Lição 01 - O Sentido Bíblico da Salvação | Jovens 1° Trimestre de 2026
Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Jovens O Plano Perfeito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
Jovens 1º Trimestre de 2026
4 de Janeiro de 2026
TEXTO PRINCIPAL
"E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3.15)
RESUMO DA LIÇÃO
A salvação, na Bíblia, é o livramento de Deus que começa no Antigo Testamento e se cumpre plenamente em Jesus Cristo no Novo Testamento.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jz 2.16-22 Deus levanta juízes para livrar Israel da opressão
TERÇA – 1 Sm 7.9 Samuel clama ao Senhor e oferece sacrifício pelo povo
QUARTA – 1 Sm 17.45 Deus envia livramento
QUINTA – Sl 39.8 O salmista clama por livramento
SEXTA – Is 43.11 Sem Deus não há Salvador
SÁBADO – Jo 3.16 Deus deu seu Filho para a nossa Salvação
OBJETIVOS
APRESENTAR o conceito bíblico de salvação;
RECONHECER que Deus levantou salvadores para o povo de Israel;
COMPREENDER o sentido pleno da salvação em Cristo.
INTERAÇÃO
Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus iniciamos o primeiro trimestre do ano. Estudaremos treze lições a respeito da Doutrina da Salvação. Sabemos que a Soteriologia é a área da Teologia Sistemática que estuda esta doutrina, por meio da qual compreendemos como a humanidade pode ser salva da condenação eterna, tema central do Cristianismo.
O comentarista da lição é o Pr. Marcelo Oliveira, chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD. Ele é bacharel em Teologia, licenciado em Letras, especialista em Pedagogia; Gestão e Docência e acadêmico de Psicologia. Atualmente é pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Dr. Augusto Vasconcelos (ADAV-RJ).
Que o estudo de cada lição possa trazer a certeza de que a salvação é um presente de Deus, oferecido pela sua graça e que não podemos conquistá-la por nossos próprios méritos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), esperamos que esteja animado(a) para o novo trimestre que se inicia. Nesta primeira lição sugerimos que você faça uma breve avaliação a respeito do conhecimento que seus alunos possuem sobre a Doutrina da Salvação no Antigo Testamento e no Novo Testamento.
Elabore um cartaz conforme sugerido na imagem abaixo. Faça tiras com pedaços de papel e escreva algo relacionado à salvação em cada um dos testamentos. Os alunos deverão colar as tiras no quadro conforme abaixo:
Salvação no Antigo Testamento | Salvação no Novo Testamento
Livramento físico | Fé em Jesus Cristo
Aliança com Deus | Justificação pela graça
Tipos e símbolos | Nova Criação
Fé no futuro Salvador | Unidade com Cristo
Finalize explicando que os dois Testamentos possuem relação entre si e, enquanto a salvação no Antigo Testamento pode ser vista como um livramento físico e uma resposta à Lei, a salvação no Novo Testamento é uma salvação espiritual, um dom da graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, o cumprimento das promessas do Antigo Testamento.
TEXTO BÍBLICO
Juízes 2.16,18; 1 Samuel 7.7-10; 17.45,46; 19.5: João 3.16-17
Juízes 2
16 E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os roubaram.
18 E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se arrependia pelo seu gemido, por causa dos que os apertavam e oprimiam.
1 Samuel 7
7 Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
8 Pelo que disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
9 Então, tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
10 E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande trovoada sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
1 Samuel 17
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
1 Samuel 19
5 Porque pôs a sua alma na mão e feriu aos filisteus, e fez o Senhor um grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste e te alegraste; por que, pois, pecarias contra sangue inocente, matando Davi sem causa?
João 3
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
INTRODUÇÃO
Neste primeiro trimestre do ano, vamos estudar a respeito da maior prova do amor de Deus pela humanidade: a salvação em Cristo Jesus. Nesta primeira lição, vamos aprender que, desde o Antigo Testamento, a salvação tem o sentido de livramento — e é o próprio Deus quem levanta líderes para libertar o seu povo. Também vamos ver como essas ações libertadoras apontavam para a salvação completa e eterna que foi revelada em Jesus Cristo. Aqui cabe-nos perguntar: "Temos pensado a respeito do que realmente significa ser salvo?" "E como esse livramento espiritual transforma a nossa vida hoje?"
I – O CONCEITO BÍBLICO DE SALVAÇÃO
1. O conceito. Compreender o conceito da palavra "salvação" é essencial para entendermos essa doutrina bíblica tão importante. Na Teologia Sistemática, usamos o termo soteriologia, que vem do verbo grego sózô, que significa "salvar", para nos referirmos ao estudo da salvação. No Novo Testamento, essa palavra aparece, na maioria das vezes, com o sentido de "perdão dos pecados" e a oportunidade de viver para sempre com Deus. Mas também pode se referir a curas físicas (cf. Mc 5.23). Já no Antigo Testamento, o significado mais básico é o de "livramento" — seja de grandes calamidades, seja da escravidão imposta pelos inimigos.
2. No Antigo Testamento. No hebraico, duas palavras principais expressam o conceito de salvação: natsal e yasha'. Ambas trazem o sentido de "livrar" ou "salvar", podendo se referir a aspectos naturais, jurídicos ou espirituais. Esses verbos aparecem com o significado de livramento físico, espiritual ou pessoal (Êx 3.8; 2 Cr 32.22; Sl 39.8). Assim, podemos dizer que a história do povo de Deus no Antigo Testamento é também a história da ação salvadora de Deus a respeito de um povo escravizado que, em seguida, peregrina no deserto, habita na Terra Prometida e é expulso dela por causa da desobediência ao Deus que o salvara das mãos de Faraó no Egito.
3. Deus: o Salvador de Israel. No livro do Êxodo, vemos Deus agindo como libertador de Israel (Êx 14.30). Com mão forte, Ele enfrenta Faraó e, por meio de Moisés, liberta seu povo da escravidão no Egito. No livro de Juízes, Deus continua a levantar líderes — os juízes — para livrar Israel de seus inimigos (Jz 2.16). Tudo isso mostra que a salvação de Deus é a expressão do seu cuidado e justiça. O Antigo Testamento deixa claro que Ele salvava, não porque o povo merecia, mas por causa da sua aliança e misericórdia (Is 43.11). Assim, o termo "salvação" aparece, muitas vezes, ligado a um livramento real e imediato — escapar da morte, dos inimigos ou da escravidão (Êx 14.13; Sl 18.2). É nesse contexto que Deus intervém com poder para salvar seu povo.
PENSE!
Na Bíblia, o conceito de salvação começa com a ideia de livramento – seja da escravidão, de inimigos ou de grandes perigos.
PONTO IMPORTANTE!
O livramento que vemos no Antigo Testamento é um sinal do que viria a ocorrer em Cristo: uma salvação completa. Ele não apenas liberta, mas também perdoa os nossos pecados e nos reconcilia com Deus.
SUBSÍDIO 1
"'Salvação' é o termo mais amplo usado para referir-se às ações de Deus para resolver o problema ocasionado pela rebelião pecaminosa da humanidade e as suas consequências. Trata-se de um dos temas centrais de toda a Bíblia, indo de Gênesis a Apocalipse. Em muitos lugares no AT, a salvação diz respeito a ser livrado de problemas físicos em vez de espirituais. Temendo a possibilidade de vingança do seu irmão Esaú, Jacó ora: 'Ó Senhor, eu te peço que me salves do meu irmão Esaú' (Gn 32.11, NTLH). As ações de José no Egito salvaram muitos da fome (45.5-7; 47.25; 50.20). Frequentemente nos Salmos, as pessoas oram para serem salvas dos inimigos que ameaçam a segurança ou a vida (Sl 17.14; 18.3; 70.1-3; 71.1-4; 91.1-3).
Relacionados a esse uso estão os lugares onde a nação de Israel e/ou o seu rei foram salvos dos inimigos. O exemplo definidor disso é o êxodo, pelo qual o Senhor libertou o seu povo da escravidão aos egípcios, culminando na destruição de Faraó e o seu exército (Êx 14.1-23). Daquele ponto em diante na história de Israel, o Senhor repetidamente salvou Israel dos seus inimigos, seja por meio de um juiz (e.g., Jz 2.16; 3.9), de um rei (2 Rs 14.27) ou mesmo de um menino pastor (1 Sm 17.1-58). Esses exemplos de libertação nacional também tinham, todavia, um profundo componente espiritual. O Senhor não salvou o seu povo do perigo físico como um fim em si mesmo; era o meio necessário para o seu plano de salvá-los dos seus pecados. O AT reconhece a necessidade de as pessoas serem salvas do pecado (Sl 39.8; 51.14; 120.2), mas, como o NT deixa evidente, não fornece uma solução final (Hb 9.1–10.18)."
(Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 446).
II – DEUS LEVANTA SALVADORES PARA O SEU POVO
1. Juízes: pessoas usadas por Deus para salvar. O livro de Juízes fala de um tempo difícil em Israel, marcado por crises espirituais, morais e sociais. Uma frase resume bem esse período: "porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" (Jz 21.25). Mesmo diante desse cenário caótico, Deus continuava agindo e levantava juízes — líderes escolhidos por Ele — para libertar o povo da opressão dos inimigos (Jz 2.18). Mas é importante perceber que Deus só levantava esses líderes depois que o povo se arrependia de verdade e clamava por Ele (Jz 3.9). Esses juízes, geralmente, tinham perfil militar e vinham de diferentes tribos de Israel. Otniej, Eúde, Débora e Gideão são exemplos de pessoas comuns que Deus usou para trazer paz e restaurar a fidelidade do povo à aliança (Jz 3.9; 15; 4.3; 6.11,12), ou seja, trazer salvação.
2. Samuel: salvação pela liderança espiritual. Quando lemos 1 Samuel 7, notamos que o povo de Israel estava vivendo uma crise espiritual por causa da corrupção dos sacerdotes, especialmente dos filhos de Eli (1 Sm 3). Como consequência, os flústeus venceram Israel e levaram a Arca da Aliança (1 Sm 5—6). Mas no capítulo 7, Samuel chama o povo ao arrependimento, e eles se voltam para Deus com jejum, oração e confissão de pecados (1 Sm 7.2-6). Samuel orou com fé, e Deus respondeu, fazendo com que o povo fosse salvo da mão dos flústeus (1 Sm 7.8-10). Esse episódio mostra como a fé, o arrependimento e uma liderança espiritual foram essenciais para o livramento da nação.
3. Davi: Deus salva por meio da confiança em Deus. Em 1 Samuel 17, vemos Deus usando Davi para derrotar Golias, o gigante que aterrorizava Israel. O jovem pastor confiava totalmente em Deus, e essa fé, por ele nutrida, resultou em mais um grande livramento para o povo (1 Sm 17.45,46). Até Jônatas reconheceu que foi o Senhor que deu a vitória (1 Sm 19.5). Mais tarde, Davi também experimentou a salvação de Deus em nível pessoal. Ele orou pedindo perdão pelos seus pecados e clamou para ser salvo das suas culpas (Sl 39.8; 51.12,14). Isso mostra que, mesmo antes de Jesus, a salvação, acompanhada de arrependimento, já estava sendo revelada — por meio de livramentos e atos de graça de Deus. Tudo isso apontava para o mistério que seria revelado em Cristo — "Cristo em vós, esperança da glória" (Cl 1.27) — que, habitando em nós é a nossa garantia da glória futura e da vida eterna.
SUBSÍDIO 2
Professor(a), Deus levantava líderes como juízes, Samuel e Davi para livrar seu povo da opressão vigente. Esses salvadores humanos mostravam que o verdadeiro libertador é o próprio Deus — e que todos esses livramentos apontavam para Jesus, o Salvador perfeito. Neste tópico, explique que "os juízes serviram como líderes militares e líderes de tribos em uma época em que Israel estava passando por um declínio espiritual, moral e social. Deus os levantou e capacitou para resgatar o seu povo de seus inimigos, depois que eles tivessem expressado uma tristeza genuína pelo seu comportamento ímpio e tivessem retornado a Deus. De modo geral, os juízes possuíam excelentes qualidades de liderança e realizavam grandes proezas, mas somente com a ajuda e o poder de Deus (Jz 2.18; 6.11–16; 13.24–25; 14.6)."
(Adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 301)
III – O SENTIDO PLENO DA SALVAÇÃO EM CRISTO
1. Do livramento físico à salvação eterna. A salvação, como ensinada no Novo Testamento, pode ser vislumbrada desde Gênesis 3.15. Neste versículo, Deus promete que a "semente" da mulher ferirá a cabeça da serpente, ou seja, do Diabo. Por isso, Gênesis 3.15 é conhecido como o protoevangelho, o primeiro anúncio da salvação na Bíblia. Ali, logo após o pecado entrar no mundo, já se anuncia uma esperança: a salvação definitiva. Ao longo das Escrituras, o sentido de salvação vai se ampliando. Não se trata apenas de livramentos físicos ou nacionais, mas de algo muito maior: o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus e a promessa da vida eterna (Lc 1.68–77; Jo 3.16,17).
2. Jesus como o Salvador prometido. Jesus Cristo é o Salvador anunciado desde o início. Ele é o cumprimento da promessa feita em Gênesis 3.15 — a "semente" da mulher — e é chamado de Jesus porque "ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21). Ele é o verdadeiro libertador, o novo Davi, que vence não apenas gigantes humanos, mas o seu maior inimigo: o pecado. Por isso, a Bíblia é clara: "em nenhum outro há salvação" (At 4.12). Não existe outro caminho. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). Isso nos mostra a urgência da pregação do Evangelho. Sem Jesus, não há salvação. Sem Ele, não há reconciliação com o Pai. Sem Ele, não há vida eterna; pois quem tem a Cristo, também tem a vida eterna (1 Jo 5.11,12).
3. A Salvação hoje: uma experiência espiritual e eterna. Ser salvo significa sair de uma condição de morte espiritual e entrar em uma nova vida em Cristo. É deixar de estar nas trevas para viver na luz de Deus (Ef 2.1,8,9; Rm 10.9,10). A salvação transforma nossa natureza interior. Pelo Espírito Santo (Jo 16.8), passamos a ter novos pensamentos, sentimentos e desejos alinhados com os valores do Reino de Deus. É como se fôssemos crucificados com Cristo, morrêssemos com Ele, ressuscitássemos e já estivéssemos experimentando a realidade da eternidade, mesmo ainda vivendo neste mundo. Mas a salvação também tem uma dimensão futura: um dia, estaremos com Deus em um corpo glorificado, onde o pecado e a morte não existirão mais. Como diz o apóstolo Paulo: "tragada foi a morte pela vitória" (1 Co 15.53,54, NAA).
PENSE!
Em Jesus, a salvação vai além do livramento físico. Ela nos transforma por dentro, nos perdoa e nos dá uma nova vida com Deus.
PONTO IMPORTANTE!
A salvação em Cristo começa agora: muda quem somos, nos reconcilia com Deus e nos prepara para uma vida eterna onde a morte não terá mais poder.
SUBSÍDIO 3
"4.12 EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO. Os discípulos de Jesus estavam convencidos de que a maior necessidade de cada indivíduo era ser resgatado das consequências da rebelião e oposição contra Deus, para que pudesse desfrutar um relacionamento pessoal e eterno com Ele. Eles pregavam que esta necessidade só poderia ser satisfeita por Jesus Cristo, que é o Único cuja vida perfeita e imaculada (Hb 4.15) poderia ter propiciado o sacrifício perfeito para pagar a penalidade pelo pecado, de uma vez por todas (1Pe 3.18). Esta verdade revela a natureza exclusiva da salvação espiritual (isto é, o fato de que ela vem por um único caminho – pela fé em Jesus Cristo, veja Jo 14.6), e também enfatiza a responsabilidade que a igreja tem de transmitir a mensagem de Cristo a todas as pessoas. Se houvesse outras maneiras de ser espiritualmente salvo e ter um relacionamento pessoal com Deus, a igreja não teria que encarar a sua missão com tamanha urgência. Mas, segundo o próprio Cristo (veja Jo 14.6, nota), não existe nenhuma esperança de salvação para ninguém, sem Cristo e sem a fé nele (cf. 10.43; 1Tm 2.5–6). Este fato é a base para a necessidade da igreja de sustentar e apoiar os esforços missionários (isto é, pessoas e ministérios que levam a mensagem de Cristo a pessoas de outros lugares, nações e culturas)."
(Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 1455).
CONCLUSÃO
A salvação é um tema central em toda a Bíblia. No Antigo Testamento, vemos Deus livrando seu povo dos inimigos. No Novo Testamento, essa salvação alcança uma nova dimensão: a redenção dos pecados por meio de Cristo. Precisamos compreender esse plano divino como algo contínuo e progressivo – uma história de amor e graça que vem sendo revelada desde o Éden. A Doutrina da Salvação é um convite a refletir sobre o que Jesus fez por nós na cruz, a viver com propósito agora, nesta vida, e a manter viva a esperança da eternidade com Deus.
1. Qual o sentido em que a palavra "salvação" aparece tanto no Antigo quanto no Novo Testamento?
No Novo Testamento, essa palavra aparece, na maioria das vezes, com o sentido de "perdão dos pecados" e a oportunidade de viver para sempre com Deus. Mas também pode se referir a curas físicas. Já no Antigo Testamento, o significado mais básico é o de "livramento".
2. Como vemos Deus agindo no livro do Êxodo?
No livro do Êxodo, vemos Deus agindo como libertador de Israel (Éx 14,30). Com mão forte, Ele enfrenta Farad e, por meio de Moisés, liberta seu povo da escravidão no Egito.
3. Quais elementos foram essenciais para o livramento da nação sob a direção de Samuel?
A fé, o arrependimento e uma liderança espiritual foram essenciais para o livramento da nação.
4. O que Gênesis 3 antecipa em relação à salvação?
Deus promete que a "semente" da mulher ferirá a cabeça da serpente, ou seja, do Diabo. Por isso, Gênesis 3-15 é conhecido como o protoevangelho, o primeiro anúncio da salvação na Bíblia.
5. Quem é o cumprimento da promessa de um Salvador definitivo?
Jesus Cristo é o Salvador anunciado desde o início.
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