DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO

O antigo testamento como Lei foi substituído pelo Novo Testamento . Foi Deus quem fez isso. A Lei teve seu papel importante . Ela guardou os crentes do AT até que chegasse “a fé que se havia de manifestar “, ou seja a fé em Cristo. Gálatas 3. 22-23. Ela serviu de AIO “para nós conduzir a Cristo para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que A FÉ (Cristo) veio , já não estamos debaixo do AIO (a Lei). (Gl 3.24-25).
Quanto ao dízimo , não foi instituído pela Lei. Foi iniciativa de Abraão , que deu o dízimo de tudo a Melquizedeque, em gratidão pela vitória contra os inimigos Gn 14. 14-20).
Com o passar do tempo, Deus se agradou daquele ato , de gratidão através do dízimo, e incluiu na Lei.
1. O dízimo é do Senhor (Lv 27.30);
2. O dízimo expressa gratidão. Jaco deu o dízimo de tudo. (Gn 28.12);
3. Era para sustento dos sacerdotes e levitas. (Nm 18.21, 24, 30);
4. Os levitas pagavam o dízimo dos dízimos (Nm 18.26);
5. O dízimo também era para ajudar os órfãos e as viúvas (Dt 26.12).
6. O dízimo era mandamento do Senhor ( Dt 14.22; Ml 3.10,11. . Era nos profetas menores . Mas Deus valorizou o dízimo).
7. Deus repreendeu Israel por não trazer os dízimos . Considerou roubo nacional (Ml 3. 8

Tudo isso no AT. Mas nem tudo na Lei.

NO NOVO TESTAMENTO – não foi abolido o dízimo .1. Jesus não aboliu a Lei. Mas trouxe nova maneira de cumpri-la . Mateus 5-7 , sermão do Monte mostra isso.
2. JESUS MANDOU DAR O DÍZIMO . Os fariseus eram rigorosos em exigir o cumprimento da Lei. Davam o dízimo até das pequenas coisas: da venda da hortelã, do endro e do cominho. Mas eram hipocritas. Desprezavam o juízo, a misericórdia e a fé .Jesus disse: “deveis , porém , fazer estas coisas (a misericórdia , o juízo e a fé) e NÃO OMITIR AQUELAS”. Quais coisas?
DAR O DÍZIMO ATÉ DOS PEQUENOS GANHOS. E isso que diz Mateus 23.23.
3. O escritor aos hebreus faz referência a entrega dos dízimos por Abraão a Melquizedeque (Hb 7.5,9).
4. O dízimo era para sustento dos sacerdotes e levitas. Para que se dedicassem ao altar .
E hoje : pastores e obreiros em tempo integral ? Não precisam de sustento ? Se trabalham em tempo integral? Claro que precisam.
. Diz Paulo: “não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que estão de contínuo estão junto do altar, participam do altar ? Assim também ORDENOU O SENHOR aos que anunciam o evangelho, que VIVAM DO EVANGELHO “ (1 Co 9.14).
5. O dízimo era para ajudar os órfãos e as viúvas . Hoje não precisa? Sim , há muitos necessitados na casa do Senhor. Cuidar dos órfãos e das viúvas faz parte da verdadeira religião (Tg 1.27).
6. Na Assembleia de Deus, no Rio Grande do Norte, o Estatuto prescreve que , além dos requisitos bíblicos para consagrar obreiro, o mesmo deve ser fiel, na entrega dos dízimos . Não pode exercer cargo ou função se não for dizimista.

CONCLUSÃO
Assim, entregar o dízimo é por gratidão e não por obrigação . Quem não quer dar não creio que perde a salvação. Mas perde as bênçãos prometidas por Deus para quem traz os dízimos a casa do Tesouro, para manutenção da sua casa. Deus promete abrir as janelas dos céus e derramar maior abundância e promete repreender o devorador , a doença , o acidente , o assalto, etc. (Ml 3.10,11). Eu sou dizimista Fiel é entusiasta do dízimo .
Nunca me faltou nada. Deus tem multiplicado minhas rendas de forma que eu nunca imaginei. Nada perco por ajudar a obra do Senhor com dízimos e ofertas. Questão de fé, de gratidão e de amor.

por: Pr. Elinaldo Renovato de Lima