“Todos os que são batizados com o Espírito Santo falam línguas estranhas.”

Errado. Percebo que muitas igrejas caem no erro de pensar que o Batismo com o Espírito Santo tem como sinal o falar em línguas, porém isto não é verdade.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 
1 Coríntios 12:4

O Espírito Santo distribui os dons para aqueles que creem da maneira que lhe apraz. E Paulo faz uma pergunta retórica querendo dizer que isto não acontece:

Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam?
Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. 
1 Coríntios 12:30-31

A questão é, que o dom de línguas é o menor dos dons, e o que mais “aparece” em um primeiro momento. Era difícil descobrir em um novo convertido se ele tinha o dom de serviço, de contribuição, de misericórdia, dom de profecia ou de curar. O primeiro dom que “apareceu” de forma que todos puderam ver na descida do Espírito Santo foi o dom de línguas, porém muitos outros dons foram dados a muitos daqueles homens, diversos dons. Dizer que Deus está limitado a dar o dom de línguas a todos os homens quando “batizados” com o Espírito Santo, é no mínimo não compreender a obra de Deus e nem a diversidade de sua igreja.

Como somos membros de um só corpo, temos diversos dons. E diversas funções.

Infelizmente, muitos passam uma vida inteira preocupados em por quê não recebem o dom de línguas, e são tidos como pessoas que não foram batizados com o Espírito Santo. Por isto em muitas igrejas, existe uma certa meninice onde muitos “aprendem” a falar em línguas. E costumam repetir uma mesma frase, ou uma mesma palavra.

Quando falamos de uma nova língua, tal língua não tem apenas uma palavra, ou uma frase. Existe concordância, gramática, tempo. E tais línguas estranhas relacionadas a Atos 2, na descida do Espírito Santo eram línguas estrangeiras, de todas as pessoas que estavam reunidas naquele local. Eles estavam falando em línguas e todos compreendiam o que eles estavam dizendo pois falavam em suas línguas locais (por isto não precisava de interpretação de línguas).

TODO cristão é “batizado” (só há um batismo) com o Espírito Santo quando crê em Jesus. Se de fato, você entregou sua vida de todo coração a Jesus, é impossível que não tenha sido selado com o Espírito e não tenha dons.

O que acontece com o cristão, é que ele a cada dia, pode ser mais cheio do Espírito, à medida que busca fazer a vontade de Deus e não a sua. E a cada dia que se dispõe mais a fazer a obra de Deus, recebe mais dons espirituais. Por isto a bíblia diz que a quem muito foi dado, muito será cobrado. Pois quem recebe um dom espiritual, tem a obrigação de exercê-lo.

 

Por: Daniel Simoncelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *