Lição 09 - O Discípulo e o Louvor | Discipulado 2
TEXTO BÍBLICO
"Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores." (Salmos 9.1-2)
INTRODUÇÃO
Antes de você conhecer o evangelho de Cristo, é provável que tenha questionado por diversas vezes: "Como podem os crentes permanecer tanto tempo na igreja cantando e declarando a Deus palavras de gratidão, exaltação e honra? O que poderia motivá-los a isso? É possível alguém conhecer e ter tanta intimidade com o Ser divino, a ponto de declarar-lhe palavras elogiosas a respeito de sua natureza e de suas obras?" Hoje, certamente sua visão sobre Deus é bem diferente; você não só sente sua maravilhosa presença, mas usufrui de suas bênçãos e inteira proteção. Hoje, seu questionamento é bem diferente dos tempos em que você não conhecia a Deus. Agora você se pergunta: Como posso expressar minha gratidão ao Senhor por tudo que Ele tem feito por mim? Onde e como posso adorá-lo?
I. O QUE É LOUVAR
1. Definição. De modo abrangente, louvar significa magnificar, honrar, glorificar, oferecer ação de graças, elogiar, adorar, aclamar. O ato do louvor implica a mais íntima comunhão com Aquele que está sendo louvado. Em sua essência, o louvor significa voluntariedade de espírito em adorar e servir ao Supremo Deus.
2, Louvar a Deus é regozijar-se em suas obras. Deus se compraz e se deleita em suas obras criadas (Gênesis 1; Salmos 104.31; Provérbios 8.30,31) e toda a criação, incluindo os anjos, expressam sua alegria por meio do louvor (leia Jó 38.4-7 e Apocalipse 4.6-11). O homem foi igualmente criado para regozijar-se nas obras de Deus (Salmos 90.14-15). O autêntico louvor brota de um coração contrito, cheio de gratidão e devoção ao Todo-Poderoso. Através do louvor o homem declara a natureza, os atributos e as obras de Deus. Quando ele sente e reconhece a majestade do Altíssimo, profere palavras de louvor e gratidão; palavras que expressam a grandeza, a perfeição e a soberania de Deus.
3. Louvar a Deus é muito mais que simplesmente agradecê-lo. Como podemos engrandecer a Deus diante das mais diversas circunstâncias? Como podemos realmente manter um louvor constante? Louvar a Deus é mais elevado que apenas verbalizar expressões de adoração, declarando ou reconhecendo as bênçãos concedidas por Ele.
A palavra "louvar" não pode ser confundida com ação de graças. Alguém pode dizer: "Senhor, eu te louvo por nossa nova casa, nosso carro e todos os demais bens; louvo-te pelo meu aumento de salário e pela minha conta bancária", etc. Na verdade essas expressões indicam apenas gratidão, e não o verdadeiro louvor. Embora o agradecimento seja uma aspecto importante de nosso processo de amadurecimento para o louvor pleno, não podemos perder de vista o verdadeiro âmago do louvor – o próprio Deus. Devemos louvar ao Senhor pelo que Ele é, e não pelo que Ele faz e pode fazer por nós.
Abra sua Bíblia em Salmos 9.1-2 e complete o texto bíblico.
"Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu _______; contarei todas as tuas _______.
Em ti me _______ e _______ de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
4. Louvar a Deus é esquecer-se de si mesmo. Quando louvamos a Deus, devemos nos esquecer de nós mesmos, de nossas necessidades e até das respostas que já recebemos. É necessário que nos concentremos somente em Deus, nas suas qualidades eternas, que não mudam: seu poder, sua fidelidade, seu amor, e todos os outros atributos que fazem parte de seu ser. No genuíno louvor, nossa atitude não é tanto a de estar pronto a receber, mas a de dar: nos oferecermos a nós mesmos.
II. POR QUE LOUVAR A DEUS
1. Porque Ele é digno. Ser digno significa "merecer", ter o direito. A Bíblia ensina, claramente, que o Senhor tem o direito ao primeiro lugar em nossas vidas e corações. É inconcebível ao homem adorar uma pedra, uma peça de madeira esculpida, uma ideologia bem arranjada ou mesmo um anjo poderoso. A Bíblia fala de pessoas que acreditavam em Deus, mas queriam adorar algumas coisas que pudessem ver ou imaginar em suas mentes. O Senhor, nosso Deus, é único e absoluto. Somente Ele é digno do nosso amor, serviço e adoração. É por estas e outras razões que o salmista nos convida a celebrarmos ao Senhor no Salmo 100: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus: foi ele quem nos fez e dele somos; somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graça, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome" (vv.1-4).
2. Porque fomos criados para louvá-lo. A Bíblia afirma que o ser humano foi criado para adorar (Isaías 43.7); sua natureza o convida incessantemente a tributar honra a um ser supremo. Ou o homem se ocupará em louvar a Deus pelo que Ele é e faz por si só, bem como pelas sua qualidades eternas, ou então irá dirigir sua devoção para outro lugar. Mas quando o homem reconhece a Deus nos seus caminhos, nada pode deter o louvor que emana do seu interior.
III. AS BÊNÇÃO PROVENIENTES DO LOUVOR
1. O louvor opera maravilhas. Muitos crentes dos dias atuais descobriram o segredo aprendido pelo povo de Deus há longo tempo. Quando o rei Josafá ordenou que os cantores louvassem a majestade santa do Senhor e que saíssem à frente do exército dizendo: "louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre" (2 Crônicas 20.21), o Senhor mandou emboscadas contra os inimigos e derrotou-os. Sim, o louvor traz vitórias, com a bênção de Deus, ainda nos dias de hoje.
Deus nos abençoará após o havermos louvado. Não apenas quando tudo vai bem. Nem tampouco quando estamos nos sentindo bem de saúde física e espiritual. Não apenas quando nossas contas estão pagas ou temos uma boa soma na poupança. Mas exatamente em meio às adversidades – esta é a hora em que devemos bendizê-lo. Então Deus nos abençoará.
2. O louvor traz a resposta divina. O Salmo 22, no versículo 3 assegura-nos que o Senhor está "entronizado entre os louvores" do seu povo, isto é, habita entre aqueles que o louvam. Muitas vezes descobrimos que o louvor traz a presença de Deus aos nossos corações de uma maneira abençoada. Quando a tristeza sobrevém, cânticos de louvor a dispersarão. O famoso evangelista inglês, Smith Wigglesworth, costumava dizer: "Se a sua segunda-feira amanhecer escura, permaneça por mais cinco minutos na cama para louvar ao Senhor". Temos inúmeras razões para louvar ao Senhor. Podemos agradecer-lhe as bênçãos naturais, a vida, a saúde, a força e até a capacidade de trabalhar. Devemos agradecer ao Senhor o alimento que comemos. Jesus nos ofereceu o exemplo, dando graças antes de comer. Milhões de pessoas dormem e amanhecem famintas, mas nós pela graça de Deus temos tido condições de nos alimentar todos os dias. Devemos agradecer as bênçãos espirituais. O milagre da salvação por exemplo. Pense na vida eterna, livre do pecado e do inferno. No batismo com o Espírito Santo e no abençoado refrigério que vem do Senhor para as nossas almas.
3. O louvor nos sintoniza com os céus. Quando louvamos ao Senhor, estamos na verdade em sintonia com a linguagem celestial. Os céus estão plenos de louvor. Apocalipse 4 fala-nos dos quatro seres viventes e dos vinte e quatro anciãos prostrados diante daquele que se encontra no trono, dando glória e ações de graça, adorando o Eterno. Apocalipse 5 fala-nos de uma multidão de anjos, de "milhões de milhões e milhares de milhares", louvando o Cordeiro. Apocalipse 7 conta-nos de uma grande multidão, adorando o Senhor em alta voz. Aqueles que se encontram aqui incomodados com o barulho que fazem os crentes louvando ao Senhor, terão de adaptar-se quando forem para os céus. Lá, o barulho será como a "voz de numerosa multidão, como de muitas águas, e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia!" Leia Apocalipse 19.6.
DISCIPULADO
1. A adoração não é um passatempo, e nem uma atitude de louvor irrefletida (Romanos 12.1), mas sim, é a expressão sacrificial de nosso ser a Deus; isso implica uma oferta completa de nosso afeto, bens e de todo o nosso trabalho. Nosso espírito só poderá penetrar na dimensão do louvor quando estivermos dispostos a oferecer o nosso melhor para Deus.
2. Louvar a Deus é o segredo para se acrescentarem bênçãos a nossa vida. Portanto, tenha como norma básica em sua vida os seguintes versículos: "Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra.
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos, louvem-te os povos todos. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão." (Salmos 67.4-6).