Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade


Lição 11 - O Discípulo e a Santa Ceia | Discipulado 2

Discipulado 2

TEXTO BÍBLICO

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1Coríntios 11.26).

INTRODUÇÃO

A ceia do Senhor foi instituída por Jesus na noite de quinta-feira de Páscoa, quando foi preso no Getsêmane. Primeiro, ele participou da ceia pascal com os discípulos e depois instituiu a sua própria ceia, que haveria de comemorar sua morte pelos pecadores.

I. SIGNIFICADO E FINALIDADE DA SANTA CEIA

  1. Em que base foi instituída a Santa Ceia? A Santa Ceia, instituída por Jesus, está baseada na ceia pascal dos judeus, que apontava para o passado e ao mesmo tempo para o futuro. Em relação ao passado, servia para comemorar a saída do Egito, onde o povo de Israel esteve em cativeiro durante mais de quatrocentos anos. E ao futuro, prefigurava o sacrifício do Messias.

O cordeiro pascal apontava para Jesus. Ele seria sacrificado como o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29). Através da morte de Cristo, uma nova aliança entre Deus e seu povo seria estabelecida, onde os laços de sangue seriam substituídos por laços de fé.

Na antiga aliança o povo de Deus era constituído pelos descendentes de Abraão; na nova, é constituído por todos aqueles que recebem Jesus como Salvador e Senhor (João 1.11,12; Gálatas 3.7-9). Portanto, foi necessário substituir a páscoa por uma celebração que representasse a nova situação. A Santa Ceia.

  1. Qual o significado da Santa Ceia. É a cerimônia mais solene da Igreja. A Santa Ceia simboliza a morte do Senhor em nosso lugar, na qualidade de Cordeiro Pascal, sacrificado para livrar-nos do pecado e da morte. Ela simboliza a libertação de todos os pecadores: libertação do pecado, de Satanás e da morte. Assim como o sangue do cordeiro livrou os primogênitos dos israelitas da morte, o sangue de Jesus, nosso Cordeiro pascal (1 Coríntios 5.7), nos livra da morte eterna, da condenação ao inferno.

  2. Para quem foi constituída? A ceia foi instituída para ser celebrada pelos crentes biblicamente batizados e que estão em comunhão com sua igreja. Deve ser comemorada exclusivamente em reunião da igreja. Não deve ser celebrada por instituição alguma, a não ser a igreja.

  3. Quais as finalidades da Santa Ceia? A ceia do Senhor é uma cerimônia memorial, isto é, que serve de lembrança.

a) Faz-nos lembrar da Pessoa e obra de Jesus Cristo. Pela sua comemoração os crentes relembram que Jesus morreu pelos seus pecados, e também que Ele voltará ao mundo para estabelecer o juízo final e o seu reino glorioso. Durante a Ceia o Espírito Santo atua nos crentes, esclarecendo-os a realidade do sofrimento, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.

b) Une os crentes em amor pela comunhão com Jesus. Veja o que escreveu o apóstolo João: "Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1.7).

II. ELEMENTOS QUE CONSTITUEM A CEIA

Os elementos da ceia são dois: pão e vinho. O pão simboliza o corpo de Cristo, que pelos pecadores foi dado na cruz do Calvário. O vinho simboliza o sangue de Jesus derramado para remissão dos pecados da humanidade.

Agora vamos nos deter um pouco no significado de cada elemento da Ceia.

  1. O significado do pão. Na ceia da Páscoa, que Jesus celebrou com seus discípulos na véspera da sua crucificação. Ele tomou um pedaço de pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a todos dizendo: "Fazei isso em memória de mim" (Lucas 22.19).

Anteriormente, Jesus havia falado de si mesmo como sendo "o pão do céu" e o pão da vida. Ele foi o pão divino, dado aos homens por Deus; vindo do céu, sacrificou-se para alimentar com sua vida o mundo inteiro. Veja o que Ele disse: "Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (João 6.48-51).

Ao receber o pão na Santa Ceia, recebemos pela fé a vida de Jesus. Da mesma forma que o pão fortalece nosso corpos físicos, a vida de Jesus nos dá força e energia espiritual.

A bênção advinda da sua comemoração consiste somente em reavivar na mente dos participantes a obra de amor de Cristo Jesus, ensejando-lhes oportunidade de examinarem a consciência e de renovarem seus propósitos para com Deus.

É importante que o professor esclareça ao novo convertido que os elementos da ceia não passam por nenhuma transformação, que permanecem inalteráveis em sua natureza; o pão, continua a ser pão e o vinho continua a ser vinho. O professor também deve deixar claro que a ceia não tem o poder de conferir qualquer graça especial a quem dela participe e que sua comemoração é feita simplesmente para lembrança da morte de Cristo. A bênção advinda da sua comemoração consiste somente em reavivar na mente dos participantes a obra de amor de Cristo Jesus, ensejando-lhes oportunidade de examinarem a consciência e de renovarem seus propósitos para com Deus.

  1. O significado do cálice. Após a ceia da Páscoa, com seus discípulos, Jesus tomou do cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim" (1 Coríntios 11.25). O cálice e o fruto da vide representam o sangue derramado de Jesus; significa também a nova aliança, selada com esse sangue vertido: "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós" (Lucas 22.20). Trata-se do pacto predito pelo profeta Jeremias no capítulo 31.31-34.

Jesus foi ao monte das Oliveiras; ali, num jardim de nome Getsêmani, ajoelhou-se para orar: "Pai", disse Jesus, "se queres, passa de mim este cálice; contudo não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22.42). O temido "cálice" representa os pecados do mundo, que Ele iria levar. Tal peso ia ser muito mais terrível que a dor física que Ele sofreria. Sua angústia foi tal que Ele suou grandes gotas de sangue naquela noite.

III. COMO O CRENTE DEVE PARTICIPAR DA CEIA

O apóstolo Paulo revelou na passagem mencionada que os coríntios não estavam celebrando corretamente a ceia. Não a entendiam, e faziam dela um banquete em que uns comiam muito e outros nada tinham. Por isso Paulo lhes escreveu, orientando-os, para que entendessem a finalidade da ceia e a maneira adequada de sua celebração. De seus ensinos aos coríntios é conveniente destacar:

  1. Com discernimento. É preciso que o crente participe da ceia com discernimento. Isto é, entendendo o que ela significa e objetiva. Caso contrário, ela se transformará numa rotina fria e sem sentido.

  2. Com exame de consciência. É preciso que o crente se examine antes de participar da ceia. Isso não quer dizer que deixe de participar, em certas circunstâncias, e sim que se corrija, se estiver em falta, e com novo propósito participe da ordenança.

  3. Com reverência. É preciso que o crente participe da ceia reverente e solenemente em virtude do que ela representa, a morte de Jesus.

DISCIPULADO

A Santa Ceia simboliza o sofrimento e a morte de Jesus. Não basta, porém, ficarmos comovidos com isto. Devemos pensar profundamente e aceitar a vitória ganha por Ele através da sua obra completa. A morte de Cristo não ocorreu em vão; Jesus assim cumpriu a incumbência recebida do seu Pai, e ganhou para si um povo santo e crente.

A Santa Ceia é um ato comemorativo, não um ato sacrifical. Ela nos faz lembrar que Cristo "se manifestou uma vez por todas, para aniquilar pelo sacrifício de si mesmo o pecado" (Hebreus 9.26).

A Ceia do Senhor não é um altar, sobre o qual Jesus Cristo se sacrifica repetidas vezes. Participamos da Ceia, dando graças pela morte sacrifical de Jesus já realizada em nosso favor. Desta forma, continuaremos proclamando a morte dEle até que Ele venha de novo (1 Coríntios 11.26).

VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. Quais são os elementos usados para celebrar a Ceia do Senhor?

  2. Explique a simbologia dos elementos usados na Santa Ceia.

  3. Qual é o propósito da Ceia do Senhor?

  4. Por que é importante comemorarmos a Santa Ceia?

  5. Com que Jesus selou o Novo Pacto com os homens?


Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!




Biblia MP3

Revista Adultos cpad

Revista Jovens cpad

LETRAS E CIFRA MELODIA GOSPEL

CADERNETA P/EBD PDF

CERTIFICADO P/EBD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

ESTATUTO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

letras de músicas do ecc

dicionário bíblico online

concordancia bíblica online

Pesos e Medidas Biblicas online

CRONOLOGIA BÍBLICA ONLINE

BIBLIA EM AUDIO

HARPA CRISTÃ

RELIGIÕES E SEITAS

DICAS PARA EBD

DINAMICAS E QUIZ

ESTUDOS GRATIS

DISCIPULADO

cidades Biblicas Antigas

LIVROS APOCRIFOS

AS PARABOLAS DE JESUS EXPLICADAS

100 Acontecimentos mais importantes da história do Cristianismo

Curiosidades da Bíblia

QUADRINHOS EVANGELICOS
Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade

© Escola-ebd - Todos os direitos reservados.