Ícone do site ESCOLA-EBD

Um culto repleto do Espírito Santo


Leitura Diária Efésios 5

18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

Reflexão

Um culto repleto do Espírito Santo é um culto que glorifica a Deus e edifica os crentes. Efésios 5.18-20 nos ensina como devemos nos encher do Espírito Santo e expressar a nossa gratidão e adoração a Deus. Vejamos alguns pontos importantes sobre esse texto:
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
– O contraste entre o vinho e o Espírito Santo. O apóstolo Paulo nos exorta a não nos embriagarmos com vinho, que leva à devassidão, mas a nos encher do Espírito Santo, que produz frutos de justiça e santidade. O vinho é uma bebida que altera o nosso estado de consciência e nos faz perder o controle de nossas ações e palavras. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, que habita em nós e nos capacita a viver uma vida cristã vitoriosa. O vinho nos afasta de Deus, o Espírito Santo nos aproxima de Deus.

– A evidência do enchimento do Espírito Santo. Paulo nos diz que, quando somos cheios do Espírito Santo, falamos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantamos e louvamos de coração ao Senhor e damos graças por tudo a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Essas são as marcas de um culto repleto do Espírito Santo: uma comunhão fraterna, uma adoração sincera e uma gratidão constante. Um culto repleto do Espírito Santo não é um culto vazio de conteúdo, mas um culto rico em Palavra, oração e louvor.

– A submissão ao Senhorio de Cristo. Paulo conclui o seu ensino sobre o enchimento do Espírito Santo com a expressão “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Isso significa que, quando somos cheios do Espírito Santo, reconhecemos a autoridade de Cristo sobre as nossas vidas e nos colocamos à disposição uns dos outros para servir e edificar. Um culto repleto do Espírito Santo não é um culto individualista, mas um culto coletivo, onde cada membro do corpo de Cristo contribui com o seu dom e ministério para a glória de Deus.

Que possamos buscar sempre ser cheios do Espírito Santo e viver um culto repleto do Espírito Santo em nossas igrejas e em nossas casas. Que o nosso culto seja uma expressão da nossa comunhão com Deus e com os irmãos, da nossa adoração ao único Deus verdadeiro e da nossa gratidão por todas as suas bênçãos em Cristo Jesus.


Sair da versão mobile