Quem ama o irmão encontra vida

Leitura Diária 1 João 3

14 Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.

Reflexão

O amor ao irmão é um dos temas centrais da primeira carta de João. O apóstolo afirma que quem ama o irmão permanece na luz e não tropeça, mas quem odeia o irmão está nas trevas e não sabe para onde vai (1 João 2.10-11). Além disso, ele diz que quem ama o irmão é nascido de Deus e conhece a Deus, mas quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (1 João 4.7-8).

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI

Mas o que significa amar o irmão? Segundo João, amar o irmão não é apenas sentir uma emoção ou ter uma boa intenção, mas é demonstrar esse amor em ações concretas. Ele escreve: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1 João 3.18). O exemplo maior desse amor é o próprio Jesus Cristo, que deu a sua vida por nós na cruz. Por isso, nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos (1 João 3.16).João também faz uma conexão entre o amor ao irmão e a vida eterna. Ele declara: “Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte” (1 João 3.14). Isso significa que o amor ao irmão é uma evidência da nossa salvação, pois mostra que fomos transformados pelo Espírito Santo e que temos a vida de Deus em nós. Quem não ama o irmão revela que ainda está sob o domínio do pecado e da morte, e que não tem comunhão com Deus.

Portanto, amar o irmão é um mandamento de Deus e uma marca dos verdadeiros cristãos. Quem ama o irmão encontra vida, pois vive na luz, conhece a Deus e tem a certeza da salvação. Que possamos seguir o exemplo de Jesus e amar uns aos outros como ele nos amou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *