- 1. Texto Bíblico: Jó 1:8 – Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
- Introdução: O Livro de Jó é o mais antigo livro da Bíblia, e relata a história deste patriarca que viveu antes da migração de Abraão à Palestina. Tanto Jó como Melquisedeque viveram separados do pacto de Israel, no entanto, adoravam, sacrificavam e viviam uma vida de temor ao Senhor, apesar de não terem o privilégio da promessa. Jó, um homem rico, que atualmente suas possessões poderiam ser estimadas em 9 milhões de dólares. Somente para o seu gado, ele necessitaria o Estado do Texas para apascentá-lo. Sua riqueza em gado era: 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de boi e 500 jumentas. Devemos ter atenção sobre aquilo que Deus diz acerca de nós, pois terá repercussão eterna.
- Tópicos:
- Um homem sincero – Gn 25.27 : A palavra sincero traduzida do hebraico é Thama, que quer dizer satisfeito, completo, realizado. Ele não era maldizente, mas sim agradecido. Devemos estar sem máscara diante de Deus, através de nossas atitudes (Jó 1.5). Devemos refletir fora o que somos verdadeiramente por dentro (2 Co 3.18). Devemos ser transparentes para os homens e para Deus (Pv 27.19).
- Um homem reto – Dt 6.18; Pv 12.5: A palavra reto traduzida do hebraico é Yasha, que quer dizer justo, equilibrado, que não se dobra por ofertas dos homens para mudar o seu caráter, uma balança justa (Pv 1.10; 11.1; 16.11).
- Um homem temente a Deus – Ex 9.20; Pv 9.10: A palavra temente traduzida do hebraico é Yaren, que quer dizer respeito profundo por outra pessoa, reverência. Devemos temer a Deus mais que aos homens ou circunstâncias (At 4.29-31; 5.29).
- Um homem que se desviava do mal – 1 Pe 3.11: A palavra desviava traduzida do hebraico é Suare, que quer dizer pessoa digna, que foge da aparência do mal (1 Ts 5.22).