Leitura Diária
Provérbios 6..
1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,
2 E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca;
3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
4 Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.
Entendendo o significado de ser fiador
Ser fiador de alguém é assumir a responsabilidade de garantir o cumprimento de uma obrigação por parte de outra pessoa. Isso significa que, caso o devedor não cumpra com o compromisso, o fiador será acionado para arcar com a dívida.
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Os riscos de ser fiador
Provérbios 6.1-4 adverte sobre os riscos de se comprometer como fiador. Ao assumir essa posição, a pessoa coloca em jogo não apenas sua reputação, mas também seus recursos financeiros e sua estabilidade emocional. O fiador fica sujeito a inúmeros problemas caso o devedor não cumpra com suas obrigações, o que pode resultar em conflitos interpessoais e até mesmo em processos judiciais.
A sabedoria em evitar ser fiador
A sabedoria contida em Provérbios 6.1-4 nos orienta a evitar a posição de fiador, a menos que estejamos dispostos a arcar com as possíveis consequências. É importante considerar que, muitas vezes, a generosidade em ajudar alguém financeiramente pode se transformar em um fardo difícil de suportar. Portanto, é fundamental avaliar cuidadosamente os riscos e as consequências antes de assumir tal compromisso.