Leitura Diária Mateus 7
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Neste texto, Jesus nos alerta sobre o perigo dos falsos profetas, que se apresentam como ovelhas, mas são lobos devoradores. Eles usam de engano e hipocrisia para seduzir as pessoas e desviá-las do caminho da verdade. Como podemos reconhecê-los e nos proteger deles?
Jesus nos dá dois critérios para discernir os falsos profetas: os seus frutos e as suas obras. Os frutos são o resultado da sua vida e do seu ensino. Eles revelam o seu caráter e a sua motivação. Os falsos profetas produzem frutos maus, como a mentira, a divisão, a imoralidade, a ganância e a apostasia. Eles não têm amor por Deus nem pelo próximo, mas apenas por si mesmos. Eles não buscam a glória de Deus, mas a sua própria.
As obras são as ações que eles realizam em nome de Deus. Eles podem até fazer milagres, profetizar e expulsar demônios, mas isso não significa que eles sejam verdadeiros servos de Deus. Jesus disse que muitos que fazem essas coisas no dia do juízo serão rejeitados por ele, porque nunca tiveram um relacionamento genuíno com ele. Eles praticaram a iniquidade e não fizeram a vontade de Deus.
Portanto, devemos estar atentos e examinar tudo à luz da Palavra de Deus. Não devemos nos deixar levar pelas aparências, pelas emoções ou pelas multidões. Devemos seguir a Jesus, o verdadeiro Pastor, que nos conhece e nos ama. Ele nos conduz pelo caminho da vida e nos livra do mal.