Jovens 1° Trimestre de 2025.
23 de Mrço de 2025.
TEXTO PRINCIPAL
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (SI 40.1)
RESUMO DA LIÇÃO
O crente deve ser paciente até a vinda do Senhor, quando seremos recompensados por Ele.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA – Is 40.31 Os que esperam no Senhor
TERÇA-FEIRA – Rm 13.12 Revesti-vos do Senhor Jesus
QUARTA-FEIRA – GL 6.9 Não nos cansemos de fazer o bem
QUINTA-FEIRA – Hb 6.12 Fé e paciência para herdar as promessas
SEXTA-FEIRA – 1 Pe 1.13 Esperai inteiramente na graça
SÁBADO – 1 Pe 4.7 Está próximo o fim
OBJETIVOS
CONSCIENTIZAR dos males da impaciência:
COMPREENDER os benefícios da paciência:
MOSTRAR as diferenças entre paciência e imediatismo.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos Tiago 5.7-12. Esse texto é um convite a cultivar a paciência, especialmente em tempos de dificuldade. Veremos que a impaciência traz frustração, ansiedade e deterioração dos relacionamentos, enquanto que a paciência nos fortalece espiritualmente, promove relações saudáveis e traz paz interior. No decorrer da lição, procure enfatizar o contraste entre a paciência bíblica e o imediatismo da sociedade atual Mostre que ao abraçar a paciência, refletimos a autenticidade de nossa fé e a certeza de que Deus está no controle de todas as coisas, trabalhando para o nosso bem em seu tempo perfeito. Que você e seus alunos, com a ajuda de Deus, desenvolvam essa virtude tão essencial, especialmente em um mundo que valoriza o imediato.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), inicie o primeiro tópico da lição pedindo que um aluno(a) leia Tiago 5.7-12. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “O que é paciência?” Ouça os alunos com atenção e explique que Tiago, nesse versículo, fala a respeito do “retorno de Cristo como algo próximo” (v. 8). Cristo virá como juiz, para punir os ímpios e recompensar os justos, e resgatá-los de injustiças que tenham sofrido (v. 9). A paciência é a capacidade de esperar pelo tempo de Deus (v. 7) e o cumprimento das suas promessas (v. 8). Ela também envolve paciência com as pessoas (v. 9) e suportar injustiças, sofrimentos, problemas e maus tratos, permanecendo fiel a Deus e confiando que Ele endireitará as coisas, no final (vv. 10-11; cf. Dt 32.35: Rm 12.12; Hb 10.30; 12.1-2)” (Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens: Rio de Janeiro: CPAD. p. 1780)
TEXTO BÍBLICO
Tiago 5.7-12
7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.
9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
10 Meus irmãos, tomei por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor te deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso,
12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação.
INTRODUÇÃO
Em um mundo cada vez mais acelerado e impaciente, a virtude da paciência se torna uma qualidade cada vez mais rara e valiosa. O texto de Tiago, que estudaremos nesta lição, nos desafia a adotar uma atitude de paciência, especialmente em tempos difíceis. Estudaremos a respeito dos males da impaciência, os benefícios da paciência e o contraste entre a paciência bíblica e o imediatismo da nossa sociedade.
I- OS MALES DA IMPACIÈNCIA
1- Frustração e ansiedade. Tiago 5.7 nos adverte sobre a necessidade de sermos pacientes. A impaciência frequentemente gera frustração e ansiedade, levando a decisões precipitadas e ações impulsivas que podem ter consequências negativas. Quando nos tornamos impacientes, podemos reagir sem a devida reflexão, o que pode resultar em erros que poderiam ter sido evitados se tivéssemos exercitado a paciência. Além disso, a frustração e a ansiedade causadas pela impaciência podem afetar nossa saúde mental e emocional. A constante pressa e a necessidade de resultados imediatos criam um ambiente de estresse e insatisfação contínua. Em contraste, a paciência nos ajuda a cultivar um espírito de calma e confiança, permitindo-nos lidar com os desafios da vida de maneira mais equilibrada e saudável.
2- Relações deterioradas.
3- Perda de fé e esperança.
SUBSÍDIO 1
Professor(a), peça que um aluno(a) leia Tiago 5.9. Em seguida explique que “o motivo para paciência e perseverança na vida cristã é o iminente, ou breve retorno do Senhor (v. 8). Ele “está à porta”. A porta pode não abrir amanhã, ou na próxima semana, e talvez nem no ano que vem, mas pode se abrir a qualquer momento. A palavra “paciência” (gr. hypomone) indica uma paciência persistente e ativa, e não uma resistência passiva; é um modo de vida do tipo “trabalhe-enquanto-espera que demonstra uma fé ativa em meio a quaisquer dificuldades que possamos enfrentar, sem perdermos a nossa esperança e confiança em Deus. A paciência frequentemente se desenvolve pela fé que triunfa sobre os sofrimentos Jó 13.15). O resultado das atitudes do Senhor com Jô revela que em todas as dificuldades de Jó, Deus se preocupou profundamente com ele e preservou a sua vida e esperança. Tiago quer que saibamos que Deus se interessa por todos os membros do seu povo e que, em meio ao seu sofrimento, Ele os sustentará com amor e misericórdia clemente (veja Jó 6.4).” (Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens Rio de Janeiro: CPAD, p. 1780.)
II- BENEFÍCIOS DA PACIÊNCIA
1- Crescimento espiritual. Tiago 5.8 nos encoraja a ser pacientes e fortalecidos até a vinda do Senhor. A paciência nos ajuda a desenvolver um caráter robusto e uma fé inabalável. A prática da calma, da mansidão, é uma forma de disciplina espiritual que nos molda e nos prepara para enfrentar os desafios da vida com sabedoria e resiliência. Além disso, o crescimento espiritual resultante da paciência nos aproxima mais de Deus. À medida que aprendemos a esperar nEle, nossa dependència e confiança em sua provisão aumentam. Essa relação mais íntima com Deus fortalece nossa fé e nos capacita a enfrentar as provações com uma perspectiva divina, reconhecendo que cada momento de espera é uma oportunidade para crescimento e amadurecimento espiritual.
2- Relacionamentos saudáveis.
3- Paz interior.
SUBSÍDIO 2
Professor(a), inicie o tópico solicitando os alunos que citem alguns benefícios da paciência. Incentive a participação de todos. Depois explique que “Jó exemplifica a perseverança paciente que é necessária aos seguidores de Cristo (Tg 5.11; cf. também Hb 11, que relaciona muitos heróis da fé que sofreram e morreram sem ver o cumprimento total dos planos e das promessas de Deus). Da mesma maneira como Jó sofreu, sendo inocente, por causa da sua lealdade a Deus, todas as pessoas devotas sofrerão de alguma maneira pela sua fé. O Novo Testamento afirma que “também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm 3.12). Paulo falou sobre conhecer a Cristo pela “comunicação de suas aflições” (Fp 3.10; cf. Cl 1.24). Dessa maneira, as pessoas inocentes que sofrem por causa de Cristo são companheiras de Deus” (cf. 1 Pe 4.1; 5.10; veja 2.21).” (Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens: Rio de Janeiro: CPAD. p. 626.)
III- PACIÈNCIA X IMEDIATISMO
1- A cultura do imediatismo. Vivemos em uma cultura que valoriza o imediatismo, onde tudo deve acontecer velozmente. Esse desejo constante por resultados instantâneos contrasta diretamente com a paciência bíblica, que nos chama a esperar o tempo de Deus. A sociedade moderna, com suas tecnologias e demandas, muitas vezes nos condiciona a esperar gratificação imediata, o que pode ser espiritualmente prejudicial. Tiago nos desafia a resistir a essa pressão cultural e a cultivar a paciência como fruto do Espírito. A despreocupação nos ensina a confiar em Deus e a reconhecer que seu tempo é sempre o melhor.
2- Valor da espera.
3- Testemunho de fé.
PENSE!
PONTO IMPORTANTE!
SUBSÍDIO 3
Professor(a), procure ressaltar os benefícios da paciência na vida de Jó. Explique que “a restauração da prosperidade de Jó revela o propósito de Deus para todos os seus fiéis seguidores não no sentido de riqueza material e benefícios, mas com respeito ao que Deus realizou espiritualmente em Jó.” (Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens: Rio de Janeiro: CPAD, p)
CONCLUSÃO
O texto da Carta de Tiago que estudamos nesta lição é um convite a cultivar a paciência, especialmente em tempos de dificuldade. A impaciência gera ansiedade e a deterioração dos relacionamentos, enquanto a paciência nos fortalece espiritualmente, promove relações saudáveis e traz paz interior. Vivendo em meio a uma sociedade imediatista, somos chamados a evidenciar a nossa confiança em Deus. Que possamos, com a ajuda de Deus, desenvolver essa virtude tão essencial, especialmente em um mundo que valoriza tanto o imediato.
HORA DA REVISÃO
1- Quais são alguns dos males da impaciência mencionados na lição?
Frustração e ansiedade, relações deterioradas, perda da fé e da esperança.
Devemos esperar com paciência no Senhor.
Crescimento espiritual, relacionamentos saudáveis e paz interior.
A prática da paciência promove relacionamentos mais saudáveis. Ser paciente com os outros demonstra amor e respeito, criando um ambiente de compreensão mútua e apoio, fortalecendo os laços interpessoais.
Ele nos aconselha a fortalecer o coração diante das injustiças