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O tribunal de Cristo


Após o arrebatamento da Igreja por Cristo, haverá
uma “ reunião com Ele” num lugar chamado “ tribunal” .
Paulo fala disso em vários de seus ensinos mas, especificamente,
em três referências exclusivas:
Primeira: ‘‘Mas tu. por que julgas teu irmão? Ou tu,
também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos
de comparecer ante o tribunal de Cristo” (Rm 14.10).
Segunda: “ Porque todos devemos comparecer ante o
tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo 0 que
tiver feito por meio do corpo, ou bem. ou mal” (2 Co 5.10).
Terceira: “ A obra de cada um se manifestará: na verdade
0 dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e
o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que
alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento;
mas 0 tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Co
3.13-15). Existem outras possíveis passagens sobre o Tribunal
de Cristo em 0 Novo Testamento, mas essas são tomadas
para exemplificar 0 sentido do argumento.
a. 0 que é tribunal? Nos antigos estádios gregos, a assembléia
se reunia defronte de uma “ plataforma” chamada
BÊMA de onde as questões oficiais eram conduzidas.(16)
Esse vocábulo “ bêma” originalmente significava apenas
um “ degrau” ; desta idéia passou a indicar uma “ piataforma
elevada” , como aquela usada pelos oradores, pelos
juizes das competições esportivas, ou mesmo pelos magistrados
romanos em seus julgamentos formais. Porém,
já o apóstolo Paulo toma o vocábulo “ bêma” para denotar
0 “ Tribunal de Cristo” . Essa expressão “ tribunal’ é empregada
por onze vezes no Novo Testamento, e nas passagens
onde ela figura está sempre ligada a julgamento especiai.(17)
1) O tribunal de Pilatos (l9). “ E, estando ele (Pilatos)
assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não
entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri
por causa dele” (Mt 27.19).
2) O tribunal de Herodes. “ E num dia designado, vestindo
Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal,
e lhes fez uma prática” (At 12.21).
3) O tribunal de Pilatos (2?). “ Ouvindo pois Pilatos
este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal,
no lugar chamado Litostrotos, e em hebraico Gabatá” (Jo
19.13).
4) O tribunal de Gálio. (I9). “ Mas, sendo Gálio procônsul
da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente
contra Paulo, e o levaram ao tribunal, dizendo: Este persuade
os homens a servir a Deus contra a lei” (At
18.12.13).
5) O tribunal de César (l9). “ E, não se demorando entre
eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte
assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem
a Paulo” (At 25.6).
6) O tribunal de Gálio (29). “ E expulsou-os do tribunal.
Então todos agarrando Sóstenes, principal da Sinagoga,
o feriram…” (At 18.16,17a).
7) O tribunal de César (29). “ Mas Paulo disse: Estou
perante o tribunal He César, onde convém que seja julga36
do: não fiz agravo algum aos judeus,.como tu bem sabes”
(At 25.10).
8) O tribunal de Gálio (39). “ Então todos agarraram
Sóstenes, principal da Sinagoga, e o feriram diante do triburial;
e a Gálio nada destas coisas o incomodava” (At
18.17).
9) O tribunal de César (39). “ De sorte que, chegando
eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma,
assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem”
(At 25.17)’.
10) O tribunal de Cristo “ Porque todos devemos comparecer
ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba
segundo 0 que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou
mal” (2 Co 5.10).
11) O tribunal de Deus (Edição Revista e Atualizada).
“ Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, por que desprezas
o teu irmão? pois todos compareceremos perante o
tribunal de Deus” (Rm 14.10).
Para uma melhor compreensão do pensamento, o leitor
deve observar que as duas referências nos evangelhos
indicam o “ tribunal de Pilatos” (Mt 27.19; Jo 19.13); otrecho
de Atos 12.21, fala do “ tribunal de Herodes” ; as referências
do décimo oitavo capítulo de Atos indicam por três
vezes o “ tribunal de Gálio” ; em Atos 25.6,10,17, por três
vezes, refere-se ao “ tribunal de César” . Enquanto que Romanos
14.10 e 2 Coríntios 5.10, indicam o “ tribunal de
Cristo e de Deus” .
b. Nas últimas citações (Rm 14.10 e 2 Co 5.10), Paulo
alude ao que acontecerá quando o Redentor congregar os
remidos em torno de si, diante do seu tribunal. Haverá ali
uma avaliação do que fizemos e não fizemos; mas isso não
indica que será um momento de temor, mas de confiança;
mais ninguém estará ali presente, a não ser os salvos: ali
todos amarão 0 Redentor e confiarão nele.
Os textos e contextos afirmam que, diante do tribunal
do Senhor, cada “ um” receberá 0 louvor ou a censura que
merecer. As referências mais explícitas sobre isso são:(18)
Primeiro: Em 2 Coríntios 5.10, onde o que temos “ feito
por meio do corpo” será manifestado perante os olhos de
todos diante do Tribunal (cf. Hb 4.13, etc).
Segundo: Em Romanos 14.10, onde nossas relações
com nossos irmãos serão examinadas perante o nosso Salvador
(cf. Mt 18.10, etc).
Terceiro: Em 1 Coríntios 3.10-15, onde nosso serviço a
Deus é provado como pelo fogo (cf. Ap 22.12, etc).

 

fonte: Ecatologia Severino Pedro da Silva


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