Leitura Diária Marcos 5
1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
14 E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
15 E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
Um dos aspectos mais impressionantes do ministério de Jesus foi o seu poder sobre os demônios. Os evangelhos relatam vários casos em que Jesus expulsou espíritos malignos de pessoas possuídas, libertando-as de sua opressão e sofrimento. Esses milagres demonstram a autoridade de Jesus sobre os demônios e o seu amor pelas pessoas aflitas.
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Os demônios são anjos caídos que se rebelaram contra Deus e foram expulsos do céu. Eles são inimigos de Deus e da humanidade, e procuram causar o mal e a destruição. Eles podem influenciar as pessoas a pecar, mentir, odiar e até mesmo possuí-las, se elas se abrirem para o seu domínio.
Jesus, porém, veio para desfazer as obras do diabo e trazer o reino de Deus à terra. Ele veio para libertar os cativos, curar os enfermos e restaurar a dignidade dos filhos de Deus. Por isso, ele confrontou os demônios com autoridade e poder, ordenando-lhes que saíssem das pessoas que eles atormentavam.
Os demônios reconheciam Jesus como o Filho de Deus e o temiam. Eles sabiam que ele tinha vindo para julgá-los e condená-los ao lago de fogo, o seu destino final. Eles também sabiam que ele era mais forte do que eles e que não podiam resistir à sua palavra. Por isso, eles se submetiam à sua ordem e fugiam.
A autoridade de Jesus sobre os demônios revela a sua divindade e a sua missão. Ele é o Messias prometido, o Salvador do mundo, o Rei dos reis. Ele é o único que pode nos libertar do poder das trevas e nos trazer para a luz. Ele é o único que pode nos dar a vida eterna e a paz com Deus.