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Lição 08 – A consequência destruidora do prazer carnal


Jovens 3° trimestre 2024
 
25 de Agosto de 2024


TEXTO PRINCIPAL
“[…] MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.” (Dn 5.26-28)

RESUMO DA LIÇÃO
O prazer carnal pode satisfazer momentaneamente, mas o seu fim é a destruição.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Ec 2.10 O perigo do desejo
TERÇA – Gl 5.19-21 As obras da carne
QUARTA – Rm 7.22 O bom prazer na lei de Deus
QUINTA – Sl 111.2 O prazer dos mandamentos
SEXTA – Sl 9.2 Saltando de prazer
SÁBADO – Jo 10.10 Vida abundante

OBJETIVOS
COMPREENDER como se deu o banquete de Belsazar e o símbolo do hedonismo:
APRESENTAR o relato do enigma na parede:
APRENDER a respeito do cumprimento da sentença divina sobre o rei.

INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), dando continuidade ao nosso estudo do livro de Daniel, chegamos ao capítulo 6. Muitos anos transcorreram desde os acontecimentos do capítulo 5, e o profeta agora é um homem de idade avançada, longe dos dias de sua juventude, No entanto, como veremos, ele continua firme em sua jornada de coragem e fidelidade ao Senhor, Neste relato, nos deparamos com o episódio em que Belsazar, em um banquete dissoluto, entrega-se a prazeres carnais e profana objetos sagrados. Essa passagem oferece uma oportunidade para refletir sobre o hedonismo e as suas consequências na vida humana. Podemos extrair importantes conexões com a sociedade pós-moderna e a cultura do prazer que impera no tempo presente,

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado(a) professor(a), nesta lição você pode criar um exercício didático para enfatizar os perigos do hedonismo com base no Capítulo 6 de Daniel, usando palavras-chave e significados em forma de tabela. Projete a tabela abaixo no seu recurso visual:

TEXTO BÍBLICO
Daniel 5.1-6,25-31

1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.
2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.
3 Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.
4 Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
5 Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal na estucada parede do palácio real: e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
6 Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro
25 Esta, pois, é a escrita que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.
26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou.
27 TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta.
28 PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.
29 Então, mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.
30 Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
31 E Dario, o medo, ocupou o reino, na idade de sessenta e dois anos.

INTRODUÇÃO
Após a morte de Nabucodonosor II, seu filho Evil-Merodaque (Jr 52.31-34) assumiu o trono da Babilônia por um curto período. No entanto, ele foi assassinado por seu cunhado Neriglissar, que então assumiu o controle do reino. Após o reinado de Neriglissar, o trono passou para seu filho Labashi-Marduk, que governou por apenas nove meses antes de ser assassinado. Com a sua morte, Nabonido, genro de Nabucodonosor, passou a reinar na Babilônia, fazendo seu filho Belsazar como corregente. Este é o rei mencionado no capítulo 5 do livro de Daniel, responsável por organizar um banquete extravagante e depravado para mil dos seus nobres. Nesta lição, estudaremos sobre este episódio, que realça os perigos da busca pelo prazer e as consequências da indiferença para com as coisas santas de Deus.

I- O BANQUETE DE BELSAZAR E O HEDONISMO

1- Uma festa carnal e irresponsável. No decorrer da festa carnal, o rei, embriagado, ordenou que fossem trazidos os vasos de ouro e prata saqueados do templo em Jerusalém pelo rei Nabucodonosor (5.2,3). De forma irresponsável, Belsazar e seus convidados profanaram esses vasos sagrados ao utilizá-los para beber vinho e render culto aos seus ídolos, Nesta ocasião, enquanto Nabonido encontrava-se ausente da Babilônia, Belsazar promovia o seu festejo com mulheres e amigos, satisfazendo as suas paixões, mesmo diante de um momento conturbado para o Império Babilônico, Na ocasião, os medo-persas preparavam a invasão da cidade, Segundo historiadores, a festa teria sido realizada como forma de demonstração de confiança perante os exércitos de Ciro.
2- Uma festa profana. Como muitos, Belsazar deixou-se levar pelos desejos e pela imprudência, Seu festim degenerado, regado de luxúria, bebida e muita comida, acabou por profanar os utensílios sagrados de Israel. Tendo crescido no palácio, Belsazar tinha consciência do que estava fazendo e, possivelmente, sabia da humilhante experiência de Nabucodonosor com Deus (cf. 5.2à). Porém, ainda assim, resolveu, deliberadamente, cometer um ato de sacrilégio, demonstrando falta de reverência em desafio direto às leis divinas.
3- O perigo do hedonismo. O banquete extravagante de Belsazar simboliza a busca pelo prazer carnal e a indiferença espiritual na sociedade atual, imersa em uma cultura orientada ao prazer. O hedonismo é uma doutrina e, ao mesmo tempo, uma forma de viver que coloca o prazer como o principal objetivo da vida. Os hedonistas defendem que a coisa mais importante na vida e a conquista do prazer e a fuga do sofrimento, de sorte que a primeira pergunta que fazem não é: “Isto é correto?”, mas sim: “Trará prazer?” Hoje, vemos muitas manifestações onde o prazer imediato e a busca por satisfação pessoal superam considerações morais e espirituais. Isso se reflete em comportamentos libertinos na sexualidade, no uso de drogas, na exploração de outros para uso pessoal e uma mentalidade de gratificação instantânea. Vivemos uma epoca de excessos, na qual as pessoas têm acesso, sem precedentes, a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, comida, notícias, jogos, compras, sexo, redes sociais, etc. O desafio humano atual não é a escassez, mas o excesso. Pesquisas têm demonstrado que o excesso de prazer está deixando as pessoas infelizes. O exagero de estímulos leva a comportamentos viciantes e compulsivos. As Escrituras oferecem várias advertências em relação a esses comportamentos. Em Eclesiastes 2.10,11, o rei Salomão, que buscou prazeres mundanos em sua busca de sabedoria, concluiu que tudo é vaidade. Em Gálatas 5.19-21, o apóstolo Paulo adverte contra as obras da carne, que incluem “orgias” e “bebedices”.

PENSE!
 

Vale a pena se satisfazer em algo que o conduzirá cedo ou tarde ao sofrimento?

PONTO IMPORTANTE! O hedonismo é uma doutrina e ao mesmo tempo uma forma de viver que coloca o prazer como o principal objetivo da vida.

SUBSÍDIO 1
A Orgia Profana de Belsazar (5.1-4) Além de toda a herança real do grande Nabucodonosor, seu avô, Belsazar tornou-se conhecido por causa da sua devassidão e crueldade. Atribui-se a Xenofonte a história em que um dos nobres de Belsazar venceu o rei numa caçada. Por esse motivo, Belsazar matou o nobre na mesma hora. Mais tarde, em uma festa, um dos convidados foi elogiado por uma das mulheres. O rei ordenou que o convidado fosse mutilado para eliminar qualquer possibilidade de ser elogiado novamente. Criado em um ambiente de luxo, em que o poder e a adulação fizeram parte da sua vida já em tenra idade, ele tinha poucas chances de não se tornar um egoísta insensato e um autocrata cruel. Mas agora, catorze anos como segundo no comando do reino, Belsazar precisava encarar grandes responsabilidades. Nabonido, seu pai, estava no campo de batalha com o exército caldeu tentando rechaçar os ataques das forças conjuntas dos Medos e Persas. Uma província após outra do império da Babilônia tinha caído. Agora, os exércitos de Ciro cercavam a capital como o último obstáculo a ser vencido. Mas não era essa a grande Babilônia inconquistável? Seus muros podiam resistir a qualquer assalto. Sua fartura em mantimentos e seu suprimento de água inesgotável poderiam sobreviver a qualquer cerco. Para demonstrar seu desdém pela ameaça persa, Belsazar decretou uma festa para toda a cidade, Por meio de um convite especial para mil dos seus grandes (1), ele preparou uma festa no palácio real. Ele convidou as mulheres do harém real para acrescentar diversão à festa. Então o próprio rei liderou a festa oferecendo bebida para todos, Em dado momento, ‘inflamado pelo muito vinho’, Belsazar se deixou levar por um impulso imprudente. Ele ordenou que fossem buscados os utensílios sagrados que seu avô tinha trazido de Jerusalém para a Babilônia (3) cinquenta anos atrás. Eles beberam dessas taças, coisa que nenhum outro ousara fazer ate então, Belsazar e seus companheiros de festa beberam dessas taças e deram louvores aos deuses (4) da Babilônia. Xenofonte relata que a festa se tornou tão barulhenta que o general de Ciro, Gobrias, declarou: ‘Não deveria me surpreender se as portas do palácio estivessem abertas agora, porque parece que toda a cidade se entregou à folia.’ (Comentário Bíblico Beacon. V.4. Rio de Janeiro: CPAD, 2076, p. 515.)

II- O ENIGMA NA PAREDE

1- A escrita na parede. Enquanto o rei e seus convidados se alegravam em seus prazeres, subitamente algo misterioso aconteceu. Apareceram uns dedos de mão humana que começaram a escrever na parede do palácio do rei (5.5). A euforia deu lugar ao silêncio e o pavor tomou conta de todos. O rei ficou tão assustado que seu rosto empalideceu, seus joelhos batiam um no outro e as pernas vacilaram.
2- O enigma. A escrita era um enigma para todos, incluindo o próprio rei Belsazar, Como era comum, ele chamou os sábios da Babilônia e prometeu que aquele que conseguisse interpretar a escrita receberia honras e seria o terceiro em comando no reino. Isso reforça que Nabonido era o primeiro e Belsazar o segundo (5.7). Porém, apesar dos esforços, nenhum deles foi capaz de interpretar a escrita misteriosa na parede. Isso deixou o rei ainda mais angustiado e aterrorizado, pois ele sabia que esse evento incomum tinha um significado profundo e possivelmente uma mensagem divina.
3- Daniel é chamado. Diante de mais esse momento de crise, a rainha se lembra de Daniel e faz referência do seu nome ao rei (5.10,11). Nessa ocasião, o profeta não é mais um moço, mas um senhor de idade avançada. Ainda assim, temente e fiel a Deus. Em primeiro lugar, isso mostra que o testemunho de Daniel era conhecido, a ponto de ser lembrado por alguém por suas qualidades. Em que ocasiões você tem sido lembrado? Somente em momentos de festas, ou em momentos em que alguém precisa de ajuda espiritual? Em segundo lugar, mostra que Daniel havia amadurecido na presença de Deus. Uma juventude de fidelidade ao Senhor tem consequências para a vida toda.

PENSE! 

Você tem sido convidado somente para festas ou também momentos de oração e ajuda?

PONTO IMPORTANTE! 
Uma juventude de fidelidade ao Senhor tem consequências para a vida toda.

SUBSÍDIO 2

‘Deus está nos treinando para nos tornarmos cada vez mais corno Jesus, em personalidade e propósito. Deus deseja nos usar em seus campos de colheita, pedindo todos os nossos esforços para apresentá-lo a aqueles que não o conhecem. Ele nos quer para fazer isto com a mesma metodologia e o mesmo caráter de seu Filho. A batalha pela pureza sexual deve ser combatida e vencida para que estejamos prontos para servir a Deus na luta pelas almas dos homens, mulheres e crianças. Quando o povo de Deus não vive de maneira santa, ele se torna inútil a Deus e se perverte. O pecado sexual de um cristão é um ato de se afundar na batalha pelas almas dos homens, tornando-nos inúteis ao santo Deus. Um navio é designado para flutuar na água, mas a água dentro do navio é mortal. Vivemos em um mundo repleto e saturado de sexo. Em contraste, Deus fixou padrões para uma vida santa e correta levando em consideração a conduta e o pensamento sexual Violar esses padrões irá afundar nossa fé. O inimigo vence outra batalha sempre que afunda um cristão antes mesmo de ele entrar na luta. Não podemos esperar que falemos com eficácia e verdade sobre nosso Senhor, se não estamos obedecendo a Ele no que se relaciona às nossas vidas sexuais.” DANIELS, Robert. Pureza Sexual, Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.51,52.)


III- A SENTENÇA DIVINA

1- A conduta de Daniel. Ao ser introduzido diante do rei, é importante perceber que Daniel é chamado pelo seu nome hebreu (5.19) e não pelo apelido babilônico. Afinal, os anos haviam se passado, mas o servo de Deus não havia perdido a sua identidade, inclusive para os outros. Nessa ocasião, novamente aprendemos com a conduta de Daniel. Ele fez questão de deixar claro que o rei poderia ficar com os seus presentes (5.17). Era uma forma de dizer que a sua presença ali e a sua interpretação do sonho não se devia a qualquer benefício material que pudesse receber. Em dias em que falsos profetas vivem de benefícios e profetizam de acordo com a conveniência daqui[o que podem lucrar, fazendo negócio da obra de Deus, a ação de Daniel é um importante Lembrete de como o servo do Senhor deve proceder. Além disso, mesmo diante do rei e podendo ser morto, o profeta não suaviza a sua mensagem. Ele exorta Belsazar sobre a sua prepotência e pelo pecado que cometeu (5.22,23). Era o mesmo Daniel que havia advertido Nabucodonosor.
2- O significado da escrita. Daniel faz saber o teor da escrita na parede e a sua interpretação: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM, A primeira palavra estava repetida – MENE, MENE – e significava “contar ou contado”. A palavra TEQUEL tinha o sentido de “pesado”. A última palavra, PARSIM, significava “dividido” (Dn 5,25). Para interpretar a mensagem, Daniel usou o termo “PERES”, palavra com o mesmo sentido de PARSIM. A mensagem, portanto, era um veredicto claro: o juízo de Deus havia chegado sobre o rei e sobre o império Babilônico!
3- O juízo concretizado. O juízo divino se abateu rapidamente. Naquela mesma noite a palavra se cumpriu e o rei foi morto pelos caldeus (5.30). Dario entrou e tomou a cidade da Babilônia. A festa se converteu em pranto, O prazer momentâneo deu lugar ao sofrimento. Belsazar morreu sem se arrepender de seus pecados. Os medos e os persas passariam a reinar no lugar do império da Babilônia. Deus, mais uma vez, demonstrou a sua soberania sobre os reis da Terra e a consequência destruidora do prazer carnal. Ao reconhecermos as armadilhas do hedonismo e da busca desenfreada por prazer, podemos escolher um caminho de equilíbrio, autocontrole e busca de valores espirituais. Em Gálatas 5.22-23. Paulo destaca o fruto do Espírito, que inclui o autocontrole, e a importância de viver de acordo com esses princípios para evitar a destruição espiritual.

PENSE!

 Tudo o que o homem planta, ele colhe.

PONTO IMPORTANTE! Ao reconhecermos as armadilhas do hedonismo e da busca desenfreada por prazer podemos escolher um caminho de equilíbrio, autocontrole e busca de valores espirituais.

PROFESSOR(a), “os atos de Belsazar foram explicados, cuidadosamente numerados, pesados e considerados insuficientes, Seu reino estava prestes a ser dividido e dominado, Deus enumera e pesa os atos de todos os homens e mulheres. Que não nos encontremos em falta” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. p.517).

CONCLUSÃO
Em resumo, a história de Belsazar em Daniel 5 serve como um lembrete de que o hedonismo desenfreado e a indiferença espiritual podem levar a consequências destrutivas. O deleite e a satisfação do cristão não estão nas coisas materiais e deste mundo, mas em Deus. Em Cristo, temos vida abundante (Jo 10.10).

HORA DA REVISÃO
1- Quem era o pai de Belsazar? 

Nabonido

2- O que é o hedonismo? 
É uma doutrina e ao mesmo tempo uma forma de viver que coloca o prazer como o principal objetivo da vida.

3- O que os hedonistas defendem? 
Que a coisa mais importante na vida é a conquista do prazer e a fuga ao sofrimento, de sorte que a primeira pergunta que fazem não é, ‘Isto é correto?’, mas: ‘Trará prazer?’

4- Qual o sentido da mensagem escrita na parede? 
A mensagem era um veredicto claro, o juízo de Deus havia chegado sobre o rei e sobre o império Babilônico

5- Quem entrou e tomou a cidade da Babilônia? 

Dario

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