Adultos 1° Trimestre De 2025
2 de Março de 2025
TEXTO ÁUREO
“Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 Co 3.17- NAA)
VERDADE PRÁTICA
É necessário primeiro conhecer a verdadeira identidade do Espírito Santo, à luz da Bíblia, para então poder defendê-la.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 104.30 O Espírito Santo preserva e mantém todas as coisas criadas
Terça – Mt 28.19 O Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho
Quarta – 1 Co 2.10 O Espírito Santo penetra todas as coisas até as profundezas de Deus
Quinta – 1 Co 3.16 O Espírito Santo é Deus, esse mesmo Espírito habita em nós
Sexta – Tt 3.5 O Espírito Santo regenera o pecador
Sábado – 2 Pe 1.21 O Espírito Santo falou por meio dos profetas e apóstolos
Hinos Sugeridos: da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 14.16, 17, 26; 16.7-14
João 14
16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 – o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16
7-Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
9-do pecado, porque não crêem em mim;
10 – da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11-e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 – Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
14- Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Nesta lição, temos o propósito de apresentar o Santo Espírito de acordo como está revelado na Palavra de Deus, bem como pontuar sua deidade, atributos e obras. Em seguida, veremos como, ao longo da história, algumas heresias em relação ao Espírito Santo se levantaram contra o ensino ortodoxo. Finalmente, veremos como essas heresias se apresentam atualmente.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Mostrar o Espírito Santo como o Consolador;
II) Correlacionar a deidade, os atributos e a obra do Espírito Santo;
III) Identificar as heresias antigas e as formas como elas se apresentam atualmente.
B) Motivação: O Espírito Santo é Deus. Para nós, de tradição cristã pentecostal, é indispensável o conhecimento e, ao mesmo tempo, a experimentação de uma vida guiada e dominada pelo Santo Espírito. Ter uma boa compreensão doutrinária a respeito da natureza do Espírito é fundamental para o cultivo de uma vida dependente de Deus.
C) Sugestão de Método: Inicie a aula desta semana relembrando a grande promessa que Jesus fez durante o seu ministério terreno e que se cumpriu em Pentecostes conforme nos informa Atos 2: a chegada do Espírito Santo. Leia com a classe o texto de Isaías 61.1. Diga que o Senhor Jesus foi ungido por esse mesmo Espírito para desenvolver o seu ministério na Terra (Lc 3.21,2). Esse mesmo Espírito nos capacita para desenvolvermos toda e qualquer obra para o Reino de Deus. O Espírito Santo opera em nós e por meio de nós.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Não podemos dar ouvidos a nenhum ensino que enfraqueça a personalidade do Espírito Santo, seu caráter capacitador, bem como sua obra regeneradora e santificadora. A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o divino Espírito Santo, foi-nos dado pelo Filho para nos guiar, consolar e capacitar.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.40, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “Cremos no Espírito Santo”, logo após o primeiro tópico, aprofunda a identidade do Espírito Santo;
2) O texto “O Divino Espírito Santo”, ao final do segundo tópico, aprofunda o assunto a respeito da deidade e atributos do Espírito Santo tal qual revelados na Bíblia, a Palavra de Deus.
INTRODUÇÃO
A identidade do Espírito Santo é revelada nas Escrituras desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. É fato que a Igreja desde os dias apostólicos o reconhecia como Deus igual ao Pai e ao Filho. Essa deidade absoluta do Espírito Santo é revelada de maneira direta, nos seus atributos divinos e nas suas obras e funções pertencentes a Deus. Todos nós precisamos estudar e conhecer essa verdade bíblica, pois desde a antiguidade existem heresias sobre a Terceira Pessoa da Trindade. É sobre isso que vamos estudar na presente lição.
Palavra-Chave: Espírito Santo
I- O CONSOLADOR
1- O outro Consolador (14.16). Jesus disse aos seus discípulos que estava voltando para o Pai, mas que continuaria cuidando da Igreja, pelo seu Espírito Santo, seu Paracleto, alguém como Ele, que teria o mesmo poder para preservar o seu povo. A palavra “outro”, nesta passagem é, no grego, allos, e significa “outro”, da mesma natureza, mesma espécie e mesma qualidade. Se o Espírito fosse uma força ativa, impessoal, conforme o ensino equivocado das Testemunhas de Jeová, a palavra correta para “outro” seria heteros, que significa: “outro do usual, diferente”. O Dicionário Vine afirma: “O termo allos expressa uma diferença numérica e denota ‘outro do mesmo tipo’; o termo heteros expressa uma diferença qualitativa e denota ‘outro de tipo diferente’. Cristo prometeu enviar ‘outro Consolador’ allos, ‘outro como Ele’, não héteros (Jo 14.16)”.
2- O Paracleto (16.7).
3- Seu uso no Novo Testamento.
SINOPSE I
O Espírito Santo é o nosso Consolador, o nosso auxiliador de todos os momentos da vida.
AUXÍLIO DOUTRINÁRIO
CREMOS NO ESPÍRITO SANTO
“Cremos, professamos e ensinamos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, Deus igual ao Pai e ao Filho: ‘Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’ (Mt 28.19). O Espírito Santo é da mesma substância, da mesma espécie, de mesmo poder e glória do Pai e do Filho, pois é chamado de outro Consolador: ‘E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre’ (Jo 14.16). O Espírito Santo não é uma parte da Divindade, mas, sim, Deus em toda a sua plenitude e, por isso mesmo, é incriado, autoexistente e absolutamente autônomo: ‘o Espírito que provém de Deus’ (1 Co 2.12), como havia declarado o Credo de Atanásio: ‘Tal como é o Pai, tal é o Filho e tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho incriado, e o Espírito Santo incriado… não há três incriados, mas um só incriado’. Ele é o Espírito eterno e existe por si mesmo. Ele pertence à mesma essência e substância indivisível e eterna do Pai e do Filho. Os homens e os anjos foram criados e dependem do Criador, mas Ele, o Espírito Santo, não depende de nada, pois Ele é o Senhor: ‘o Senhor é o Espírito’ (2 Co 3.17 ARA)”. […] Declaramos e ensinamos a deidade absoluta do Espírito Santo” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.67,68).
II – SUA DEIDADE, ATRIBUTOS E OBRAS
1- Sua deidade. A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira que os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo Testamento como no Novo. O Espírito Santo é Javé na vida de Sansão: “o Espírito do Senhor possantemente se apossou dele” (Jz 15.14); no entanto, na sequência, lemos que depois de traído por Dalila, Sansão “(…) não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Jz 16.20). Assim, tanto o Espírito de Javé e Javé, ou seja, o Espírito do Senhor e o Senhor são nomes divinos usados alternadamente. Fica claro, no Antigo Testamento, que o Espírito Santo é o próprio Deus. Esse tipo de linguagem na Bíblia mostra que Ele é Javé. Compare Êxodo 17.7 com Hebreus 3.7-9; Deus de Israel (2 Sm 23.2,3). Essa forma de apresentação é frequente na Bíblia (At 5.3, 4; 1 Co 3.16; 2 Co 3.16-18).
2- Seus atributos.
3- Suas obras.
SINOPSE II
A Bíblia revela a deidade do Espírito Santo por meio de 11 seus atributos e obras.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
O DIVINO ESPÍRITO SANTO
“O divino Consolador tem pleno poder sobre todas as coisas. Ele tem poder próprio. É dEle que flui a vida, em suas dimensões e sentidos bem como o poder de Deus (Sl 104.30; Ef 3.16). Isso é uma evidência da deidade do Espírito Santo. Ele tem autoridade e poder inerentes, como vemos em toda a Bíblia […]. Em 1 Coríntios 2.4, na única referência (no original) em que aparece o termo traduzido por ‘demonstração do Espírito Santo’, designa-se literalmente uma demonstração operacional, prática e imediata na mente e na vida dos ouvintes do evangelho de Cristo. E isso ocorre pela poderosa ação persuasiva e convincente do Espírito, cujos efeitos transformadores foram visíveis e incontestáveis na vida dos ouvintes de então, confirmando o evangelho pregado pelo apóstolo Paulo (1Co 2.4,5)” (GILBERTO, Antônio. Teologia Sistemática Pentecostal. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.175).
III – HERESIAS ANTIGAS E NOVAS
1- As primeiras heresias. Não havia consenso sobre o Espírito Santo no Oriente nas primeiras décadas depois do Concílio de Niceia. Havia diversas interpretações.
a) Os arianistas. Ário considerava também o Espírito Santo como criatura, embora esse tema tivesse fora das discussões na época, pois o foco dos debates estava no Filho. Eunômio, um dos arianistas mais radicais, considerava o Espírito Santo como a mais nobre das criaturas produzidas pelo Filho a pedido do Pai, dizia que “o Filho é o criador do Espírito”.
b) Tropicianos. Eram uma seita do Egito, cujo nome vem de tropos, “figura”. Atanásio assim o denominou por causa da exegese figurada deles, diziam ser o Espírito Santo um anjo e uma criatura.
c) Pneumatomacianos. Surgiram depois dos tropicianos. O termo pneu- matomachoi vem de pneuma, “espírito”, e machomai, “falar mal, contra”, eram os “opositores do Espírito”. Eustáquio de Sebaste (300-380) foi o principal defensor dessa heresia, o movimento negava a divindade do Espírito Santo.
2- As heresias na atualidade.
3- O Espírito Santo em outras religiões.
a) Uma crença estranha. Os intelectuais da religião islâmica, por exemplo, se apegam às palavras do Alcorão atribuídas a Jesus: “sou para vós o Mensageiro de Allah, para confirmar a Tora, que havia antes de mim, e anunciar um Mensageiro, que virá depois de mim, cujo nome é Ahmad” (61.6). Eles interpretam essa passagem corânica como cumprimento da promessa que Jesus fez sobre a vinda do Consolador, do Paracleto. Eles confundem a palavra grega periclytós, “renomado ao redor, ilustre”, com paraklētos (Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7). Assim, concluem equivocamente que Maomé é o Consolador prometido por Jesus. Convém lembrar que periklytós não é uma palavra bíblica, não aparece em lugar algum da Bíblia Sagrada, nem no Novo Testamento grego e nem na Septuaginta.
b) Resposta bíblica. Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (Jo 14.26). A promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre, pelos séculos dos séculos. Jesus disse também que o Consolador “habita convosco e estará em vós” (Jo 14.17) e que, “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim” (Jo 15.26). Assim, o Espírito Santo testifica de Cristo, o nosso Senhor.
SINOPSE III
Os arianistas, tropicianos e pneumatomacianos procuraram enfraquecer ou subverter o ensino ortodoxo a respeito do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Vimos que a deidade e a personalidade do Espírito Santo estão presentes em toda a Bíblia de maneira abundante e tem sido crença da Igreja desde o princípio, por isso a relevância da defesa dessa doutrina. O Consolador é enviado pelo Pai, em nome de Jesus, para ensinar os discípulos e fazer lembrar de tudo o que o Filho ensinou e para testificar dEle. Não é possível uma força ativa e impessoal ser enviada em nome de alguém tendo tais atributos.
REVISANDO O CONTEÚDO
1- A quem mais o nome “Paracleto” é aplicado nas Escrituras além do Espírito Santo?
Além dEle o nome é aplicado ao Senhor Jesus e traduzido por “Advogado” (1 Jo 2.1).
A divindade do Espírito Santo é revelada na Bíblia de maneira que os nomes Deus e Espírito Santo aparecem sempre de forma alternada, tanto no Antigo Testamento como no Novo.
Os arianistas, tropicianos e pneumatomacianos.
As Testemunhas de Jeová.
Jesus disse que o Consolador é o próprio Espírito Santo (Jo 14.26). A promessa do Senhor Jesus é “para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Trata-se de um ser que não morre, mas sim que vive para sempre.