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O CREDO DE ATANÁSIO OU ATANASIANO


1 Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo, deve professar a fé universal.

2 A qual é preciso que cada um guarde perfeita e inviolada ou terá com certeza de perecer para sempre.

3 A fé universal é esta: que adoremos um Deus em trindade, e trindade em unidade;

4 Não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância.

5 Pois existe uma única Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do Espírito Santo.

6 Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é toda uma só: glória é igual e
a majestade é coeterna.

7 Tal como é o Pai, tal é o Filho e tal é o Espírito Santo.

8 O Pai é incriado, o Filho é incriado, e o Espírito Santo é incriado.

9 O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, e o Espírito Santo é imensurável.

10 O Pai é eterno, o Filho é eterno, e o Espírito Santo é eterno.

11 E, no entanto, não são três eternos, mas há apenas um eterno.

12 Da mesma forma, não há três incriados, nem três imensuráveis, mas um só incriado e um imensurável.

13 Assim também o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o Espírito Santo é onipotente.

14 No entanto, não há três onipotentes, mas, sim, um onipotente.

15 Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus.

16 No entanto, não há três Deuses, mas um Deus.

17 Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é
Senhor.

18 Todavia, não há três Senhores, mas um Senhor.

19 Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo Deus e Senhor;

20 Assim também ficamos privados de dizer que haja três Deuses ou Senhores.

21 O Pai não foi feito de coisa alguma, nem criado, nem gerado;

22 o Filho procede do Pai somente, não foi feito, nem criado, mas gerado.
23 O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.
24 Há, portanto, um Pai, e não três Pais; um Filho, e não três Filhos; um Espírito Santo, não três Espíritos Santos.

25 E, nessa trindade, não existe primeiro nem último; maior nem menor.

26 Mas as três Pessoas são coeternas, são iguais entre si mesmas;

27 De sorte que, por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na trindade como a trindade na unidade deve ser adorada.

28 Portanto, quem quiser ser salvo, deve pensar assim a respeito da Trindade.

29 Mas é necessário para a salvação eterna: que também se creia fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.

30 É, portanto, verdadeira fé que creiamos e confessemos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem;

31 Deus, da substância do Pai, gerado antes dos séculos, e homem, da substância de sua
mãe, nascido no mundo.

32 Perfeito Deus e perfeito Homem, subsistindo em uma alma racional e carne humana.

33 Igual ao pai segundo a sua Divindade, e menor do que o Pai segundo a sua humanidade.

34 O qual, ainda que seja Deus e homem, não é dois, e sim um só Cristo. 35 Um só;
não por conversão da sua Divindade em carne; mas, sim, pela assunção em Deus da sua Humanidade.
36 Um só, não por confusão de substância, mas sim, pela unidade da Pessoa. 37 Porque assim como uma alma racional e carne são um só homem, assim também Deus e Homem são um só Cristo.

38 O qual sofreu por nossa salvação: desceu ao inferno, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos.

39 Ascendeu aos céus: assentando-se à direita de Deus Pai Onipotente.

40 De onde virá para julgar os vivos e os mortos.

41 A cuja vinda todos os homens ressurgirão com seus corpos;

42 E darão conta de suas próprias obras. 43 E os que tiverem feito o bem entrarão na vida eterna; e os que tiverem feito o mal, para ao fogo eterno.

44 Esta é a fé universal: a menos que um homem creia fiel e firmemente, não poder ser salvo.

fonte: Declaração de Fé Assembleias de Deus no Brasil.


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