Deus é testemunha dos votos no altar

Leitura Diária

Malaquias 2.
14 E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.

Reflexão

Na Bíblia, no livro de Malaquias 2:14, encontramos um versículo que fala sobre Deus sendo testemunha dos votos feitos no altar. Esse versículo traz uma mensagem poderosa sobre a importância de honrar nossos compromissos e promessas diante de Deus.

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

A importância dos votos no altar

Quando nos casamos, fazemos votos perante Deus e perante os homens. Esses votos representam um compromisso sério e sagrado que fazemos com nosso cônjuge e com Deus. Ao dizermos “sim” no altar, estamos prometendo amar, respeitar e cuidar um do outro, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe.

Esses votos não devem ser feitos de forma leviana, mas com sinceridade e comprometimento. Deus é testemunha desses votos, e Ele espera que os cumpramos. Quando honramos nossos votos no altar, estamos demonstrando fidelidade não apenas ao nosso cônjuge, mas também a Deus.

A fidelidade de Deus

Deus é fiel em cumprir Suas promessas e Ele espera que sejamos fiéis em cumprir nossos votos. Ele nos deu o exemplo perfeito de fidelidade através de Jesus Cristo, que deu Sua vida por nós na cruz. Assim como Deus é fiel a nós, Ele espera que sejamos fiéis a Ele e aos nossos compromissos.

Quando somos fiéis aos nossos votos no altar, estamos refletindo o caráter de Deus e mostrando ao mundo o Seu amor. A fidelidade conjugal é um testemunho poderoso do amor de Deus em nossas vidas.

Como ser fiel aos votos no altar

Manter a fidelidade aos nossos votos no altar pode ser um desafio, especialmente em meio às dificuldades e tentações da vida. No entanto, existem algumas práticas que podem nos ajudar a permanecer fiéis:

1. Priorize o relacionamento

Coloque seu relacionamento com seu cônjuge em primeiro lugar. Reserve tempo para se conectar emocionalmente, conversar e compartilhar momentos juntos. Invista no seu casamento e faça dele uma prioridade em sua vida.

2. Comunique-se abertamente

A comunicação é fundamental em um casamento. Esteja aberto e honesto com seu cônjuge sobre seus sentimentos, desejos e preocupações. Mantenha linhas de comunicação abertas e resolva problemas juntos.

3. Cultive o perdão

O perdão é essencial para manter a fidelidade aos votos no altar. Nenhum casamento é perfeito e todos nós cometemos erros. Aprenda a perdoar seu cônjuge quando eles errarem e peça perdão quando você errar. O perdão fortalece o relacionamento e permite que vocês sigam em frente juntos.

4. Busque orientação espiritual

Não hesite em buscar orientação espiritual quando enfrentar desafios em seu casamento. Converse com um líder religioso, participe de grupos de casais ou busque aconselhamento matrimonial. A sabedoria e o apoio de outros podem ser inestimáveis em momentos difíceis.

5. Mantenha-se comprometido

Lembre-se do compromisso que você fez no altar e mantenha-se comprometido com seu cônjuge. Mesmo nos momentos difíceis, escolha amar, respeitar e cuidar um do outro. A fidelidade é uma escolha diária e requer esforço, mas os frutos dessa fidelidade são uma vida matrimonial plena e abençoada.

Deus é testemunha dos votos feitos no altar e espera que sejamos fiéis a esses compromissos. Honrar nossos votos é uma expressão de amor a Deus e ao nosso cônjuge. Mesmo diante das dificuldades, podemos buscar a fidelidade, confiando na fidelidade de Deus e seguindo Seu exemplo.

Que possamos sempre lembrar da importância dos votos no altar e buscar ser fiéis em nossos casamentos, refletindo o amor de Deus ao mundo.