É Deus Que Nos Justifica

Leitura Diária
Romanos 8.
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Reflexão

No livro de Romanos, capítulo 8, versículos 33 a 37, o apóstolo Paulo oferece uma mensagem poderosa sobre a justificação e a segurança dos crentes em Cristo. Este trecho é frequentemente citado para reafirmar a confiança na salvação e no poder de Deus, que é quem nos justifica.

Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp:

A Pergunta Retórica de Paulo

Romanos 8:33 começa com uma pergunta retórica: ‘Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?’ Essa questão não é apenas uma reflexão sobre a condição dos crentes, mas uma afirmação forte de que ninguém pode acusar aqueles que Deus escolheu e justificou. A justificação, segundo Paulo, é um ato divino que não pode ser contestado por nenhuma força externa.

Deus é Quem Nos Justifica

A frase ‘É Deus que nos justifica’ em Romanos 8:33 é crucial para entender a natureza da salvação cristã. A justificação é um ato de Deus, que declara os crentes justos com base na fé em Jesus Cristo. Não depende de méritos humanos, mas do sacrifício de Cristo e da graça de Deus. Isso oferece uma segurança profunda aos fiéis, pois sua posição diante de Deus é garantida pelo próprio Criador.

O Amor Inseparável de Cristo

Nos versículos seguintes, Paulo continua a reafirmar a segurança dos crentes ao destacar que nada pode separá-los do amor de Cristo. ‘Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?’ A resposta implícita é que nada pode nos separar desse amor, pois em todas essas coisas, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

Conclusão

A mensagem de Romanos 8:33-37 é clara e poderosa: é Deus quem nos justifica, e nada pode nos separar do amor de Cristo. Este trecho oferece uma profunda segurança e conforto aos crentes, lembrando que sua justificação e salvação estão nas mãos de Deus, que é fiel e poderoso para guardá-los até o fim.