Leitura Diária 1 Pedro 5

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Reflexão

Humildade e vigilância são duas virtudes essenciais para os cristãos que desejam seguir os ensinamentos de Jesus e resistir às tentações do diabo. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, nos exorta a cultivar essas atitudes em nossa vida espiritual.
Siga o canal “Leitura Diária da EBD” no WhatsApp: CLIC AQUI
Em 1 Pedro 5.6-8, ele escreve: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”

O que significa humilhar-se debaixo da poderosa mão de Deus? Significa reconhecer que somos dependentes da graça e da misericórdia de Deus, que somos pecadores e que precisamos do seu perdão e da sua ajuda. Significa também submeter-se à sua vontade e obedecer aos seus mandamentos, confiando que ele sabe o que é melhor para nós. Humilhar-se é o oposto de orgulhar-se, de achar que somos autossuficientes e que podemos fazer tudo do nosso jeito.

O que significa lançar sobre ele toda a nossa ansiedade? Significa entregar a Deus todas as nossas preocupações, medos, dúvidas e angústias, sabendo que ele tem cuidado de nós e que ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades. Significa também confiar que ele está no controle de todas as coisas e que ele pode transformar o mal em bem. Lançar sobre ele a nossa ansiedade é o oposto de ficar ansioso, de tentar resolver tudo sozinho e de duvidar do seu amor e do seu poder.

O que significa ser sóbrio e vigiar? Significa estar atento e alerta às armadilhas do diabo, que quer nos afastar de Deus e nos fazer cair em pecado. Significa também estar preparado para enfrentar as provações e as perseguições que podem surgir por causa da nossa fé. Ser sóbrio e vigiar é o oposto de ser imprudente, de se deixar levar pelas paixões mundanas e de se esquecer da nossa esperança celestial.

Humildade, confiança e vigilância são atitudes que nos aproximam de Deus e nos fortalecem na nossa caminhada cristã. Que possamos praticá-las todos os dias, seguindo o exemplo de Pedro, que aprendeu com seus erros e se tornou um líder fiel e corajoso na igreja primitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *