Aula nº 07 O Testemunho do Cristão

Texto Áureo:” Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: As coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 5:17.

Introdução

Desde novo convertido, o cristão precisa dar seu testemunho, de forma que o nome de Jesus seja glorificado por seu intermédio. Em alguns casos, é importante escrever o testemunho da conversão, a fim de evitar esquecer fatos importantes, e expressar melhor o que Deus realizou na sua vida.

1- O que deve conter no testemunho pessoal

1.1. Quem era antes de ser salvo

O que fazia o que pensava, por onde andava, e que resultados obtinham com a velha vida de pecados. Ex: Idolatria, Vícios, Insegurança; ou simplesmente, falta de certeza de salvação. Isso não é uma confissão. Não precisa dizer tudo. Sl 40: 2-3.

1.2. Como foi sua conversão

Dizer as circunstâncias; o lugar; a mensagem que ouviu se possível; o que sentiu em sua alma. Mt 11:28-29.

1.3. Quem é agora

Que mudanças ocorreram em sua vida, que transformações experimentaram a certeza de salvação, as novas atitudes. 2Co 5:17.

2- O cristão deve dar bom testemunho em todo o lugar

2.1. Diante dos homens.

a) Vivendo de acordo com a vontade de Deus.

b) anunciando o amor de Deus.

c) Não tendo vergonha de Cristo.

d) Praticando as obras de salvo (não para ser salvo). Mt 5:13-16;  1Pe 3:15.

2.2. No lar, na família.

È lugar difícil de dar testemunho, mas Deus promete salvar a família. At 16:31.

Cuidados a observar:

a) Participe da vida do lar. Se a família reagir negativamente a sua decisão, seja prudente. Não precisa ir a todas as reuniões da igreja, pois sua família poderá ficar preocupada.

b) Seja maior cumpridor de suas obrigações para servir de exemplo e para confiarem no que você vai falar.

c) Seja sincero e humilde, admitido que possa errar.

d) Não discuta, forçando sua opinião aos outros, mas tente convence-los de que está feliz, e que essa mudança é benéfica à família.

e) Não seja impertinente. Espere que surjam oportunidades para testemunhar. Pv 25:11.

f) Ore pelos familiares, confiando que Deus vai operar nos seus corações.

g) Leia a Bíblia e ore pedindo a Deus sabedoria para conquistar sua família para Cristo.

h) Não desista se houver críticas ou incompreensões. Ef 6:1-4.

2.3. No trabalho

O cristão precisa saber que no local de trabalho ele tem que ser exemplar, pois só assim terá a credibilidade dos colegas. Observe seguintes recomendações:

a) Seja leal e verdadeiro.

b) Procure ser amigo de todos, mas não precisa seguir seus passos Sl 1:1.

c) Não seja inoportuno, pregando no horário de trabalho. Saiba aproveitar as oportunidades.

d) Evite discutir perante zombadores.

e) Se Alguém lhe persegue, entregue seu problema a Jesus.

f) Se você é empregado, exerça bem suas atribuições e seja uma bênção para o trabalho. Ef 6:5-7

g) Se é patrão, seja justo e amável para com seus subordinados. Ef 6:9

2.4. Na escola

Lugar muito difícil para permanecer fiel a Deus. O materialismo domina. Não há quase lugar para Deus nas escolas. Por isso você deve adotar os seguintes cuidados:

a) Ore antes de ir á escola.

b) Procure conhecer a Bíblia. 2Pe 3:18

c) Não se irrite com as críticas. Peça graça a Deus. 1Pe 3:15

d) Não se envergonhe diante dos colegas. Distribua folhetos de boa qualidade e convide-os para vir à igreja.

e) Não preque para zombadores. Mt 7:6

f) Sempre que tiver oportunidade, fale de Jesus, com humildade, mas com firmeza.

Exercício

1. O que deve conter no testemunho pessoal?

a) _____________________________________________________

b) _____________________________________________________

c) ______________________________________________________

2. O cristão só deve dar bom testemunho na igreja?

Sim ____Não ____

3. As boas obras são para a salvação?

Sim ____ Não ____

4. Que cuidados devem observar diante da família?

5. Cite três tipos de comportamento que deve haver no trabalho:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________