Traduzido de "Os Pseudepígrafos do Antigo Testamento, Volume 1", James H. Charlesworth (1983)
James Charlesworth escreve: “O texto copta do Testamento de Jacó é mais curto que o Testamento de Isaque e parece ser uma expansão midráshica de Gênesis 47:29–50:26. O Senhor envia o arcanjo Miguel a Jacó para instruí-lo a preparar seu testamento para seus filhos. Jacó aceita a vontade de Deus, diferentemente do que ocorre no Testamento de Abraão, e ora. O anjo retorna ao céu; Jacó chama seus filhos e então ascende ao céu, onde encontra uma multidão de executores. Jacó ascende ainda mais alto e vê Abraão e Isaque, que estão cheios de vida e alegria, e de coisas boas preparadas para os justos.” ( Os Pseudoepígrafos e a Pesquisa Moderna , p. 132)
1 Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, o único Deus.
2 Começamos, com a ajuda do Deus Altíssimo e por sua mediação, a escrever a história da vida de nosso pai, o patriarca Jacó, filho do patriarca Isaque, no vigésimo oitavo dia do mês de Misri.
3 Que a bênção da sua oração nos guarde e nos proteja das tentações do inimigo obstinado. Amém, amém, amém!
4 Ele disse: “Venham e ouçam, meus amados irmãos e meus irmãos que amam o Senhor, o que vocês receberam”.
5 Quando se aproximou o tempo de nosso pai Jacó, pai de pais, filho de Isaque, filho de Abraão, e estava para deixar o seu corpo, este homem fiel era avançado em idade e honra.
6 Então o Senhor enviou Miguel, o chefe dos anjos, a ele, dizendo: “Ó Israel, meu amado, de nobre linhagem, escreva a sua herança e as instruções para a sua casa, e faça-as uma aliança; cuide também da boa ordem da sua casa, pois está próximo o tempo em que você voltará para os seus pais e se alegrará com eles para sempre”.
7 Quando nosso fiel pai Jacó ouviu isso do anjo, respondeu e disse, como costumava falar assim aos anjos todos os dias:
8 “Seja feita a vontade do Senhor.”
9 E Deus abençoou nosso pai Jacó. Jacó tinha um lugar isolado onde ia para oferecer suas orações perante o Senhor noite e dia.
10 Os anjos o visitariam, o protegeriam e o fortaleceriam em tudo.
11 Deus o abençoou e multiplicou o seu povo na terra do Egito, quando ele desceu à terra do Egito para encontrar-se com seu filho José.
12 Seus olhos estavam embaçados de tanto chorar, mas quando ela desceu ao Egito, viu claramente seu filho.
13 Então Jacó-Israel prostrou-se com o rosto em terra, lançou-se sobre o pescoço de seu filho José e o beijou, enquanto chorava e dizia: “Agora posso morrer, ó meu filho, pois vi o teu rosto mais uma vez em minha vida; ó meu amado filho”.
1 José continuou a governar todo o Egito, enquanto Jacó permaneceu na terra de Gósen por dezessete anos e envelheceu muito, de modo que seu período de vida se completou.
2 Ele continuamente cumpria todos os mandamentos e temia ao Senhor.
3 Seus olhos ficaram turvos e sua vida estava tão perto do fim que ele não conseguia olhar para uma única pessoa devido à sua longa vida e senilidade.
4 Então ele levantou os olhos para a luz de Isaque, mas ficou com medo e perturbado.
5 Então o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Jacó; eu sou o anjo que caminha com você e o protege desde a sua infância.
6 Eu anunciei a vocês que receberiam a bênção de seu pai e de Rebeca, sua mãe.
7 Eu sou aquele que está contigo, ó Israel, em todas as tuas obras e em tudo o que tens testemunhado.
8 Porventura eu vos salvei de Labão? Quando ele vos ameaçou e vos perseguiu.
9 Naquela ocasião, eu lhes dei todos os seus bens e os abençoei, a vocês, suas mulheres, seus filhos e seus rebanhos.
10 Eu sou aquele que te livrou das mãos de Esaú.
11 Eu sou aquele que te acompanhou até a terra do Egito, ó Israel, e um povo muito grande te foi dado.
12 Bem-aventurado é Abraão, teu pai, porque se tornou amigo de Deus (glorificado seja ele!), por causa da sua generosidade e do seu amor para com os estrangeiros.
13 Bendito seja teu pai Isaque, que te gerou, porque ele foi um sacrifício perfeito, agradável a Deus.
14 Bem-aventurado és também tu, ó Jacó, porque viste a Deus face a face.
15 Você viu o anjo de Deus, exaltado seja ele!, e viu a escada firme no chão, com o seu topo no céu.
16 Então vocês viram o Senhor sentado no topo do monte, com um poder que ninguém podia descrever.
17 Tu disseste: “Esta é a casa de Deus, e esta é a porta do céu”.
18 Bem-aventurado és tu, porque te aproximaste de Deus, e ele é poderoso entre os homens; portanto, não te perturbes agora, ó escolhido de Deus.
19 “Bendito sejas tu, ó Israel, e bendita seja toda a tua descendência.
20 Pois todos vocês serão chamados patriarcas até o fim dos tempos e das eras; vocês são o povo e a descendência dos servos de Deus.
21 Bem-aventurada a nação que se esforçará para alcançar a tua pureza e observará as tuas boas obras.
22 Bem-aventurado o homem que se lembra de ti no dia da tua nobre festa.
23 Bem-aventurado aquele que pratica atos de misericórdia em honra dos vossos vários nomes, e dá a alguém um copo de água para beber, ou traz uma oferta ao santuário, ou acolhe os estrangeiros, ou visita os enfermos e consola os seus filhos, ou veste os nus em honra dos vossos vários nomes.
24 “Essa pessoa não terá falta dos bens deste mundo, nem da vida eterna no mundo vindouro.
25 Além disso, todo aquele que tiver registrado o relato de suas várias vidas e sofrimentos, ou o tiver escrito de próprio punho, ou o tiver lido atentamente, ou o tiver escutado com fé, ou se lembrar das suas obras, terá seus pecados e transgressões perdoados, e entrará no reino dos céus por causa de você e da sua descendência.
26 “Agora levanta-te, Jacó, pois das dificuldades e da angústia serás levado para o descanso eterno, e entrarás no descanso que não passará, na misericórdia, na luz eterna e na alegria espiritual.
27 Agora, anuncie isso aos seus familiares: "Paz seja com vocês, pois estou prestes a ir para aquele que me enviou".
1 Depois de o anjo ter falado estas palavras ao nosso pai Jacó, subiu ao céu, e Jacó se despediu dele.
2 Os que estavam ao redor de Jacó o ouviram enquanto ele dava graças a Deus e o glorificava com louvores.
3 E todos os membros de sua casa, grandes e pequenos, reuniram-se ao redor dele, chorando sobre ele, profundamente tristes, e dizendo: "Você está nos deixando órfãos".
4 E eles continuavam a lhe perguntar: “Pai nosso amado, que faremos, visto que estamos em terra estrangeira?”
5 Então Jacó lhes disse: “Não tenham medo; o próprio Deus me apareceu na Alta Mesopotâmia e me disse: “Eu sou o Deus de seus pais; não tenham medo, pois estou com vocês para sempre e com os seus descendentes que virão depois de vocês.
6 Esta terra em que você está, eu a darei a você e aos seus descendentes depois de você, para sempre.
7 E não tenha medo de descer ao Egito.
8 Farei para ti uma grande nação, e a tua descendência aumentará e se multiplicará para sempre.
9 José porá a sua mão sobre os teus olhos, e o teu povo se multiplicará na terra do Egito.
10 Depois disso, eles virão para este lugar e ficarão desamparados.
11 Por amor a vocês, farei o bem a eles, embora por enquanto eles sejam removidos daqui.”
1 Depois disso, chegou a hora de Jacó-Israel deixar o seu corpo.
2 Então Jesus chamou José e lhe disse: “Se você realmente encontrou graça, coloque sua mão bendita debaixo do meu lado e jure diante do Senhor que colocará meu corpo no túmulo de meus pais”.
3 Então José lhe disse: "Farei exatamente como me ordenas, ó amado de Deus".
4 Mas ele disse a José: "Quero que você me jure".
5 Então José jurou a Jacó, seu pai, que levaria seu corpo ao túmulo de seus pais, e Jacó aceitou o juramento de seu filho.
6 Depois disso, José recebeu esta notícia: “Seu pai está inquieto”.
7 Então ele tomou seus dois filhos, Efraim e Manassés, e foi até seu pai Jacó.
8 José disse-lhe: "Estes são os meus filhos que Deus me deu na terra do Egito para virem depois de mim."
9 Israel disse: “Tragam-nos para mais perto de mim aqui.”
10 Pois os olhos de Israel estavam turvos por causa da sua idade avançada, de modo que ele não podia ver.
11 Então José trouxe seus filhos para perto, e Jacó os beijou.
12 Então José ordenou a Efraim e Manassés que se prostrassem com o rosto em terra diante de Jacó.
13 José tomou Manassés e o colocou à direita de Israel, e Efraim à sua esquerda.
14 Mas Israel inverteu as suas mãos e pôs a mão direita sobre a cabeça de Efraim e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés.
15 Ele os abençoou e os enviou de volta ao pai, dizendo: “Que o Deus sob cuja autoridade meus pais Abraão e Isaque adoraram, o Deus que me fortaleceu desde a minha juventude até agora, quando um anjo me livrou de todas as minhas aflições, abençoe estes meninos, Manassés e Efraim.
16 Que o meu nome esteja sobre eles, e também os nomes dos meus santos pais, Abraão e Isaque.
17 Depois disso, Israel disse a José: “Eu morrerei, e todos vocês voltarão para a terra de seus pais, e Deus estará com vocês.
18 E você recebeu uma grande graça, maior do que a de seus irmãos, porque eu tomei esta flecha com meu arco e minha espada dos amorreus.
1 Então Jacó mandou chamar todos os seus filhos e disse-lhes: “Reúnam-se ao meu redor para que eu lhes diga tudo o que acontecerá a vocês e a cada um de vocês nos últimos dias”.
2 Então se reuniram em volta de Israel, desde o maior até o menor.
3 Então Jacó Israel falou e disse a seus filhos: “Ouçam, filhos de Jacó, ouçam seu pai Israel, desde Rúben, meu primogênito, até Benjamim.”
4 Então ele lhes contou o que aconteceria aos doze jovens, chamando cada um deles e a sua tribo pelo nome; e os abençoou com a bênção celestial.
5 Depois disso, permaneceram em silêncio por um momento para que ele pudesse descansar.
6 Então os céus se alegraram por ele poder contemplar os lugares de repouso.*
7 E eis que muitos executores, de diferentes aparências, se aproximaram.
8 Eles estavam preparados para atormentar os pecadores, que são: adúlteros, tanto homens como mulheres; aqueles que cobiçam homens; os perversos que contaminam o sêmen dado por Deus; astrólogos e feiticeiros; malfeitores e adoradores de ídolos que se apegam a abominações; e caluniadores que julgam com duas línguas (enganosamente).
9 O castigo de todos esses pecadores é fogo inextinguível e trevas exteriores, onde há choro e ranger de dentes.
10 [Aqui há uma lacuna no texto árabe. No texto boárico, Jacó é elevado novamente, desta vez ao céu, onde tudo é luz e alegria.]
11 Ele vê Abraão e Isaque e lhe são mostradas todas as alegrias dos redimidos.
12 Jacó retorna à terra, dá instruções para seu sepultamento na terra de seus pais e morre com 147 anos de idade.
13 O Senhor desce com os anjos Miguel e Gabriel para levar a alma de Jacó para o céu.
14 José ordena que o corpo de seu pai seja embalsamado à maneira egípcia.
15. Quarenta dias são gastos no processo de embalsamento e mais oitenta dias em luto pelo patriarca.
1 E, mesmo depois de cumpridos os dias de luto, Faraó continuou a chorar por Jacó, por causa do respeito que tinha por José.
2 Então José se dirigiu aos nobres de Faraó e lhes disse: “Já que encontrei graça entre vocês, falem por mim ao rei Faraó e digam-lhe que Jacó me fez jurar que, quando ele viesse, eu sepultaria o seu corpo no túmulo de meus pais, na terra de Canaã, naquele mesmo lugar?
3 Então Faraó disse a José: “Vá em paz e sepulte seu pai, conforme o juramento que ele lhe pediu para fazer.
4 E levem consigo carros e cavalos, o melhor do meu reino e da minha própria casa, como quiserem.
5 Então José adorou a Deus na presença de Faraó, separou-se dele e preparou-se para sepultar seu pai.
6 E os servos de Faraó, os anciãos do Egito, toda a casa de José, seus irmãos e todo o Israel partiram com ele.
7 Todos entraram nos carros com ele, e a comitiva avançou como um grande exército.
8 Eles desceram à terra de Canaã, até o rio do outro lado do Jordão, e ali choraram por ele com muita tristeza.
9 Durante sete dias carregaram essa grande tristeza por ele.
10 Quando os habitantes de Dã ouviram o luto em sua terra, disseram: “Este grande luto é o dos egípcios”.
11 Até hoje [eles chamam aquele lugar de "o luto dos egípcios"].
12 Então Israel foi levado cativo e sepultado na terra de Canaã, no segundo túmulo.
13 Esta é a que Abraão comprou de Efrom, em frente a Mamre, com permissão para ser sepultada.
14 Depois disso, José voltou para a terra do Egito com seus irmãos e toda a comitiva de Faraó.
15 E José viveu muitos anos depois da morte de seu pai.
16 Ele continuou a governar no Egito, mesmo depois de Jacó ter morrido e ficado com o seu próprio povo.
1 Isto é o que transmitimos: Descrevemos a morte e o luto por Jacó Israel, o pai de todos os pais, da melhor maneira possível; também como está escrito nos livros espirituais de Deus e como o encontramos no antigo tesouro do conhecimento de nossos pais, os santos e puros apóstolos.
2 E se quiserdes conhecer a história da vida e adquirir novos conhecimentos sobre o pai dos pais, Jacó, então tomai como ancestral aquele que é mencionado no Antigo Testamento.
3 Moisés foi quem a escreveu, o primeiro dos profetas, o autor da Lei.
4. Leia e elucide suas ideias.
5 Você encontrará isso e muito mais nele, escrito especialmente para você.
6 Vocês descobrirão que Deus e seus anjos eram seus amigos enquanto eles estavam em seus corpos, e que Deus continuou a falar com eles muitas vezes em várias passagens do Livro.
7 Também em muitas passagens do Livro diz-se do patriarca Jacó, pai de pais, o seguinte: “Meu filho, abençoarei os teus descendentes como as estrelas do céu.”
8 E nosso pai Jacó falou a seu filho José e disse-lhe: “O meu Deus apareceu-me na terra de Canaã, em Luz, e abençoou-me, e disse-me: “Eu te abençoarei, e te multiplicarei, e farei de ti um povo poderoso.
9 Eles sairão (para a guerra?) como as outras nações desta terra, e seus descendentes se multiplicarão para sempre.”
10 Isto é o que ouvimos, meus amados irmãos, de nossos pais, os patriarcas.
11 E cabe a nós sermos zelosos pelas suas obras, pela sua pureza, pela sua fé, pelo seu amor pela humanidade e pela sua acolhida aos estrangeiros; para que possamos reivindicar que somos seus filhos no reino dos céus, para que eles intercedam por nós diante de Deus, para que sejamos salvos dos tormentos do inferno.
12 Estes são os que os árabes designaram como santos pais.
13 Jacó instruiu seus filhos sobre o castigo, e o chamaria de espada do Senhor, que é o rio de fogo, preparado com suas ondas para engolir os malfeitores e os impuros.
14 Estas são as coisas cujo poder Jacó, o pai de todos os pais, expôs e ensinou a todos os seus filhos, para que os sábios pudessem ouvir e praticar a justiça com amor mútuo, misericórdia e compaixão.
15 Porque a misericórdia livra os homens do sofrimento, e a misericórdia vence uma multidão de males.
16 De fato, quem se compadece do pobre, empresta a Deus.
17 Agora, pois, meus amados filhos, não deixem de orar e jejuar em tempo algum, e com a vida religiosa vocês expulsarão os demônios.
18 Ó, meu querido filho, evita os maus caminhos deste mundo, que são a ira, a depravação e todas as más obras.
19 E cuidado com a injustiça, a blasfêmia e o sequestro.
20 Pois os injustos não herdarão o reino de Deus, nem os adúlteros, nem os amaldiçoados, nem os caluniadores, nem os homossexuais passivos ou ativos, nem os glutões, nem os idólatras, nem os que proferem maldições, nem os impuros, nem quaisquer outros que nem sequer mencionamos; eles não chegarão perto do reino de Deus.
21 Meus filhos, honrem os santos, pois são eles que intercederão por vocês.
22 Meus filhos, sejam generosos com os estrangeiros e vocês receberão exatamente o mesmo que foi dado ao grande Abraão, pai de pais, e ao nosso pai Isaque, seu filho.
23 Meus filhinhos, façam pelos pobres tudo o que for possível para aumentar a compaixão por eles, aqui e agora, para que Deus lhes dê o pão da vida para sempre no reino de Deus.
24 Pois quem der pão aos pobres neste mundo, Deus lhe dará um pedaço da árvore da vida.
25 Vistam os pobres que estão nus na terra, para que Deus os vista com vestes gloriosas no reino dos céus, e vocês serão filhos de nossos santos pais, Abraão, Isaque e Jacó, nos céus para sempre.
26 Tenham o cuidado de ler a palavra de Deus nos livros que estão abaixo e lembrem-se dos santos que escreveram sobre suas vidas, seus sofrimentos e suas prostrações em oração.
27 No futuro, nada impedirá que seus nomes sejam escritos no livro da vida, no reino dos céus.
28 E vocês serão contados entre os santos, aqueles que agradaram a Deus durante a sua vida; e eles se alegrarão com os anjos na terra da vida eterna.
1. Honrareis a memória de nossos pais, os patriarcas, nesta época todos os anos e neste mesmo dia, que é o vigésimo oitavo dia do mês de Misri.
2 Isto é o que encontramos escrito nos antigos registros de nossos antepassados, os santos que agradaram a Deus.
3 Por meio de sua intercessão e oração, teremos tudo, isto é, uma parte e um lugar no reino dos céus, que pertence ao nosso Senhor, nosso Deus, nosso Mestre e nosso Salvador, Jesus Cristo.
4 É a Ele que pedimos perdão pelos nossos erros e falhas e que releve as nossas más ações.
5 Que ele nos conceda misericórdia no dia do seu julgamento, e que possamos ouvir a sua voz cheia de alegria, bondade e júbilo, dizendo: “Vinde a mim, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos pertencia antes da criação do mundo”.
6 E para que sejamos dignos de receber os Seus divinos segredos, que são o meio para o perdão dos nossos pecados.
7 Que ele nos ajude na salvação de nossas almas e nos proteja dos golpes do inimigo maligno.
8 Que ele nos permita estar à sua direita no grande e terrível dia, pela intercessão da senhora das intercessões, a fonte de pureza, generosidade e bênçãos, a mãe da salvação;* e pela intercessão de todos os mártires, santos, praticantes de obras agradáveis e todos os que agradaram ao Senhor com suas obras piedosas e sua boa vontade.
9 Amém, amém, amém. E louvado seja Deus para todo o sempre.