O Espírito Santo conduz à doutrina verdadeira

Leitura Diária João 16

13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

Reflexão

Neste artigo, vamos refletir sobre o papel do Espírito Santo na revelação e na compreensão da doutrina verdadeira. O que Jesus quis dizer quando afirmou que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade? Como podemos reconhecer a voz do Espírito Santo em meio a tantas vozes humanas que se dizem inspiradas por ele?
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Em primeiro lugar, precisamos entender que o Espírito Santo é o autor da Escritura Sagrada, que é a fonte primária e infalível da doutrina verdadeira. O apóstolo Pedro escreveu que “nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.20,21). Portanto, o Espírito Santo não contradiz a Escritura, mas a confirma e a ilumina.

Em segundo lugar, precisamos entender que o Espírito Santo é o mestre da igreja, que é a coluna e sustentáculo da verdade (1 Timóteo 3.15). O Espírito Santo capacitou os apóstolos e os profetas a transmitirem a doutrina verdadeira aos primeiros cristãos, e continua capacitando os pastores e mestres a ensinarem a doutrina verdadeira aos cristãos de todas as épocas (Efésios 4.11-14). Portanto, o Espírito Santo não divide a igreja, mas a une em torno da mesma fé e do mesmo amor.

Em terceiro lugar, precisamos entender que o Espírito Santo é o consolador dos crentes, que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8.16). O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8), e nos conduz ao arrependimento e à obediência (Atos 2.37-42). O Espírito Santo também nos dá dons espirituais para edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12.7-11), e produz em nós o fruto do amor, da alegria, da paz, da paciência, da benignidade, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio (Gálatas 5.22,23). Portanto, o Espírito Santo não nos leva ao orgulho, à contenda ou à rebeldia, mas à humildade, à harmonia e à submissão.

Concluímos, então, que o Espírito Santo conduz à doutrina verdadeira João 16.13,14 quando nos leva a crer na Escritura Sagrada como a Palavra de Deus, a amar a igreja como o povo de Deus e a viver como filhos de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima