LIÇÃO 02 – SABEDORIA, PROTEÇÃO E CONFIANÇA

Jovens 4° trimestre 2024
 
13 de outubro de 2024
 
 
TEXTO PRINCIPAL
“Então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçarás no teu pé. Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.” (Pv 3.23,24)

RESUMO DA LIÇÃO
Quem cultiva a sabedoria bíblica no coração desfruta de proteção e confiança na vida cristã.

LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Tg 3.17 A sabedoria do alto
TERÇA – Pv 2.11 Sabedoria: aplicando o conhecimento divino
QUARTA – 2Co 13.11 A sabedoria do alto nos amadurece na fé
QUINTA – Pv 1.7 O temor ao Senhor e a sabedoria
SEXTA – SL 119.11 Guardar a Palavra de Deus é sabedoria
SÁBADO – Dn 3.17,18 Sabedoria e confiança em Deus

OBJETIVOS
MOSTRAR que a sabedoria é um escudo protetor:
COMPREENDER que a sabedoria está relacionada com a maturidade cristã:
REFLETIR a respeito da sabedoria como fonte de vida e, proteção e confiança.

INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), na lição deste domingo, estudaremos o fruto da sabedoria divina manifestado na vida do crente, veremos que esse fruto nos faz crentes maduros. Uma vez maduros, adquirimos maior discernimento dos tempos e das escolhas. Por isso, no decorrer da lição, enfatize que quando temos a sabedoria em nosso coração, encontramos confiança e segurança em Deus. Mas como alcançar a sabedoria bíblica? Aplicando a verdade lida nas Escrituras Sagradas em nosso dia a dia. E por esse motivo que, no final. do Sermão do Monte, o Senhor Jesus concluiu: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24). Quem edifica a sua vida na meditação e na prática das Escrituras Sagradas tem a sua vida segura e protegida em Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), inicie a lição pedindo que os alunos citem os nomes de algumas pessoas chamadas sábias na Bíblia, Em seguida apresente o quadro abaixo e mostre aos alunos como essas pessoas demonstraram a sabedoria divina.

Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 837.

 

TEXTO BÍBLICO
Provérbios 2.1-11; 3.21-26
Provérbios 2

1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos.
2 Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento.
3 E, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares.
5 Então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
6 Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos: escudo é para os que caminham na sinceridade.
8 Para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos.
9 Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas.
10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.
11 O bom isso te guardará, e a inteligência te conservará.
Provérbios 3
21 Filho meu, não se apartem destas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.
22 Porque serão vida para a tua alma e graça, para o teu pescoço.
23 Então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçarás o teu pé.
24 Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.
25 Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier.
26 Porque o Senhor será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos.

INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o fruto da sabedoria divina manifestado na vida de quem a busca como a proteção e a confiança na vida espiritual e moral. Veremos que essa sabedoria desenvolve a maturidade cristã dentro de nós. Uma vez que desenvolvemos a maturidade a partir do temor do Senhor, por meio dele também adquirimos maior discernimento dos tempos e das escolhas. Então, temos a sabedoria em nosso coração, confiança e segurança em Deus.

I- SABEDORIA COMO ESCUDO PROTETOR

1- A estrutura do capítulo 2. Os quatro primeiros versículos do segundo capítulo de Provérbios apresentam a conjunção “se’. Esta traz a ideia de condição: “se aceitares”, “se clamares”, “se como a prata”. Esses versículos expressam que, para adquirir sabedoria, é preciso “aceitá-la”, “clamar por ela” e “buscá-la”. A ideia aqui é esforço mesmo, ‘correr atrás’ da sabedoria. Quando isso acontecer, colheremos resultados. Atente para a conjunção no versículo cinco: “Então”. Esta conjunção aparece como conclusão lógica, o resultado da busca e do esforço pela sabedoria. Aqui, duas seções mostram esses resultados: os versículos 5-8 (“entenderas” e “acharás” sabedoria) e 9-11 (entenderas justiça, juízo, equidade e boas veredas). Já os versículos 12-19 descrevem as bênçãos provenientes de ter alcançado a sabedoria: o leitor receberá livramento do mal caminho e da sedução da mulher estranha, Finalmente, os versículos 20-22 concluem o propósito do capítulo. Resumindo; os versículos 1-4 trazem a condição para encontrar a sabedoria, os versículos 5-9 mostram as bênçãos da sabedoria, os versículos 11-19 descrevem essas bênçãos e os versículos 20-22 concluem o capítulo.
2- A sabedoria como escudo. Os que buscam perseverantemente a sabedoria, entenderão que o temor do Senhor é um estilo de vida reta, Esse estilo faz com que o Senhor se mostra como um escudo de quem busca a sabedoria (v.7). De acordo com essa sabedoria, o leitor de Provérbios desenvolve plena consciência da “retidão” que, segundo estudiosos, corresponde a instrução ética de Deus (conforme a palavra hebraica yoshoi; bem como a “sinceridade” que revela um caráter de quem é genuíno e confiável, A vida de retidão e sinceridade como consequência de quem se torna sábio em Deus carrega consigo uma virtude protetora que vem do alto e que nos permite discernir tudo o que agrada a Deus daquilo que não o agrada (Tg 3.17), Nesse sentido, os nossos passos estarão seguros espiritual e moralmente.
3- Sabedoria no coração. “Porquanto a sabedoria entrará no teu coração” (v.ro). Uma bênção gloriosa para quem busca a sabedoria! Aqui é importante meditar a respeito da palavra “coração”. Diferentemente do Ocidente em que se vê o cérebro como o centro do ser humano, na sabedoria bíblica o centro do ser humano e o coração, cujo significado hebraico é muito mais amplo do que em nossa língua. Na sabedoria bíblica, coração engloba intelecto, moralidade e emoção, ou poderíamos dizer também que conglomera pensamento, sentimento e vontade (Gn 6.5; Dt 4.9: 2 Sm 7.3). Estudaremos mais detalhadamente sobre o coração na próxima lição. Entretanto, é importante estarmos bem conscientes de que o equilíbrio da nossa vida espiritual só é possível quando o Espírito Santo moldar, trabalhar e desenvolver o nosso coração, ou seja, quando o nosso pensamento, sentimento e vontade estiverem plenamente coerentes e ordenados com a vontade de Deus (Mc 12.30). Assim, o “bom siso” nos guardará, pois teremos a capacidade de pensar bem de acordo com a Palavra de Deus; a “inteligência” nos protegerá, isto e, teremos a capacidade de aplicar o conhecimento divino a ação concreta de nossa vida (Pv 2.11). Nesse sentido, o nosso pensamento, submisso a Palavra de Deus, ordenara os nossos sentimentos e, consequentemente, nossos comportamentos revelarão que o nosso ser interior e plenamente dominado pelo Espírito Santo (Rm 12.2). Assim, o nosso coração estará integralmente alinhado com a vontade de Deus.

PENSE! 

Como é possível viver em segurança?

PONTO IMPORTANTE! 
Guardando nossos pensamentos, sentimentos e vontade em Deus.

SUBSÍDIO 1
Professor(a), converse com seus alunos e incentive-os a lerem o livro de Provérbios. Diga que “o livro de Provérbios tem trinta e um capítulos, o que o torna adequado para uma leitura completa durante um mês. Eles podem ler um capítulo por dia, em um mês. Não há nele linguagem ininteligível, nem uma teologia complexa a decifrar, nem teorias abstratas a desvendar. O livro de Provérbios é uma mensagem direta para todos nós, que vivemos vidas imperfeitas, no planeta Terra. Além disso, uma vez que Salomão declarou que os seus textos foram registrados para nos ajudar a “conhecer a sabedoria’, sugerimos que os tomemos e colhamos novas dimensões de sabedoria, sentados aos seus pés Que seus alunos e você leiam o livro de Provérbios, de forma regular e frequentemente, mas não se limite a rever a informação. Aplique os princípios e observe o seu impacto em sua vida, à medida que os põe em prática. E, o mais importante, leia em oração. Peça que Deus lhe revele os mistérios por meio do ministério do seu Espírito Santo. Peça que Ele se revele a você. À medida que descobre a sua própria iniquidade, os seus defeitos e as suas necessidades espirituais, peça a orientação e a cura que vem dEle. À medida que o tempo passa e o Espírito de Deus aplica a Palavra dEle a sua vida, você se tornará cada vez mais sábio.’ (Adaptado de SWINDOLL. Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 834)

II – A SABEDORIA COMO MATURIDADE CRISTÃ

1- A Estrutura do capítulo 3. O terceiro capítulo é uma continuação do resultado da sabedoria revelada no segundo capítulo, Este mostra que um coração dominado pela sabedoria de Deus traz estabilidade moral, enquanto o capítulo 3 mostra que um coração dominado pela sabedoria divina desfruta verdadeira felicidade e segurança. Por isso, o capítulo 3 está estruturado em três discursos: Os versículos 1 a 10 dizem respeito à dedicação ao Senhor; os versículos 11 a 20 relatam a verdadeira felicidade de confiar no Senhor; os versículos 20 a 35 mostram a segurança na vida com Deus. É importante destacar que cada um dos discursos vem acompanhado da expressão “Filho meu”. Essa expressão evoca proximidade, o desejo de que o ensino sagrado seja ouvido, compreendido e aplicado pelo discípulo leitor. Aqui, nos deteremos no terceiro discurso, mais especificamente os versículos 21-26, em que a segurança em Deus revela a estabilidade da maturidade do leitor. Isso mesmo. É desejo do Altíssimo que o(a) jovem cristão(ã) amadureça emocional e espiritualmente para viver uma vida segura nEle.
2- Sabedoria como maturidade cristã. Os versículos 21 e 22 mostram que o “bom siso” e a verdadeira sabedoria trazem clareza, discernimento e experiência. Essa sabedoria está ancorada em Deus, no temor do Senhor Pv 1.7. Quando estamos firmados em Deus, Ele nos faz discernir melhor o caminho que trilhamos. Por isso, a sabedoria divina traz vida em plenitude, Ao Longo da Lição, você verá que a maturidade se revela na maneira como lidamos nas ações práticas no dia a dia de nossas vidas. O apóstolo Paulo, em uma de suas Epístola, traz um exemplo muito interessante da maturidade: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (1 Co 13.11 ). Não por acaso, o apóstolo dos gentios mostra o quanto o nosso Senhor está interessado no desenvolvimento de nossa maturidade cristã, concedendo os dons ministeriais com o claro propósito de aperfeiçoamento, crescimento e edificação espiritual. (Ef 4.11-16)
3- A sabedoria que gera confiança. Quem é sábio e tem bom siso, então “andarás com confiança no caminho” (Pv 3.23). Essa confiança só é possível tendo Deus como centro da vida, então, “deitaremos e não temeremos” (v. 24)’, o Senhor será a nossa esperança (v. 26). O texto ensina que enquanto o caminho do ímpio e de destruição: os que guardam e buscam a sabedoria divina têm um caminho de confiança, tanto de dia quanto de noite, o Senhor nos guardará, os protegerá. Desse modo, a confiança se mostra como um elemento fundamental na perseverança cristã. Ao longo da nossa jornada encontraremos diversos obstáculos e, até mesmo, armadilhas. Contudo, o livro de Provérbios nos exorta. “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (Pv 3.5). Há um hino da nossa Harpa Cristã que diz’. “Quando tudo perante o Senhor estiver / E todo o teu ser Ele controlar / Só então hás de ver que o Senhor tem poder,/ Quando tudo deixares no altar”. Isso é a confiança proveniente da sabedoria bíblica.

PENSE! 

O que a sabedoria bíblica gera em nós?

PONTO IMPORTANTE! 
Maturidade espiritual e confiança em Deus.

SUBSÍDIO 2
Professor(a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: “E mais fácil adquirir sabedoria ou conhecimento (informação)?” “Quais os benefícios de adquirir a sabedoria de acordo com o primeiro tópico da lição?” Ouça os alunos com atenção e explique que é “fácil adquirir conhecimento, mas como é difícil e doloroso o processo de obter sabedoria, O homem transmite conhecimento. Deus dá sabedoria, o conhecimento nos vem com a educação, seja absorvendo o que os mais educados têm a dizer, seja simplesmente reunindo informações aqui e ali, no caminho da vida. Mas e quanto a sabedoria que vem do alto? Como você já sabe, não há curso, não há escola, não há banco de dados na Terra onde possamos acessar a sabedoria, E, diferentemente do conhecimento, que pode ser avaliado em análises objetivas, quantificado por exames e certificado por diplomas, a sabedoria desafia a mensuração, ela e muito mais subjetiva, requer mais tempo para sua aquisição, e tem muito a ver com a nossa atitude. Uma pessoa pode adquirir conhecimento, e ainda assim estar distante do Deus vivo, Mas os que são sábios conhecem o Senhor Deus, pela fé no seu Filho, Jesus Cristo, e também o consideram com reverência e respeito, O ‘temor do Senhor’ ainda é o princípio da sabedoria, bem como o mais fiel. indicador da sua presença na vida de uma pessoa.” Conclua o tópico enfatizando que a sabedoria é como um escudo protetor que traz paz e segurança ao nosso coração.
(Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios, Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 834)

III – SABEDORIA, VIDA PROTEGIDA E CONFIANÇA

1– Busque a sabedoria bíblica. No início da lição, estudamos sobre a necessidade de buscar a sabedoria em Provérbios 2. Do ponto de vista concreto, a sabedoria que vem do alto está revelada na Palavra de Deus, na Bíblia. Isso significa que uma das condições fundamentais para se tornar sábio é buscar a sabedoria bíblica. É preciso ler a Bíblia, entendê-la e aplicá-la ao coração. O salmista escreve: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119.11). A palavra “esconder” tem a ver com uma leitura de qualidade que passa pelo pensamento, sentimento e chega à vontade. A memorização das Escrituras, nesse caso, torna-se natural e importante. Mas para completar este ciclo, a Palavra de Deus deve ser aplicada a nossa vida. Uma vez cultivada em nosso coração e aplicada a vida, o temor ao Senhor se instala dentro de nós. Esse temor ao Senhor é o primeiro estágio para uma vida de sabedoria. Por isso, leia a Palavra de Deus. Medite na Palavra de Deus. Aplique a Palavra de Deus a sua vida.
2- Vida protegida num mundo de perigo. Vivemos em um mundo de muitos perigos. Por causa disso, não são poucas as pessoas que desenvolvem fobias sociais, transtornos de pânico e diversas outras patologias. Em muitos lugares, a vida está marcada pelo medo, Contudo, como cristãos, não podemos nos esquecer das palavras apostólicas: “No amor, não há temor; antes, o perfeito amor lança fora o temor” (1 Jo 4.18), Quando meditamos na Palavra de Deus, somos conscientizados do perfeito amor divino por nós, de modo que nem a morte nem a vida podem nos separar desse amor gracioso, um amor que nos alcançou maravilhosamente (Rm 8.38,39). Assim, a verdadeira consciência do amor de Deus, proveniente da revelação bíblica, traz para nós segurança e equilíbrio. Então, estamos livres para ser instrumentos de amor para que Deus se revele aos outros. Por isso, andamos em confiança, sem medo de um mundo perigoso.
3- Confie, mesmo estando em um mundo de incertezas. Como fruto do desenvolvimento do pensamento crítico no mundo moderno, um fenômeno é cada vez mais comum em nossa sociedade, o culto à dúvida, a incerteza. Duvidar parece ter ganho hoje o status de intelectualidade. Daí nasce o desejo de muitos em desconstruir a fé, os fundamentos e os valores do outro, Essa é uma parte do retrato do que sociólogos chamam de pós-modernismo ou modernidade líquida. Nesse contexto de pensamento moderno, o questionamento tornou-se um ídolo, Mas como vimos, nesta lição, a sabedoria bíblica, a que vem do alto, nos traz confiança, uma fé consolidada na revelação de Deus em nossa experiência com Ele. E aquela confiança e certeza dos jovens amigos de Daniel que, mesmo num mundo de relativização religiosa, eles estavam dotados de sabedoria bíblica, não deixaram de expressar uma confiança objetiva: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, e que nos pode livrar; ele nos [livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei, E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dn 3.17,18).

PENSE! 

Por onde posso começar a buscar a sabedoria?

PONTO IMPORTANTE! 
A sabedoria bíblica deve ser buscada na Bíblia. Esta cultivar em nós o temor do Senhor.

CONCLUSÃO
A sabedoria bíblica é adquirida apenas pela leitura, nem somente pela memorização da Bíblia. Sim, é preciso ler, memorizar e, como consequência natural, e mais importante, é preciso aplicar a verdade Lida e memorizada. Ao final do Sermão do Monte, o Senhor Jesus concluiu: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24). Quem edifica a sua vida na meditação e na prática das Escrituras Sagradas tem a sua vida segura e protegida em Deus.

HORA DA REVISÃO
1- Como podemos resumir o segundo capítulo de Provérbios?
Os versículos 1-4 trazem – a condição para encontrar a sabedoria, os versículos 5-9 mostram as bênçãos da sabedoria, os versículos 11-19 descrevem essas bençãos e os versículos 2o-22 concluem o capítulo.

2- O que o coração engloba na sabedoria bíblica?
Na sabedoria bíblica, o coração engloba intelecto, moralidade e emoção, pensamento, sentimento e vontade

3- Segundo a lição, o que a expressão “Filho meu” evoca?
Essa expressão evoca proximidade, o desejo de que o ensino sagrado seja ouvido, compreendido e aplicado pelo discípulo- Leitor

4- Onde a sabedoria do alto se encontra?
Do ponto de vista concreto, a sabedoria que vem do alto está revelada na Palavra de Deus, na Bíblia

5- Além de ler e memorizar, qual é o outro elemento importante para fechar o ciclo a fim de esconder a Palavra de Deus no coração?
Para completar este ciclo, a Palavra de Deus deve ser aplicada a nossa vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *