Ícone do site ESCOLA-EBD

Quem ama o próximo, cumpre a lei


Leitura Diária Romanos 13

8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Reflexão

Você já pensou no que significa amar o próximo? Muitas vezes, achamos que isso se resume a fazer boas ações, ajudar os necessitados, ser gentil e educado. Mas será que é só isso? A Bíblia nos ensina que amar o próximo é muito mais do que isso. É cumprir a lei de Deus.

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma: “Quem ama o próximo, cumpre a lei” (Romanos 13.8). Ele não estava se referindo à lei humana, mas à lei divina, que resume toda a vontade de Deus para nós. A lei de Deus é expressa nos Dez Mandamentos, que podemos encontrar em Êxodo 20.1-17. Esses mandamentos nos mostram como devemos nos relacionar com Deus e com as pessoas.

Quando amamos a Deus de todo o nosso coração, mente, alma e força, não teremos outros deuses além dele, não faremos imagens de escultura para adorar, não tomaremos o seu nome em vão e guardaremos o dia do Senhor. Quando amamos o próximo como a nós mesmos, honraremos nossos pais, não mataremos, não adulteraremos, não furtaremos, não mentiremos e não cobiçaremos.

Amar o próximo é obedecer a Deus em tudo o que ele nos ordena. É respeitar a sua imagem e semelhança em cada pessoa. É buscar o bem do outro, mesmo que isso custe algo para nós. É perdoar como fomos perdoados por Deus. É servir como Jesus nos serviu.

Você quer amar o próximo de verdade? Então, cumpra a lei de Deus. Não se deixe levar pelos seus sentimentos, impulsos ou interesses. Ame com ações, palavras e atitudes que honrem a Deus e edifiquem as pessoas. Assim, você estará demonstrando o verdadeiro amor cristão.


Sair da versão mobile