados, pois por eles aqueles crentes orientaram suas vidas e reconheceram a Jesus como o seu Salvador e Senhor. 
 
OBJETIVOS 
Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos: 
1 Demonstrar que a Palavra de Deus é um livro inspirado por Deus e atual, mesmo tendo sido escrito há mais de dois mil anos;
2 Explicar a necessidade da leitura da Bíblia no dia a dia, para crescermos em sabedoria e graça; 

3 Dissertar sobre a influência da Palavra de Deus em nossa relação com o trabalho, a família e o próximo.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 

Para esta aula, busque interagir com seus alunos direcionando-os a expressar o que eles sabem sobre a Palavra de Deus, ou seja, o que eles, os novos convertidos, já ouviram sobre a Bíblia Sagrada, seja de forma positiva ou de forma negativa. Esse é um momento ímpar para que você descubra essas ideias e venha a corrigi-las de forma gentil e auxiliado pelo Espírito Santo. 
  Uma proposta interessante é iniciar a aula perguntando, a pelo menos, dois alunos, o que eles ouviram sobre a Bíblia antes de aceitarem a Jesus, e no que seus amigos e parentes acreditam acerca da Bíblia. À medida que dois ou três falarem, certamente outros alunos vão sentir-se motivados a expor suas opiniões. Então, você terá a oportunidade de mensurar as correções que terá de fazer junto à classe.

INTRODUÇÃO 
Todas as pessoas precisam direcionar suas vidas por algum conjunto de princípios que lhes sirva de orientação. Esses princípios devem ser exteriorizados de maneira simples e direta, de forma que a sua prática seja algo palpável. Nesta lição, veremos como a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, pode nos ajudar, como cristãos, a pautar nossas existências de acordo com os princípios que o próprio Deus ordenou. 
 
1. A B ÍB L IA -U M A PALAVRA DIVINA E ATUAL 
    1.1.0 que é a Bíblia Sagrada? A Palavra de Deus é a revelação divina ao homem, a fim de que este consiga não apenas saber a vontade de Deus para ele, mas também sobre suas promessas. É a lei de Deus que nos orienta e ensina a forma adequada para vivermos bem com Ele, com o nosso próximo e conosco mesmos. Lembre-se de que Deus revelou sua vontade de forma escrita para que pudesse ser lida, consultada, estudada e vivida. 
   A Bíblia nos mostra que apenas Jesus Cristo nos leva a Deus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Isso quer dizer que nenhuma pessoa pode alegar ser um profeta com alguma nova revelação sobre o caminho que nos conduz a Deus. 
    A Bíblia nos mostra que Deus é bom, a ponto de buscar àqueles que, por causa do pecado, se fizeram seus inimigos, mas que por meio de Jesus, podem ser aceitos por Deus: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Ef 2.4-6). Isso nos mostra que quando aceitamos a Jesus, de inimigos de Deus passamos à condição de reconciliados com Ele, convidados para ter uma nova vida em Deus.
1.2. A atualidade da Palavra de Deus. A Bíblia foi escrita por pelo menos 40 autores diferentes, em diferentes épocas, lugares, situações e posições sociais. Samuel era um profeta e juiz; Moisés, um legislador; Daniel, um administrador público; Mateus, um fiscal da Receita; Lucas era um médico; Pedro, um pescador. Com essas diferenças, poderíamos encontrar diferentes propósitos e mensagens na Bíblia. Mas não é isso que acontece, pois o mesmo Espírito de Deus inspirou cada um desses autores de tal forma que as Escrituras são unânimes em seus assuntos, e, coerentes em sua mensagem. 
   Em que pese o fato de a Bíblia ter sido escrita há mais de dois mil anos, ela mantém sua atualidade. Ela vai ao encontro do coração humano e lhe conforta, orienta, adverte e conduz em todas as situações. 
    1.3. A Bíblia é um livro confiável. Diversas religiões possuem seus próprios livros, mas apenas a Bíblia afirma ser um livro inspirado por Deus: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3.16). Essa declaração traz uma verdade radical às nossas vidas, a de que todos os outros livros não são inspirados por Deus, ou seja, são frutos da imaginação humana ou maligna. 
   Há muito tempo a Bíblia vem sendo alvo de ataques por parte de pessoas céticas ou estudiosos que tentam aplicar metodologias científicas viciadas à Bíblia, como se esta fosse um livro comum. Paulo fala que “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2.14). Por isso, devemos ter bastante cautela quando ouvirmos notícias que tentam esvaziar o testemunho bíblico. Na maioria dos casos, pessoas que dizem que há contradições na Bíblia jamais a leram, nem podem comprovar realmente o que dizem. De nossa parte, devemos estudar a Bíblia com um coração aberto para ouvir Deus falando conosco, e deixar que a Bíblia explique a própria Bíblia. 
 
 AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO 1 
“O valor das Escrituras ([2 Tm] 2.16,17). Tendo ouvido a palavra salvadora, o novo crente, que agora é um ‘homem de Deus’, precisa estar plenamente equipado para as boas obras. Neste ponto, as Escrituras assumem esse papel desafiador. A Palavra de Deus é ‘proveitosa’ (lucrativa, útil). E como encaramos as Escrituras para ouvi-la como a palavra capacitadora de Deus? Paulo afirma que as Escrituras são proveitosas para ‘ensinar, para redarguir [condenar], para corrigir [restaurar ao estado correto], para instruir em justiça’. Aqui há um padrão. ‘Ensinar’ é uma palavra genérica que podemos assumir como a informação a respeito da realidade que Deus conhece e revelou. Por um lado, esta revelação nos condena, por nos mostrar onde os nossos caminhos estão em conflito com os caminhos de Deus. Por outro lado, esta mesma revelação nos corrige, restaurando-nos, ao nos conduzir de volta àquilo que é correto. Restaurados novamente à harmonia com Deus, esta mesma revelação nos instrui em justiça, ensinando-nos diariamente como devemos louvar ao Senhor e viver para Ele. Assim, quando lermos as Escrituras, deveremos permitir que elas nos falem destas maneiras, pouco usuais, respondendo de forma positiva àquilo que ouvimos” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.480). 
 
2. A BÍBLIA ORIENTA NOSSA VIDA ESPIRITUAL 
    2.1. A Bíblia é nossa bússola. Uma bússola serve para trazer direção a quem a consulta. Por ser um livro inspirado por Deus, a Bíblia pode nos orientar em todos os aspectos de nossa existência. Ela é como um manual de instruções de Deus para o homem. Como foi Deus que inspirou a escrita da Bíblia, Ele garante a sua fidelidade. 
   Abraham Lincoln disse certa vez: “Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor”. Para que possamos tirar sempre o melhor proveito da Palavra de Deus, é preciso que a leiamos sempre. Um crente não pode deixar de meditar em suas palavras, pois apenas meditando nela diariamente terá mensagens divinas para sua vida. 
     2.2. A vida com Deus. Na Bíblia encontramos as respostas necessárias para uma vida plena em comunhão com Deus. Deus é um Deus pessoal, e deseja ter uma comunhão com você e eu. Billy Graham, o evangelista norte americano, certa vez comentou: “A Bíblia é confirmada pelo seu poder de transformar vidas”. 
  Além disso, a Bíblia tem as soluções para os problemas do homem moderno. Ela fala sobre o uso do dinheiro, sobre criação de filhos, sobre a vida em comunidade, trabalho, fé e confiança em Deus. São muitos assuntos que são abordados nela, e nela encontramos a solução de Deus para cada situação. 
 
 AUXÍLIO APOLOGÉTICO 2 
“Até que ponto os documentos bíblicos são confiáveis? Questão: Ensinaram-me no seminário, e li também, a mesma acusação em um bom número de livros acadêmicos, que o Novo Testamento não é confiável, pois foi escrito por homens que nem mesmo foram contemporâneos de Jesus, séculos depois da época de Cristo. O ‘Seminário Jesus’, um grupo de estudiosos com títulos impressionantes, faz essa afirmação hoje. Há alguma evidência em contrário? 
  Resposta: Essa acusação é refutada não apenas pelos manuscritos, mas pelas citações que temos de todo o Novo Testamento em outros escritos do final do século I e início do século II. Há provas até mesmo em escritos dos inimigos do cristianismo. Por exemplo, Celso, um amargo oponente do cristianismo que nasceu no início do século II, referiu-se aos quatro evangelhos como parte dos livros sagrados dos cristãos, os quais já eram bem conhecidos em sua época. Apenas essa pequena evidência refuta a afirmação de que o Novo Testamento foi escrito apenas séculos mais tarde! Além disso, há mais do que provas suficientes no próprio Novo Testamento de que o mesmo existiu, conforme seus escritores afirmam, escrito por contemporâneos de Jesus” (HUNT, Dave. Em Defesa da Fé Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.64). 
 
3. A BÍBLIA ORIENTA A NOSSA VIDA EM SOCIEDADE 
   3.1. A vida com a Família. Um dos maiores presentes que Deus deu à humanidade é a família. Dentro do projeto de Deus, quando uma criança vem ao mundo, deve ser recebida por sua família para ser protegida, amada, ensinada, para honrar seus pais e dar continuidade à sua descendência. 
  Dentro do Projeto de Deus, o homem foi criado para ter uma esposa, e a esposa para ter um marido, para que sejam fiéis um ao outro e possam dar bons exemplos aos filhos. Dentro do projeto de Deus, os filhos devem honrar seus pais e apoiá-los na velhice ou quando estiverem doentes. Dentro do projeto de Deus, irmãos devem aprender a se respeitar de forma que aprendam a ser adultos responsáveis e de boa convivência na sociedade. E dentro do projeto de Deus, a família deve ser o primeiro ambiente onde as pessoas, já na infância, aprendem sobre Deus, para poder servi-Lo e amá-Lo. 
   Esses são os planos de Deus para as famílias, e a Bíblia nos mostra cada um deles de forma especial, como um padrão para nossa existência. 
   3.2. A vida no trabalho. Diferente do senso comum, a Bíblia nunca considerou o trabalho como uma maldição de Deus. Antes de pecar, o homem já trabalhava no jardim do Éden: “E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Claro que por causa do pecado, o trabalho se tornou mais difícil, mas o plano de Deus não foi afetado por isso, pois o Altíssimo valoriza o trabalho. Há diversos textos na Bíblia que condenam a atitude de preguiça ou de abandono do trabalho para viver uma vida à custa de outras pessoas. 
   No primeiro século da era cristã, a igreja em Tessalônica passou por uma situação inusitada. Nesta igreja, as pessoas aguardavam a volta de Jesus em pouco tempo, e alguns crentes daquela igreja decidiram que deveriam deixar seus trabalhos e empregos para esperar a volta de Jesus. Naturalmente, essas pessoas passaram a depender da ajuda de outras pessoas da igreja, o que deixou o apóstolo Paulo preocupado. Ele mesmo esperava a volta de Jesus também, mas não parou de trabalhar para depender da ajuda de outras pessoas. Ele fabricava tendas para se manter, e como a Bíblia diz, Paulo chegou a receber ajuda financeira de igrejas, mas isso não era a regra. Por isso, ele escreveu aos tessalonicenses que quem não trabalhasse também não deveria comer (2 Ts 3.10). Essa ordem do apóstolo pode parecer radical, mas reflete o plano divino de que o homem e a mulher, sejam pessoas produtivas, que valorizem o trabalho e não sejam preguiçosos. 
    3.3. A vida com o próximo. O homem é um ser gregário, que precisa conviver com outras pessoas. Mas nem sempre essa convivência significa compreensão mútua das pessoas para com as outras. Deus, por sua Palavra, nos ensina a forma como devemos interagir com outras pessoas. Não podemos ser arrogantes, iracundos, orgulhosos, mentirosos, ladrões, cobiçosos, caluniadores e perseguidores. 
   Há casos em que um relacionamento mais próximo com uma pessoa não crente pode interferir em nossa comunhão com Deus. Paulo aborda esse assunto em 2 Coríntios 6.14, quando disse: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”. Paulo ensina que um relacionamento com uma pessoa não cristã pode comprometer o nosso relacionamento com Deus, e por isso tais relacionamentos devem ser evitados. É claro que isso não abrange as relações em que nos é necessário conviver com pessoas não crentes: “Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem; isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1 Co 5.9-11). 
 
 AUXÍLIO DIDÁTICO 3
 Professor, tratando sobre a inspiração divina da Bíblia, Dave Hunt fala da confirmação contemporânea do livro divino: “Há abundância de provas adicionais de natureza distinta. Tomamos conhecimento através das descobertas arqueológicas de citações em outros escritos de que o Novo Testamento já estava em circulação, pelo menos, até o fim do século I. Muitas pessoas que ainda estavam vivas naquela época conheciam os apóstolos, e para elas, os escritos deles soavam verdadeiros conforme os fatos ocorridos. Se as Epístolas não dissessem a verdade, haveria um protesto veemente — mais uma vez, não temos essa evidência. Inquestionavelmente, os rabinos judeus teriam se apegado à menor mentira ou exagero a fim de desacreditar essa ‘nova religião’, conforme eles concebiam, a qual estava minando a liderança que tinham e levava milhares de judeus a se converter a ela. Não há registro de qualquer ataque a esses fundamentos por parte daquele grupo. Além disso, há evidências abundantes e inquestionáveis no Novo Testamento de que foram escritas por testemunhas oculares. Lucas, por exemplo, refere-se aos outros escritores dos Evangelhos como testemunhas oculares ‘desde o princípio’ e afirmou que eles registraram ‘os fatos que entre nós se cumpriram’” (HUNT, Dave. Em Defesa da Fé Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.66). 
 
CONCLUSÃO 

A Palavra de Deus traz-nos todos os elementos necessários a que orientemos nossas vidas de acordo com a vontade de Deus. Ela é a nossa bússola, orientando-nos no caminho do céu. Ela nos dirige de tal forma que por meio dela podemos ter o equilíbrio necessário em nossa forma de viver.

VERIFIQUE SEU APRENDIZADO 

1 . O que é a Bíblia sagrada? 
É a revelação divina ao homem, a fim de que este consiga não apenas saber a vontade de Deus para ele, mas também sobre suas promessas. 
 
2 . O que significa dizer que a Bíblia é um livro confiável?
 Diversas religiões possuem seus próprios livros, mas apenas a Bíblia afirma ser um livro inspirado por Deus (2 Tm 3.16). 
 
3 . Porque a Bíblia é como uma bússola? 
 Por ser um livro inspirado por Deus, a Bíblia pode nos orientar em todos os aspectos de nossa existência. 
 
4 . Qual é um dos grandes presentes de Deus à humanidade? 
 A família. 
 
5 . O que não podemos ser quando nos relacionamos com pessoas? 
 Não podemos ser arrogantes, iracundos, orgulhosos, mentirosos, ladrões, cobiçosos, caluniadores e perseguidores.

Sair da versão mobile