Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade


Lição 12 - O Discípulo e a Volta de Jesus | Discipulado 2

Discipulado 2

TEXTO BÍBLICO
 "...num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Coríntios 15.52).

INTRODUÇÃO
Se alguém lhe fizesse algumas perguntas concernente a volta de Cristo, o que você responderia? Saberia responder com convicção? Em que basearia sua resposta? Você já examinou as Escrituras a respeito desse importante tema? O que diz a Bíblia sobre o retorno de Jesus? A volta de Cristo é ensinada de maneira clara, definida e inequívoca na Palavra de Deus. Se você estudar a Bíblia minuciosamente, descobrirá que, depois da doutrina da expiação, mediante o sangue de Cristo, não há verdade tão proeminente como a referente à Segunda vinda de Cristo.

Jesus mesmo falou diversas vezes que retornaria a este mundo. Até os anjos deixaram sua mensagem sobre esse grandioso evento. Veja o que eles disseram no momento da ascensão de Cristo: "Este Jesus, que dentre vós foi recebido em cima do céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (Atos 1.11). O Espírito Santo através dos tempos tem vivificado esta verdade nos corações de todos os crentes em todas as épocas e lugares. Leia João 14.1-3, Atos 1.1-11, 1 Tm 4.1, João 16.13.

I. A CERTEZA DA VOLTA DE CRISTO

A Bíblia Sagrada relaciona enfaticamente a ressurreição dos mortos com a Segunda Vinda de Cristo. O apóstolo Paulo escreveu: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
    Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
    Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
    Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4.13,14,16,17). Esta certeza baseia-se nas seguintes razões:

  1. Jesus mesmo afirmou que voltará. Jesus prometeu voltar ao mundo para consumar sua obra. Ele disse aos discípulos: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também." (João 14.1-3). Esta promessa foi repetida várias vezes, de várias maneiras.

  2. Os anjos afirmaram que Ele voltará. Como já foi dito, no momento da ascensão de Jesus, estando os discípulos "com os olhos fitos no céu, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhe perguntaram: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir" (Atos 1.10,11).

Os sinais que ora se cumprem segundo as profecias, atestam que o principal dos grandes acontecimentos do fim dos tempos, está às portas, isto quer dizer que Jesus vem muito breve.

  1. O testemunho da Palavra de Deus afirma que Ele voltará. Só no Antigo Testamento existem cerca de 1527 referências à Segunda Vinda de Cristo. No Novo Testamento, esse mesmo evento é mencionado por trezentos e dezenove vezes. Para cada vez que a primeira vinda de Cristo é mencionada, a Segunda é referida oito vezes. Capítulos inteiros, como Mateus 24, Lucas 21 e Marcos 13, foram dedicados ao ensino do segundo advento; e livros inteiros, como Primeiro e Segundo Tessalonicenses, foram escritos, quase que especificamente, para tratar desse importante tema.

  2. O testemunho da Ceia do Senhor afirma que Ele voltará. A cada vez que o crente se assenta à mesa do Senhor, está proclamando a sua fé na volta de Jesus. O Senhor mesmo disse: "...fazei isso em memória de mim..." (Lucas 22.19). O apóstolo Paulo acrescenta as seguintes palavras: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1 Coríntios 11.26). A Igreja haverá de celebrar a Ceia do Senhor para sempre? Não. Haverá de celebrá-la enquanto Cristo não vier; e assim que ele retornar, nunca mais a Igreja terá de celebrar a Ceia memorial, porquanto é somente "até que ele venha". Após isso, não teremos mais de nos lembrarmos dEle, porquanto Ele estará conosco para sempre.

  1. Os sinais do fim dos tempos atestam que Jesus voltará. Os sinais que ora se cumprem segundo as profecias, atestam que o principal dos grandes acontecimentos do fim dos tempos, está às portas, isto quer dizer que Jesus vem muito breve.

Quais são estes sinais? Eles estão descritos em Mateus 24.3-12. A Palavra de Deus diz que no final dos tempos haveriam falsos cristos, guerras, rumores de guerras, fomes, pestes, terremotos, perseguição, falsos profetas, multiplicação da iniquidade, frieza espiritual, etc. Para complementar essa parte do estudo, leia Mateus 24.3-12 e Marcos 13.28-31

II. DE QUE MANEIRA JESUS VOLTARÁ

  1. A sua volta será em duas fases distintas. Em primeiro lugar virá buscar a sua noiva, isto é, abruptamente, "num momento, num abrir e fechar de olhos", levará os que se acharem preparados para a sua vinda. Esta fase refere-se ao "arrebatamento da Igreja". Ler 1 Coríntios 15.52; 1 Tessalonicenses 4.17.

A segunda fase diz respeito à revelação de Cristo em glória, ocasião em que nosso amado Salvador descerá no monte das Oliveiras (leia Zacarias 14.4). Nesta etapa Jesus voltará com a Igreja a fim de restaurar o povo de Israel e erguer seu Reino de paz sobre a terra.
Para enriquecer seus conhecimentos, leia todo o capítulo 4 e 5 da primeira epístola do apóstolo Paulo aos tessalonicenses e todo o capítulo 2 da segunda.
Morte, separação, martírio, sacrifício, perseguição e qualquer outra coisa que aflija ao crente, perdem o seu poder e se tornam menos terrível por causa da esperança consoladora da vinda do Senhor Jesus.

III. QUANDO SE DARÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

  1. Ninguém sabe. Jesus virá como vem o ladrão, e ninguém pode prever o momento de um assalto (1 Tessalonicenses 5.2; Mateus 24.43,44). Ele próprio afirmou que nem os anjos sabem o dia e a hora, mas apenas o Pai: "Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai (Marcos13.32,33). Por isso deixou a seguinte recomendação: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" (Mt 24.42).

  2. Jesus buscará sua Igreja antes que venha a "Grande Tribulação". Os crentes hoje passam por muitas tribulações, porém, a "Grande Tribulação", descrita em Mateus 24.21-29, somente irromperá após o arrebatamento da Igreja. Portanto, os salvos, autênticos servos do Senhor Jesus, não passarão pela Grande Tribulação. Veja o que diz a Palavra de Deus a esse respeito: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele" (1 Tessalonicenses 5.9-11). Leia também Apocalipse 3.10.

IV. A VOLTA DE CRISTO CONSTITUI ESPERANÇA E CONSOLO PARA O CRENTE

  1. A bendita esperança. O olhar do crente fiel deve percorrer os céus, "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo" (Tito 2.13). Anelamos e esperamos o Filho de Deus que virá desde os céus: "Assim também, Cristo, tendo se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9.27).

  2. Consolo para o crente. A volta do Senhor Jesus também é motivo de consolo para todos os crentes. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses, ao concluir sua mensagem sobre o segundo advento de Cristo: "consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4.18).

Morte, separação, martírio, sacrifício, perseguição e qualquer outra coisa que aflija ao crente, perdem o seu poder e se tornam menos terrível por causa da esperança consoladora da vinda do Senhor Jesus.

DISCIPULADO

  1. Quem será arrebatado na vinda de Jesus? A pergunta é séria, mas simples. Quem vai para o altar com o noivo? A noiva, naturalmente! Quem é a noiva de Cristo? O apóstolo Paulo escreveu que tinha preparado a Igreja, para apresentá-la como uma virgem a um noivo, a saber, Cristo, e queria adverti-la para que tomasse cuidado de não perder sua simplicidade (leia 2 Coríntios 11.2,3). Em apocalipse 19.7,8, está escrito que a Noiva está vestida da justiça dos santos. Sem estas vestes ninguém entra nas Bodas do Cordeiro (Mateus 22.11). E você, está cuidando de suas vestes a fim de que elas não sejam manchadas ou fiquem enrugadas? Leia Efésios 5.27. Você tem mantido sua vida em santidade? A Bíblia diz que sem a santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).

  2. O ensino sobre a Segunda Vinda de Cristo também estimula o serviço cristão. Os crentes que ardentemente aguardam a volta de Cristo, reavaliam constantemente as prioridades que lhes governam a maneira de viver. Sempre colocam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Não querem ser surpreendidos tendo as mãos vazias. Eles sabem que, um dia, todos teremos que comparecer ante o Tribunal de Cristo. Por isso alertam constantemente seus parentes, amigos, conhecidos e os demais pecadores, a que estejam preparados para a vinda do Senhor. Você está preparado?

Os crentes que ardentemente aguardam a volta de Cristo, reavaliam constantemente as prioridades que lhes governam a maneira de viver. Sempre colocam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Não querem ser surpreendidos tendo as mãos vazias.

VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. Segundo Atos 1.11, o que disseram os anjos no momento em que Jesus ascendia aos céus?

  2. Em que baseamos nossa certeza da volta de Cristo?

  3. Quantas vezes a Segunda Vinda de Cristo é mencionada no Novo Testamento?

  4. A Igreja haverá de celebrar a Santa Ceia do Senhor para sempre? Por que?

  5. Quais são os principais sinais do fim dos tempos descritos em Mateus 24. 3-12?


Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!




Biblia MP3

Revista Adultos cpad

Revista Jovens cpad

LETRAS E CIFRA MELODIA GOSPEL

CADERNETA P/EBD PDF

CERTIFICADO P/EBD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

ESTATUTO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

letras de músicas do ecc

dicionário bíblico online

concordancia bíblica online

Pesos e Medidas Biblicas online

CRONOLOGIA BÍBLICA ONLINE

BIBLIA EM AUDIO

HARPA CRISTÃ

RELIGIÕES E SEITAS

DICAS PARA EBD

DINAMICAS E QUIZ

ESTUDOS GRATIS

DISCIPULADO

cidades Biblicas Antigas

LIVROS APOCRIFOS

AS PARABOLAS DE JESUS EXPLICADAS

100 Acontecimentos mais importantes da história do Cristianismo

Curiosidades da Bíblia

QUADRINHOS EVANGELICOS
Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade

© Escola-ebd - Todos os direitos reservados.