A argola do nariz de Rebeca Gênesis 24:47

Piercings, Evangelho e Cultura 

A argola do nariz de Rebeca e sua pluseira

Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;

Gênesis 24:47

Era uma joia suspensa por uma corrente ou grilhão. Na época do ouro, bronze e metal era uma tradição do povo Árabe a noiva usar uma argola no nariz e a pulseira.
Vemos na Bíblia que o servo de Abrão Eliezer deu a Rebeca sua nora um pendente e uma pulseira como prova do amor de Isaque por ela. Fora posto na narina direita sendo perfurado no meio da narina e abaixo. Essa era uma prova de que a moça estava comprometida “noiva”  o que era comum no Oriente.
O pendente que Rebeca recebeu era de ouro maciço e enfeitado com duas pérolas, estando um rubi colocado entre eles. Esse rubi era um aprova que o seu noivo era um homem bem sucedido financeiramente.

||| Piercings, Evangelho e Cultura |||

Piercings estão cada vez mais comuns em nossos dias. Algo que há menos uma década era olhado com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até crianças. Se a sociedade parece estar aceitando esses adereços cada vez com mais naturalidade, os cristãos parecem confusos a respeito. Afinal de contas, a questão da aparência ainda é assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos.
A primeira coisa que precisamos ter em mente quando o assunto é aparência pessoal, é que se trata de algo que muda com o tempo e com o lugar. Usos e costumes estão diretamente ligados à cultura. Basicamente uma cultura é formada por três elementos: cosmovisão (a maneira como o povo vê o mundo), sistema de valores (o que é importante para aquele povo) e normas de conduta (o modo como o povo se comporta, e isso diz respeito tanto à vestimenta, como ao modo de se relacionar com os outros, etc.). Culturas são diferentes de acordo com sua cosmovisão, valores e normas de conduta. Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável (e até louvável) em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África (onde a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo) enquanto que o mesmo é obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal aqui no Brasil, mas pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática evoca idéias de homossexualismo. E por aí vai. Todas essas coisas são formas de expressão cultural. Podem ser um insulto ou algo escandaloso para os de fora (que não fazem parte da cultura), mas não são necessariamente erradas para quem é daquela cultura. O fato é que nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma cultura está acima da outra. João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações (grupos étnicos). Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros que precisam ser transformados pelo Evangelho.
Sendo a aparência pessoal é uma questão de expressão cultural, esta aparência também muda de acordo com a cultura. Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Na Polinésia, os nativos usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Alguns povos usam piercing, brincos e outras formas de alteração do corpo (body modification ou simplesmente bod mod). O problema é que o mundo está ficando pequeno. Estamos nos tornando cada vez mais uma aldeia global. Esta globalização faz com que certos costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, comecem a se tornar moda em todo o mundo. A tatuagem de henna é uma exemplo recente desta realidade. E quem são os responsáveis pelo lançamento da moda em nosso mundo dominado pela MTV e Internet? São os artistas, músicos e cantores. São eles quem fazem a moda. Foram os Beatles que popularizaram os costumes orientais no Ocidente. A popularização do piercing foi em 1993 com o vídeo clip “Cryin”, do Aerosmith, onde Alicia Silverstone apareceu com um piercing no umbigo. Uma banda de rock, uma balada romântica, uma jovem atriz linda. Elementos essenciais para fazer a moda pop ou cultura pop, que nada mais é do que uma mistura de culturas e costumes do mundo pós-moderno.
Leornard Sweet, professor metodista e um dos mais interessantes pensadores cristãos de nossa época, comenta sobre tatuagens e piercings em seu e-book recente The Dawn Mistaken For Dusk. Ele diz que a razão pela qual “bod mod” é o assunto no 1 nas listas de discussões e bate-papos de jovens cristãos com menos de 20 anos nos EUA é que isso faz parte da cultura jovem pós-moderna atual (e quase global), uma cultura onde a imagem é altamente valorizada. A ironia disso tudo é que cirurgias plásticas e implante de silicone são coisas cada vez mais aceitas pelos cristãos modernos. Tem personalidades famosas do mundo evangélico brasileiro com o corpo siliconado. Todavia, como diz Sweet, “Cirurgia plástica é uma forma severa de alteração do corpo. Isto é aceito, mas brincos e tatuagens, não são?”
Na Bíblia lemos a história de Isaque que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus. Penso que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Isaque não teria adorado a Deus em seguida. No livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, não penso que Deus aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos. O texto mais intrigante para mim se encontra em Ezequiel 16, onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.
Uma vez que a Bíblia parece não condenar o uso de piercing, por quê deveríamos nós? Nosso desafio não é condenar, mas orientar as pessoas (principalmente os jovens) para os riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde. A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e “efeitos colaterais” diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem deixar marcas para o resto da vida?
Mais ainda, precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e auto-imagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone nos seios, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.

24 comentários

  1. Em minha opinião não é errado usar adornos pois como Deus mandou em seus mandamentos “amai o próximo como a ti mesmo!” (Se vc não se arruma, não tem uma auto estima alta como vai se amar? Ou amar o próximo?)
    Em questão a tatuagem está bem claro que não devemos fazer em reverência aos mortos ou em sinal de adoração como por exemplo nome de pais , filhos, time, etc!
    Se não fosse permitido por que Deus permitiria João escrever em apocalipse “e na sua coxa está escrito , Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
    Eu não acredito que Jesus tenha escrito de caneta kkk ou se não fosse tatuagem estaria escrito que ele carrega uma faixa com esse dizer!

  2. Oh glórias a Deus
    Os servos e servas de JESUS CRISTO são chamados de cafona s , amém glórias a Deus por isso temos que ser diferentes,no andar falar pensar ,agir, vestir …… Sedes santos em toda a maneira de viver …. Sede santos pq EU sou SANTO .
    Nós temos que ser imitadores de Jesus e Cristo diz a palavra de Deus .
    Nosso corpo é templo e morada do ESPÍRITO SANTO .
    Deus não está preocupado em agradar o ser humano e sim em cumprir a palavra que é a mesma ontem hoje e para todo sempre .
    As pregações duras que ouvi me libertou de todos os vícios drogas bebidas ,maquiagens prostituiçoes, todo tipo de vaidades .
    Me sinto linda natural ,tampando todos meu corpo , Deus me deu um novo coração , cheio de amor uma alma que anseia ser moldada todos os dias pelo SANTO ESPÍRITO de Deus .tudo pra Glória de Deus , pensei que nunca conseguiria largar as vaidades .Tudo pra honra e glória de Deus em nome de JESUS .
    Que o ESPÍRITO SANTO de Deus possa alcançar os corações de cada um de vcs e guia los pela retidão ,pelos caminhos Santos do SENHOR ,pra Glória de Deus.

  3. Gente boa noite com respeito a todos se a bíblia diz porque não aceitar?
    Cristo disse que uma casa dividida nao subsistirá
    Onde estiver o teu tesouro estará teu coração
    Pq os olhos são a candeia do corpo
    O mundo pode brilhar e desfrutar de tudo que Deus Criou mas o cristão não.
    Os rios que circundam o Jardim do EDEN sao cheios de fartas riquezas
    O.proprio querubim da Guarda Real do Jardim era recheado de engastes que são adornos
    E nós como.cristaos temos que ver hj o diabo usar tudo nosso para o mundo disfarçado de pecado pq n se aceita uma realidade ignorada
    Se o ouro o bdelio o jaspe Sardonio Ônix e tantas pedras e adornos preciosos se encontram ate nas portas de entrada na Nova Jerusalém Celestial e tanto Davi Salomão e os povos da Antiga e Nova Aliança celebravam e davam presentes uns aos outros onde esta o nosso coração?
    Por isso que muitas vezes o mundo toma conta de tudo e só há reclamação e enfados pq a quem pertencem não se faz apropriados

  4. Ótimo texto. Somos todos diferentes, temos personalidades diferentes, estilos diferentes, cores diferentes, idiomas diferentes.
    Deus quer que os nossos atos sejam bons.
    1. Amar a Deus sob todas as coisas
    2. Amar ao próximo como a si mesmo
    3. Não julgar

    1. Discordo apenas do “não julgar”.
      não devemos julgar como quem DESCIDE quem será SALVO ou CONDENADO.
      Porque ISSO só cabe aO Juíz de toda a humanidade.
      Porém, JULGAR, é nossa obrigação.
      Pois, só julgando podemo ser juízes do Criador na terra para decidirmos o que comer, o que beber, o que vestir, com quem andar, o que dizer, etc..
      Quando preferimos andar com uma pessoa e não com outra, julgamos.
      Quando fazemos algo e nos damos conta DEPOIS que erramos, julgamos.
      Quando mudamos de assunto por parecer assunto fora dos padrões das boas conversas, julgamos.
      Quando vemos um erro na prática de uma pessoa que diz ser do Criador e a ajudamos a ver isso como erro, julgamos.]
      Julgar é definir se algo é correto ou não. Se algo é bom ou não.

  5. como diz neste texto acima que menciona Ezequiel 16: “O texto mais intrigante para mim se encontra em Ezequiel 16, onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas.”

    1. Li ontem Ezequiel todinho, também fiquei assim me perguntando, então é algo espiritual, pois o SENHOR procura pessoas que adorem em espírito e em verdade, nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo, não precisamos desses costumes mundanos de furar o corpo, tais práticas não são aprovadas por Deus, princos, cordão, pulseiras, pircing, mquiagem, roupas sensuais, esmalte, todo costume de quem está com demônios.. a orelha é pra ouvir coisas que edifica, isso é ser adornada, a boca pra louvar louvores à Deus isso é ser adornada com ouro, os olhos pra ver a palavra de Deus, etc isso é ser adornada com pérolas espiritual…

    2. Isso é simbólico, porque o mesmo Deus que depois condena essas coisas através de Isaias iria aprovar em Ezequiel. Será que se contradiz!, não amigo, Deus é o mesmo, os homens é que inventam vaidade, mas Deus condena, essa passagem de Ezequiel, nosso Deus esta cobrando de Israel o que deus fez com essa nação, era escrava e Deus libertou da escravidão e fez existir com formosura na terra diante das nações (Pois é assim que um homem faz quando encontra uma mulher que lhe encanta, quando ele a ama, ele tira ela da situação que vivia lhe presenteia, fazendo-a formosa); pois depois de formada por Deus, ou melhor, libertada deus a fez grande nação. porém no momento dessa passagem Deus estava cobrando o desprezo de Israel a ELE, apenas isso.
      Infelizmente iremos encontrar na internet muitos céticos como este que escreveu esse texto, querendo que as pessoas aceitem a vaidade desaprovado por Deus em toda a SUA Palavra.

      1. Discordo irmão. Claramente a passagem de Isaías não está condenando o uso dos adornos.
        Quando Deus diz que irá retirar das mulheres pulseiras, colares, brincos, jóias e etc, é como forma de punição. Punição por usar essas coisas e se “envaidecerem”? NÃO! Punição pois todo o Israel estava adorando outros deuses. Junto com essa punição vieram guerras, fome e o exílio.
        Quando ler a Palavra de Deus, não se esqueça do contexto.

  6. Tantas pessoas se comparando com contextos tão distantes geografica e cronologicamente. Muitos tiram os textos dos seus contextos, tempo, época, povo, cultura, costumes… e tentam trazer para nossos dias. E a mensagem mesmo se perde. Sempre encontram justificativas naquilo que lhe convem. Por isso que Jesus falava sobre MT. 23 Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, 2 dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. 3 Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam. 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.
    Se Deus estendeu para quem não era judeu a sua graça, certamente, estendeu para aqueles que não tinham os mesmo costumes da época ( e nem agora). O que Deus quer, através do seu imenso amor revelado por Jesus na cruz, é que façamos sua vontade, e o amemos de todo nosso coração e entendimento. No mais, sejais cheio do Espirito Santos. Liberdade: Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
    Esperança, paz, alegria: 2 Coríntios 3:17 ; Rm 15: 13Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
    Ensino : Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    João 14:26
    Sem confusão: E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
    Romanos 5:5
    Sobre o que devemos falar: Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
    Judas 1:20-21
    E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
    Atos 2:38
    Tem coisas que são do homem, que vc aprende do homem. Mas as coisas de Deus vc só aprende pelo Espirito de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
    1 Coríntios 2:11
    Todos fiquem na paz de Cristo, pela sua graça e misericórdia. Aproveitem esse tempo que ainda nos resta para conserto da vida, mudança de trajetória, endireitamento de suas veredas, reaproximação de Deus, busca do Espirito Santo, porque a hora vem, Maranata, vem Senhor Jesus. O tempo está próximo. É hora de se arrepender e voltar pra Deus. Peça perdão por seus pecados a Deus, diga-Lhe que se arrepende e quer mudar, quer o Reino que Ele oferece, quer ter Comunhão com Ele, ser Seu filho, e aceita seu plano de amor para sua vida, onde Jesus pagou o preço de morte na cruz cuja dívida era sua, e te libertou por amar vc. mas ao 3º dia ressuscitou e assenta-se a direita de Deus, governando com poder e gloria para sempre, portanto o poder da vida e da morte está agora em suas mãos, um plano de salvação pra aqueles que creem e confiam, e agora é sua vez de dizer que crer, confia e aceita, em nome de Jesus.

  7. Quem devia pedir perdão pra Deus e ler bíblia é vc, que claramente é leigo nos assuntos bíblicos ou é igorante demais a ponto de esquecer que JUDAS TRAIU JESUS COM UM BEIJO NA BUCHECHA ( que na época era um sinal de amizade de demonstração de amor, afeto) e aqui no Ocidente é considerado um ato de homosexualismo, assim como as roupas dos homens na época eram, em termos mais leigos pra explicar pra vc, um “vestido longo” . Com certeza a roupa que vc usa hj não é a mesma das daquele tempo, ou seja , elas são resultado da transformação cultural, e obviamente vc não deve achar que é pecado usar uma calça jeans, uma bermuda, OU POR ACASO ACHA ? E se vc ainda tiver duvidando do que tô falando deixa um pouco seu orgulho de lado vá ler EXÔDO 32:1 ao 3 e EZEQUIEL 16: 11 ao 12 . E antes de abrir a boca pra falar pensa, porque Deus te deu um cérebro , então usa por favor . Que Deus te abençoe e te dê sabedoria.

    1. Concordo!este escravo da corrupção está vencido por algum outro pecado, por isso tem dado o seu consentimento ao uso de tatuagem e piercing.
      Mas a nossa cidade (pátria)está no céu, donde também esperamos o salvador;que transformará o nosso corpo abatido para conforme o seu corpo glorificado.. felipenses 3:20-21se somos peregrinos e forasteiros na terra, então a cultura provem do evangelho

    2. Sim, todos os pertences que estavam no corpo das esposas foram retirados para fazer algo que não agrada ao Senhor e, isso não implica na cultura a qual Deus não repreende.

  8. Gostei muito do texto! Parabéns!
    Gostaria também de deixar minha opinião a respeito do texto, como outros queridos irmãos o fizeram.

    Vou citar o mesmo versículo mas com um ponto de vista diferente: ” meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. Não foi falta de fé, falta de zelo, falta de esforço, foi “conhecimento”. A falta do conhecimento de Deus leva o homem à ruína! Vivermos num tempo, como lá no antigo testamento, onde há um desconhecimento generalizado do Senhor a qual muitos dizem servir.

    Hoje, muitas famílias estão destruídas, mulheres andam amarguradas, doentes e loucas. Homens soberbos e egocêntricos, crianças que brincavam na igreja, hoje são jovens afastados do amor de Deus, caindo no lamaçal do pecado. Muitos sem volta!

    Que temos livre arbítrio, sabemos! O próprio Deus, nos deu o poder de escolhas!

    Mas o qual tem sido nossa contribuição para o Reino? Estamos ajuntando ou espalhando? Muitas vezes carregamos ou colocamos uma carga no outro, que não foi Deus quem o fez. Não estou falando de libertinagem, estou falando de termos relacionamento com Cristo, a ponto de entendermos sua palavra. Edificando um ao outro e não trazendo condenação!!

    Deus em sua multiforme sabedoria se revela aos homens para manifestar seu grande amor, perdão, correção e direção.

    Em suma, não vejo problemas em usar piercings, tatuagens, alargador,… Apesar de não tê-los.

    Vale ressaltar que, precisamos respeitar o lugar onde decidimos congregar.
    Pecado é você concordar na frente e falar mal atrás. A verdade é que na igreja, assim como na família,Você não concorda com tudo. Mas, para dar certo é necessário amar, haver respeito, decisão de andar junto e perdoar quem nos feriu na caminhada. Assim é na nossa “família espiritual!”

    Siga as instruções do local onde você decidiu congregar. Se este local não está te fazendo crescer, talvez seja necessário mudar.
    Afinal, como andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
    Você precisa congregar num local onde vai gerar em você um adorador e não um murmurador!!

  9. Peter
    Em primeiro, quem defende todas essas coisa demoníacas, devia pedir perdão ao Deus
    Pois está escrito que quem se justiça pela lei da graça está caido. Cultura, costumes, isso fica ora vcs
    Cambadas de imoral, somos feitos imagem e semelhança de Deus, vai dizer que Deus usa reservem de percing.
    Estamos no novo testamento de nosso senhor Jesus Cristo. O dia em que Deus vos converteres dessses
    Demônios de tatuagem percin e tantas coisas vcs vão saber o que é em devo de Deus altíssimo
    Leiam o novo testamento.

    1. As pessoas ligam tanto pra aparência acha que isso é tudo mais e dentrro como está, será que estamos perdoando quem nos fez mal, será que estamos praticando a verdade e não a mentira…. Quem somos nós quando estamos só? O que a gente olha no celular como está nossa conduta nosso caráter diante de Deus ?? As pessoas se preucupam tanto com aparência e esquece de dentro de si do seu coração da sua conduta

  10. É só eu que vejo uma contradição nas palavras de quem usa passagens isoladas da bíblia como Justificava pra isso ou pra aquilo? Não é só ler, tem que estudar, perguntar, debater e tirar suas próprias conclusões não baseada no que ouvimos, mas no que cremos também.

  11. rudicula discussão, Deus ta preocupado se vc faz o bem, se respeita seu irmão, se vc ama o proximo, tanto faz se vc tem piercing ou não.

    1. Deus leva em consideração sim o que fazemos com nossos corpos. Principalmente a motivação por trás. Não é atoa que Paulo cita que nosso corpo é templo do Espírito Santo e que deve ser conservado puro e santo, pois fomos comprados e já não pertencemos a nós mesmos. Nossos corpos não são nossos para fazermos o que queremos. Além do mais nenhuma parte da Lei foi abdicada, tatuagem continua sendo errada como está em leviticus. Afinal, Jesus mesmo disse que todas as coisas passarão mas nunca a sua palavra. Ele diz que nem mesmo um acento será removido das escrituras e note que Ele não se referiu ao novo testamento pois não existia. Mas sim à Lei e os Profetas. Não, você não vai pro inferno por fazer tatuagens. Não, você não vai pro inferno por usar piercings. No entanto isso não nos libera para o uso, tudo é lícito mas nem tudo convém. O intuito é que sejamos obedientes em tudo, tudo quanto obtivermos conhecimento. E isso é amar a Deus, Obedecê-lo. “Meu povo é destruído por falta de conhecimento” Como diz em Oseias. Por não buscarmos na palavra o que é certo e errado. Ficamos a Mercê da palavra de homens e da cultura. E por isso a igreja está morna e longe de ser a igreja constituída por Cristo e os apóstolos.

      1. Não gosto de contendores usos e costumes ,mas esse versículo de Levítico me deixou curiosa…

        Deixando claro que não sou a favor da libertinagem ,mas devemos nos lembrar que há duas décadas atrás era proibido pelas igrejas pentecostais usar calça jeans por exemplo, e ver televisão que hoje 90% dos cristãos usam ambos e pra isso usavam esses versículos isolados…

        Espero que o versículo de Levítico não seja o que estou pensando ,porque se for estas espalhando os pequeninos por falta de conhecimento básico… Deus nos ajude

  12. No meu ministério, nós mulheres somos privadas dos adereços, calças e maquiagem… Mas algumas irmãs ainda se arriscam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *