Leitura Diária João 16

33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Reflexão

Neste post, quero compartilhar com vocês uma reflexão sobre o que significa ter bom ânimo para vencer o mundo, como Jesus nos ensinou em João 16.33. Esse versículo é muito conhecido e usado por muitos cristãos para encorajar uns aos outros nas dificuldades da vida. Mas o que realmente significa ter bom ânimo? E como isso nos ajuda a vencer o mundo?
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Bom ânimo é uma expressão que significa coragem, confiança, otimismo, esperança. É uma atitude de fé diante das circunstâncias adversas, que não se deixa abater pelo medo, pela dúvida ou pelo desânimo. É uma disposição de ânimo que vem de Deus, que nos enche de paz e alegria no Espírito Santo.

Ter bom ânimo é um mandamento de Jesus para os seus discípulos. Ele disse isso na noite em que foi traído, preso e condenado à morte. Ele sabia que os seus seguidores iriam enfrentar muitas tribulações no mundo, mas ele também sabia que ele já havia vencido o mundo. Por isso, ele lhes deu essa palavra de consolo e de vitória.

Vencer o mundo significa superar as tentações, as provações, as perseguições, as aflições e as oposições que o mundo nos apresenta. Significa não se conformar com os padrões, os valores, as ideologias e os sistemas deste mundo, mas viver segundo a vontade de Deus. Significa não amar o mundo nem as coisas que há no mundo, mas amar a Deus acima de tudo. Significa não ter medo do mundo nem do que ele pode fazer contra nós, mas confiar em Deus que é maior do que o mundo.

Ter bom ânimo para vencer o mundo é um desafio e uma necessidade para todo cristão. Não podemos nos deixar levar pelo pessimismo, pelo fatalismo ou pelo conformismo diante das situações que enfrentamos. Temos que ter uma visão sobrenatural das coisas, sabendo que Deus está no controle de tudo e que ele tem um propósito para cada coisa que acontece. Temos que ter uma certeza inabalável de que Deus nos ama, nos cuida, nos protege e nos capacita para cumprir a sua missão. Temos que ter uma alegria contagiante que brota do nosso relacionamento com Deus e que nos faz testemunhas do seu amor no mundo.

Que possamos ter bom ânimo para vencer o mundo, como Jesus nos ensinou. Que possamos dizer como o apóstolo Paulo: “Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8.37)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *