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Lição 09 – A Santidade é a Marca do Crente


 JOVENS  1° TRIMESTRE DE 2023

 

26 de Fevereiro 2023

TEXTO PRINCIPAL
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pe 2.9)

RESUMO DA LIÇÃO
A santidade é a marca do crente tanto no Antigo Testamento quanto no Novo.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Êx 19.5 Propriedade peculiar do Senhor 

TERÇA – Lv 16.11,15,34 Expiação pelo pecado 
QUARTA – Hb 12.14 Sem santificação ninguém verá ao Senhor 
QUINTA – 1 Ts 4.3 A vontade de Deus é a nossa santificação 
SEXTA – Rm 12.1 Um culto racional 
SÁBADO –1 Pe 2.5 Sacerdócio santo

OBJETIVOS 

1 MONSTRAR que a santidade é a marca do crente no Antigo Testamento;
2 SABER que a santidade continua sendo exigida no Novo Testamento; 
3 APONTAR a superioridade do culto oferecido pelo crente no Novo Testamento, o culto racional.

INTERAÇÃO 

Professor(a), na lição deste domingo veremos que a santidade no Antigo Testamento estava diretamente relacionada com o Tabernáculo. enquanto no Novo Testamento está relacionada ao sacrifício de Cristo como cumprimento da Lei. O sacrifício perfeito de Jesus Cristo inutilizou os sacrifícios do Antigo Testamento e apresenta o culto racional como a nova forma de adoração a Deus em santidade (Rm 12.1,2). No Novo Testamento “Deus deseja que nos ofereçamos como sacrifício vivo. Ele não quer o sacrifício de animais. Isto significa que devemos deixar de lado os nossos desejos para segui-lo, colocando nossa energia e recursos à sua disposição, confiando para nos guiar. Agimos deste modo como uma demonstração de nossa gratidão, por nossos pecados terem sido perdoados” (.Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1572).

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor(a), para esta aula sugerimos que você reproduza e amplie a imagem do Tabernáculo ao lado. Essa imagem foi extraída da Bíblia de Estudo Pentecostal, página 158. Utilizando a imagem, mostre todas as suas divisões. Explique também a respeito de seus mobiliários e a função tipológica de cada um. Faça a conclusão da atividade mostrando como o sacrifício de Jesus foi superior. Ele foi apresentado na presença de Deus, perfeito e único, abrindo o caminho para a confissão, adoração e louvor diretamente a Deus.
 


TEXTO B BLICO
Êxodo 19.5,6 

5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto. então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. 
6 E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel, 
Romanos 12.1,2 
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
1 Pedro 2.9,10 
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, 0 povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 
10 Vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

INTRODUÇÃO
A santidade é exigida tanto no Antigo Testamento quanto no Novo. Todavia, no Antigo Testamento o povo era considerado santo por meio de sacrifícios de animais. No Novo Testamento, o crente é santificado mediante o sacrifício perfeito de Cristo. Como filhos(as) de Deus agora devemos oferecerão Senhor um culto racional e viver de maneira santa, justa e piedosa. 

 
I. A SANTIDADE COMO MARCA DO CRENTE NO ANTIGO TESTAMENTO 
    1. Propriedade de Deus (Êx 19.5,6). 0 livro de Levítico apresenta dois temas importantes e que se sobressaem: a expiação — procedimentos sacrificiais que dizem respeito à remoção do pecado, a restauração da comunhão com Deus — e a santidade. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, esse livro foi escrito para “instruir os israelitas acerca do acesso a Deus por meio do sangue expiador e para mostrar o padrão divino, da vida santa, que deve ter o povo escolhido de Deus.” 
  O Senhor estabeleceu uma aliança com os hebreus e essa aliança exigia santidade e compromisso a fim de que os outros povos pudessem ter o conhecimento de Deus. Os israelitas são advertidos, várias vezes, para não adotarem as práticas dos demais povos. Eles deveriam ter a marca de Deus, a santificação. 
     2. O Tabernáculo como lugar de adoração e santidade. O Tabernáculo e os serviços realizados nele revelam a santidade de Deus e do seu povo. Os sacerdotes recebiam as ofertas do povo, que tinha acesso somente ao Átrio do Tabernáculo, também chamado de Pátio, A partir daí, somente os sacerdotes e sumo sacerdotes continuavam com a oferta e a adoração.
No Átrio, ficavam o altar de Bronze, para oferta e sacrifícios, e a Pia de Cobre, para purificação das mãos e pés dos sacerdotes com água, antes de entrarem no interior do Tabernáculo para ministrar nos seus dois compartimentos: o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos (Êx 38.1-6). No lugar Santo havia três mobiliários com significados importantes: o castiçal de ouro (Êx 25.31-37): a mesa com os pães da proposição (Éx 25.30) e o altar de Incenso (Êx 30.1-10). No Santos dos Santos somente o sumo sacerdote podia entrar como representante de todo o povo e havia somente um único móvel, a Arca da Aliança (Êx 25.10-15), que guardava em seu interior as Tábuas da Lei (Dt 10.1-5). um vaso de ouro com maná do deserto (Éx 16.33-36) e a vara de Arão (Nm 17.10). 
   3. A santidade como purificação do pecado de injustiça. O convite de Deus para se aproximar dEle vai além de uma relação mais intima, o seu povo deveria se comprometer com a prática da justiça, pois como afirma Isaías, “Deus, o Santo, será santificado em justiça” (Is 5.16b). A tradição sacerdotal priorizava a pureza ritual, enquanto os profetas prezavam pela pureza da justiça social e equidade nas relações humanas. Já os livros poéticos e sapienciais apontam para a pureza da moralidade individual.      Deus também age com justiça contra Israel, pois Ele é Justo e imparcial (Is 11.3-6). O salmista pergunta: “Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo?’ Ele mesmo responde. “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Sl 24.3,4). Todo ser humano tem 0 poder em suas mãos em determinado momento de sua vida, por mais simples que seja, O que ele faz com isso, revelará o seu caráter e sua obediência ao Senhor.
 
PENSE! 
No Santos dos Santos somente o sumo sacerdote podia entrar como representante de todo o povo.
 
PONTO IMPORTANTE! 
Depois do sacrifício de Jesus Cristo o véu do Templo foi rasgado e hoje temos acesso à presença de Deus. 
 
SUBSÍDIO 1
 “Rm 12.1 – “[…] que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Que podemos entender por ‘apresentar vossos corpos?’ É através do corpo e dos seus membros que a nossa natureza interior se manifesta. O apelo de Paulo é um apelo à consagração. O ato de consagrar alguma coisa implica em dedicar e separar essa coisa. Oferecer os nossos corpos em sacrifício vivo implica em reconhecer que Deus está pronto a abençoar. Porém, quando o apelo vem com ‘apresenteis’ indica o que o crente pode fazer para cumprir e fazer o que Deus quer que faça, A consagração envolve dois atos: 0 de Deus e 0 nosso. O nosso ato é apresentar-nos: o de Deus é tornar-nos aptos para pôr em prática a sua vontade. O nosso ato é impelido de dentro e nos leva a fazer, espontaneamente e racionalmente a sua vontade. Não temos condição de tornar-nos ‘santos’ só porque queremos, pois precisamos da indispensável ajuda do Espírito Santo para sermos santificados”. Rm 12.1 – ‘Sacrifício vivo’. Não significa um sacrifício físico Literal, mas espiritual. No Antigo Testamento os sacrifícios eram literais, No Novo Testamento, a ordem dos sacrifícios contínua, mas dentro de uma perspectiva espiritual.” (CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. p. 134.135)

II. A SANTIDADE CONTINUA SENDO EXIGIDA NO NOVO TESTAMENTO 

    1. A justificação pela fé e a santificação por meio do sacrifício de Cristo. Vimos que no Antigo Testamento a santidade estava diretamente relacionada com a Lei de Moisés, o Tabernáculo e a prática da justiça. No Novo Testamento, a função da lei no plano de salvação vai ficando mais clara, principalmente, nos escritos do apóstolo Paulo, afirmando que a lei era insuficiente para salvar. Ela serviu como preceptora para se chegar a Cristo. A morte de Jesus é acompanhada de sinais (Mt 27.51-56), e um deles foi o véu do Templo, a separação do Lugar Santíssimo, símbolo de inacessibilidade do ser humano a Deus rasgou-se em dois de alto a baixo. Uma das demonstrações que Jesus estava cumprindo a Lei, e inutilizando qualquer forma de sacrifício para justificação. Agora quem crê em Cristo, por meio de seu sacrifício, tem o privilégio de entrar na presença de Deus e ser considerado justo (Hb 10.19-22). Por meio do sacrifício de Cristo o crente é justificado e santificado. 
    2. A santidade da Igreja de Cristo. Jesus cumpriu sua missão e retornou ao Pai, porém, Ele não retirou a Igreja do mundo (Jo 17), mas deixou-a para representar-lhe, anunciando seu Evangelho. A Igreja não pode se deixar vencer pelo mal (Jo 17.15). O cristão, guiado pelo Espírito Santo, torna-se embaixador de Cristo, conforme Paulo afirma á igreja de Corinto (2 Co 5.20). A Igreja, por meio dos discípulos, recebeu de Jesus uma vocação, a qual deve se manter fiel, A principal marca que deve identificar a Igreja neste tempo pós-moderno continua sendo a santidade. Estando no mundo, mas com comportamento que inspire ser replicado e referenciado no trabalho, no comércio, na política, nos negócios, entre outras áreas. A Igreja tem conquistado espaços em nossa sociedade, mas será que tem feito a diferença, tem sido santa (separada) em sua forma de agir? 
     3. A santidade é exigida tanto no Antigo Testamento como no Novo. Encontramos, no Pentateuco, a seguinte recomendação divina ao povo de Israel: “Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Este texto é citado no Novo Testamento pelo apóstolo Pedro com a mesma reverência (1 Pe 1.15,16). O profeta Isaias revela Deus como o Santo de Israel (Is 17.7; 41.14). De forma semelhante, 0 apóstolo Paulo se refere aos crentes de Roma como um povo santo (Rm 1.7). 
   Já sabemos que a santidade é exigida tanto no Antigo Testamento quanto no Novo. Todavia, a Igreja tem uma responsabilidade maior, pois recebeu a revelação maior de Deus por meio de Cristo, bem como pôde evidenciar 0 cumprimento do que estava previsto no Antigo Testamento, a saber, a redenção por meio do sacrifício perfeito de Cristo como sumo sacerdote perfeito. Seja você um representante de Deus nesta sociedade por meio de uma vida de santidade. 
 
 PENSE
Por que a santidade é exigida em toda a Escritura Sagrada?
 
 PONTO IMPORTANTE! 
Porque Deus é santo.

PROFESSOR(A), 

“os profetas hebreus anteviam tempos em que Deus purificaria toda a raça humana e 0 mundo no qual ela habita. Deus revelou que levaria a efeito essa grande obra de purificação mediante 0 seu Espirito (Zc 4.6). Como consequência, os profetas frequentemente empregavam vocábulos dos rituais de purificação realizados no Templo para descrever a obra divina. Deus promete, ainda, que restaurará Israel e Judá à sua terra e os purificará (Ez 37.21-23). As cidades seriam reedificadas, e a terra se tornaria como 0 jardim do Éden” (JENNEY, Timothy P. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. ig.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 417).

SUBSÍDIO 2
 Professor(a), explique aos alunos que segundo a lei, ao sacrificar um animal, o sacerdote deveria matá-lo, cortá-lo em pedaços sobre o altar. Todavia. o mais importante e 0 que Deus realmente exigia era a obediência. Fale que “nossa decisão de escolher a Deus não é apenas pessoal para nós. mas ela também é pessoalmente relevante em relação a Ele. pois encara nossas encolhas e nossos pecados de forma bastante pessoal. Quando pecamos, sejam quais forem as especificidades do pecado, servimos a um ídolo, a alguém ou a algo que não seja Deus. E isso, é uma afronta pessoal a Ele. Além disso, Deuteronômio e o resto da Bíblia, às vezes, referem-se à desobediência como falta de crença no Senhor. Você já havia pensado nisso antes? A essência, o pecado é basicamente não crer em Deus. E o foco dessa descrença são os ídolos. De certo modo, o Senhor tem rivais que disputam o coração de seu povo.” (DEVER. Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. pp. 168.169.) 

III. O CULTO RACIONAL NO NOVO TESTAMENTO 

    1. Consagrando o corpo como sacrifício vivo. No Antigo Testamento, uma das práticas principais do Tabernáculo era o sacrifício de animais. Estes rituais serviram para apontar para Cristo, encobrir os pecados, mas não eram eficazes para removê-los (Hb 10.3.4). O novo convertido passa a ter acesso ao sacrifício único e perfeito realizado por Cristo, porém, isso não elimina a consagração a Deus. Exige-se uma consagração autêntica, e não mecânica e repetitiva. Paulo revela como entrar em comunhão com Deus, uma vez que os antigos rituais não eram mais necessários. O culto agora deveria ser realmente espiritual, onde o adorador entrega sua própria vida, seguindo o exemplo de Jesus, o corpo do crente passa a ser o lugar de encontro e da comunhão, lugar privilegiado na adoração, o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). 
    2. Consagrando a Deus o espirito, o corpo e a alma. O apóstolo Paulo orienta o crente a oferecer o corpo como sacrifício vivo e santo para Deus (Rm 12.1). No Antigo Testamento, a santidade era uma das preocupações dos sacerdotes. O povo era responsável por levar o sacrifício, mas era o sacerdote quem o oferecia, por isso ele deveria seguir todas as recomendações da Lei. Os sacrifícios deveriam ser repetidos todos os anos (Hb 10.3). Na nova aliança, o crente não precisa mais de intermediários, pois cada crente é um sacerdote santo para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus (1 Pe 2.5). O salvo passa a adorar a Deus por meio de seu próprio corpo, de forma integral (espirito, alma e corpo). O cristão deve oferecer o seu espirito. corpo e alma de forma exclusiva (separada) para Deus. 
    3. Consagrando o corpo de forma agradável a Deus. Deus se interessa pelo interior das pessoas, onde está o verdadeiro ‘eu’, mas é inegável que o interior se reflete no exterior. Desse modo, como devemos cuidar do Templo do Espírito Santo? O estudo dessa lição é um bom momento para refletirmos a respeito da mordomia do corpo, para que possamos consagrá-lo a Deus de forma agradável. Dentre vários cuidados, podemos citar a alimentação saudável. Alguns crentes levam uma vida desregrada e quando as consequências deflagram no corpo eles correm para Deus, como se Ele tivesse obrigação de curá-los. No entanto, devemos oferecer 0 melhor ao nosso corpo para que estejamos prontos para o serviço do Mestre. Isso é agradável a Deus. 
 
 PENSE! 
Você tem preservado o seu corpo, Templo do Espirito, em santidade? 
 
 PONTO IMPORTANTE! 
A santidade é requerida pelo Senhor para os crentes de todos os tempos. Nosso corpo é Templo do Espírito Santo, por isso deve ser mantido puro e santo para uso exclusivo de Deus. 
 
SUBSÍDIO 3
 Professor(a), explique que nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, e sermos aceitos por Deus. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de Deus. Devemos viver para 0 Senhor, adorá-lo, obedecer-lhe; pôr-nos ao pecado e apegar-nos à justiça; resistir e repudiar o mal, ser generosos com o próximo na prática de boas obras, imitar a Cristo, segui-lo, servi-lo. andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1721.)

CONCLUSÃO

Aprendemos, nesta lição, que a santidade é uma marca do crente. Ela é exigida tanto no Antigo Testamento quanto no Novo. No entanto, com a revelação progressiva de Deus e o sacrifício de Cristo na cruz, o crente não precisa mais de intermediários, pois cada um possui um sacerdócio santo para oferecer sacrifício espiritual e agradável a Deus.

HORA DA REVISÃO 

1. Segundo a lição, quais são os dois temas importantes do livro de Levítico? 
A expiação, procedimentos sacrificiais que dizem respeito à remoção do pecado, a restauração da comunhão com Deus e a santidade. 
 
2. Qual o propósito do livro de Levítico? 
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, esse livro foi escrito para “instruir os israelitas acerca do acesso a Deus por meio do sangue expiador e para mostrar o padrão divino, da vida santa, que deve ter o povo escolhido de Deus.” 
 
3. O que revela o Tabernáculo e os serviços realizados nele?
Revelam a santidade de Deus e do seu povo. 
 
4. O que a tradição sacerdotal priorizava? 
A tradição sacerdotal priorizava a pureza ritual. 
 
5. No Antigo Testamento, a santidade estava relacionada a quê? 
No Antigo Testamento a santidade estava diretamente relacionada com a Lei de Moisés, o Tabernáculo e a prática da justiça.

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