A Bíblia não fala se fumar é pecado mas nos avisa que não devemos ser dominados por vícios (1 Coríntios 6:12). Fumar é uma atitude irresponsável com o corpo, porque pode causar muitas doenças graves. A Bíblia nos ensina a respeitar nosso corpo.

Fumar vicia. A grande maioria dos fumantes não consegue parar facilmente. O corpo se acostuma ao fumo e “quer” mais. Nas primeiras semanas e até meses, muitos que tentam largar o vício sofrem dores de cabeça, tonturas, estresse…

O vício distorce as prioridades. O vício pode tomar o lugar de Deus na sua vida. Quem “precisa” de fumar está viciado. Para algumas pessoas, fumar pode se tornar mais importante que sua saúde ou pagar as contas de casa.

Fumar é mau para o corpo. Nos últimos 50 anos tem sido provado que fumar causa muitas doenças, desde problemas pequenos, como infeção da garganta, a doenças fatais, como cancro. Não é bom fazer coisas que destroem seu corpo (1 Coríntios 6:19-20).

Fumar é um mau exemplo. Muitas pessoas que fumam começaram porque seus amigos fumavam e a maioria dos fumantes estão viciados. Seu exemplo pode convidar outras pessoas a ficar presas num vício que lhes pode matar. Pior ainda, se você fuma regularmente na companhia de outras pessoas, você está ameaçando a saúde dessas pessoas! Inalar o fumo de outros fumantes também é mau para a saúde. A Bíblia nos ensina que devemos nos preocupar com o bem-estar dos outros (Filipenses 2:4).

Para quem sabe essas coisas, fica claro que fumar não é bom, nem para você, nem para as pessoas à sua volta. A melhor atitude a ter é não fumar. Não ceda à pressão, você não precisa fumar para se integrar nem vai perder nada interessante por não fumar.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre drogas?

Como posso parar de fumar?
Para deixar o vício de fumar, peça ajuda a Deus. Se você ainda não aceitou Jesus como salvador, convide Jesus a morar em seu coração. Peça perdão por ter ficado preso ao vício e creia que Ele pode lhe libertar (João 8:32; João 14:6). Deus quer que você viva livre do vício.

Resista à tentação. Em Jesus você pode resistir (Tiago 4:7). Evite situações onde a tentação é maior. Procure ajuda para ficar liberto do vício. Fale com seu pastor ou líder sobre o problema. Se você sente muita dificuldade em deixar o vício, procure também ajuda profissional. Existem muitos programas bons que ajudam as pessoas a parar de fumar. Você não está sozinho nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *