Ícone do site ESCOLA-EBD

Ser incansável em fazer o bem

Leitura Diária Gálatas 6

9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Reflexão

Ser incansável em fazer o bem é um dos ensinamentos que o apóstolo Paulo nos deixa em sua carta aos Gálatas. No capítulo 6, versículo 9, ele diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. O que isso significa na prática? Como podemos aplicar esse princípio em nossa vida diária?

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

Em primeiro lugar, precisamos entender que fazer o bem não é algo que depende das circunstâncias ou das pessoas que nos rodeiam. Fazer o bem é uma escolha que fazemos a cada momento, movidos pelo amor de Deus que habita em nós. Não importa se somos reconhecidos, recompensados ou elogiados pelo que fazemos. O que importa é que estamos agradando a Deus e cumprindo a sua vontade.

Em segundo lugar, precisamos reconhecer que fazer o bem nem sempre é fácil ou agradável. Muitas vezes, enfrentamos dificuldades, obstáculos, oposições e até perseguições por causa do bem que fazemos. Podemos nos sentir cansados, desanimados, frustrados e tentados a desistir. Mas é nesses momentos que precisamos lembrar da promessa de Deus: “no tempo próprio colheremos”. Deus não se esquece do nosso trabalho e do nosso esforço. Ele nos recompensará no tempo certo, seja nesta vida ou na eternidade.

Em terceiro lugar, precisamos cultivar uma atitude de perseverança e fé em fazer o bem. Não podemos nos deixar levar pelas emoções negativas ou pelas circunstâncias adversas. Precisamos manter o foco em Deus e na sua palavra, que nos inspira e nos orienta a fazer o bem. Precisamos também nos apoiar uns nos outros, como irmãos em Cristo, incentivando-nos e ajudando-nos mutuamente a não desanimar.

Ser incansável em fazer o bem é um desafio, mas também uma bênção. Quando fazemos o bem, estamos refletindo o caráter de Deus, que é bom e fiel. Estamos também cooperando com o seu propósito de transformar o mundo pelo seu amor. E estamos ainda preparando o nosso coração para receber a sua recompensa, que é muito maior do que podemos imaginar.