Jovens 2° Trimestre de 2025
4 de Maio de 2025.
TEXTO PRINCIPAL
“Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.” (SI 25.21)
QUARTA – 1 Sm 24.8-21 Davi poupa a vida de Saul
QUINTA – Pv 10.9 O valor da integridade
SEXTA – Gl 6.9 Sempre fazendo o bem
SÁBADO – Sl 26 A integridade de Davi
OBJETIVOS
EVIDENCIAR o ciúme de Saul:
MOSTRAR que Saul foi escolhido pelo Senhor,
DIMENSIONAR a integridade de Davi frente ao ciúme de Saul
A VIDA DE DAVI X A VIDA DE SAUL
A VIDA DE DAVI | A VIDA DE SAUL |
Um rei segundo o padrão de Deus (2 Sm 7.8-16) | Saul era um rei segundo o padrão humano (1 Sm 10.23.24) |
Davi era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22) | Saul era um homem que procurava o elogio das pessoas (1 Sm 188) |
O reinado de Davi é eterno (através de Jesus) (2 Sm 7.29) | O reinado de Saul foi rejeitado (1 Sm 15.23) |
Davi era amável e benevolente (2 Sm 9: 1 Cr 19.2) | Saul era cruel (1 Sm 20.30-34:22.11-19) |
Davi perdoador (1 Sm 26) | Saul não era perdoador (1 Sm 1/4 4/4: 18.9) |
Davi era um homem que se arrependia (2 Sm 12.13; 24.10) | Quando confrontado, Saul dificilmente voltava atrás (1 Sm 15.10-31) |
Davi era corajoso (1 Sm 17.1 Cr 18) | Saul foi covarde (1 Sm 17.11; 18.12). |
Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: CPAD. p 403
TEXTO BÍBLICO
1 Samuel 18.7-16
7 E as mulheres, tangendo, respondiam umas às outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares
8 Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares, na verdade. que lhe falta, senão só o reino?
9 E. desde aquele dia em diante. Saul tinha Davi em suspeita.
10 E aconteceu, ao outro dia, que o mau espírito, da parte de Deus, se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa. e Davi tangia a harpa com a sua mão. como de dia em dia: Saul, porém, tinha na mão uma lança.
11 E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes
12 E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul
13 Pelo que Saul o desviou de si e o pôs por chefe de mil: e saia e entrava diante do povo
14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.
15 Vendo, então, Saul que tão prudentemente conduzia, tinha receio dele.
16 Porém todo o Israel e Judá amavam Davi, porquanto saía e entrava diante deles
1- Um rei ciumento. O ciúme é um sentimento danoso que traz tristeza, frustração e prejudica a capacidade de refletir com clareza (Tg 3.16: Pv 14.30: Pv 27.4). O dia da vitória de Davi sobre Golias foi celebrado por todos, porém despertou no rei uma diferente percepção e uma crescente indisposição para com o jovem. A derrota dos filisteus evidenciou o fato de Deus estar com Davi, e não mais com o rei (1 Sm 18.10-12). Em reconhecimento a tal feito, o jovem foi elevado à posição de liderança no exército de Israel e passou a ser admirado e respeitado por muitos. Os cânticos que ecoavam o feito de Davi (1 Sm 18.6-8) traziam inveja e provocava um crescente ciúme em Saul: gradativamente o rei ficou descontrolado e movido por um desejo de destruir o suposto “adversário”. Como é triste quando um líder como Saul, é tomado por ciúmes e inveja de seus liderados. Todas as suas percepções serão turvadas pela amargura e o medo de ser ofuscado. Não haverá satisfação nas conquistas, pois sempre será assombrado pelos temores de sua própria mente doentia. E o seu principal objetivo será desqualificar os demais, esquecendo-se assim do que deveria ser prioridade.
O ciúme pode ser superado mediante o direcionamento divino em nossas vidas. No entanto, devemos buscar em Deus sempre uma postura baseada no amor (1 Co 13.4-8) e no desejo que o nosso próximo seja abençoado. Se negligenciarmos o problema do ciúme, permitiremos uma série de dificuldades como a abertura a outros pecados, a ira violenta, o rancor e a falta de sensibilidade para as questões espirituais (Tg 3.14-17). Como consequência, famílias sofrerão, amizades serão destruídas, vínculos serão quebrados e projetos serão desfeitos. O ciúme ofusca nossa visão e nos impede de alcançar nosso alvo maior.
SUBSÍDIO 1
Professor(a), neste tópico procure enfatizar que o ciúme é um sentimento danoso, que traz tristeza, frustração e prejudica a capacidade de refletir com clareza (Tg 3.16. Pv 14.30; Pv 27.41. Explique que o dia da vitória de Davi sobre Golias foi celebrado por todos, porém despertou no rei uma diferente percepção e uma crescente indisposição para com o jovem. Diga que a estima de Saul por Davi transformou-se em ciúme quando o povo começou a aplaudir as façanhas do filho de Jessé. Em ciumenta ira, o rei tentou matar Davi, ao atirar nele sua lança. O ciúme pode não parecer um grande pecado, mas, na realidade. esta a um passo do assassinato. Ele começa quando a pessoa se ressente de um rival, isto leva ao desejo de que ele ou ela seja removido, então o ciúme se manifesta propriamente através de alguém que busca meios para prejudicar aquela pessoa com palavras e atitudes. Não permita que este mal tenha lugar em sua vida.
(Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro CPAD. p. 395)
1- Saul, o escolhido de Deus. Muitos, equivocadamente, acreditam que Saul não foi escolhido por Deus e nem buscava obedecer ao Senhor. A verdade é bem diferente. O texto sagrado nos informa que Saul foi escolhido por Deus (1 Sm 9.16), ungido por Samuel (1 Sm 10.1) e foi cheio do Espírito de Deus chegando a profetizar (1 Sm 10.11). Tanto Davi quanto Saul foram ungidos pelo mesmo profeta e escolhidos por Deus. No entanto, um manteve-se fiel (e ao cair, buscou levantar-se). já o outro, não. Ser escolhido por Deus é uma grande honra. Mas esse fato não garante o êxito ao longo da caminhada. Precisamos caminhar de acordo com a vontade do Senhor Jovem não basta ser filho de crentes piedosos, ou membros de uma igreja avivada é preciso transbordar no amor que vem de Deus e buscar a real presença do Espírito Santo em sua vida. No início do reinado. Saul fez o que era correto aos olhos do Senhor. Sempre buscava caminhar na direção de Deus e agia conforme a vontade divina, porém, próximo ao final de um reinado chegou até a consultar uma feiticeira e negligenciar as orientações divinas literalmente no fundo do poço.
1- A lógica humana. Ao olharmos a história de Davi, percebemos por diversas vezes a lógica humana nitidamente longe dos padrões divinos. A lógica humana defende autopromoção: a prevalência da força humana e da imagem vigorosa; da maioria numérica: do direito aos prazeres, à vingança, às riquezas, aos privilégios e ao domínio sobre o próximo, e muito mais. Fujamos dessa lógica e nos deixemos ser guiados pelo Senhor (Jo 17.16).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!