TEXTO PRINCIPAL
“Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mc 10.45)
RESUMO DA LIÇÃO
Jesus é definitivamente o modelo a ser seguido por toda a liderança cristã.
LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jo 1.1-14 Jesus Cristo, o Filho de Deus
TERÇA – Lc 9.18-22 Jesus prediz sua morte
QUARTA – Jo 13.1 O amor de Jesus
QUINTA – Jo 13. 12-17 O líder que ama e que serve
SEXTA – Hb 4.14-16 Jesus é superior aos sumo sacerdotes
SÁBADO – Hb 3.1-3 Jesus, maior do que todos os patriarcas
OBJETIVOS
1- CONSCIENTIZAR a respeito da natureza da liderança de Jesus;
3- COMPREENDER o modelo de liderança de Jesus:
3- EXPLICAR que durante o seu ministério terreno Jesus foi um líder prático.
INTERAÇÃO
Professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da liderança daquele que deve ser o nosso modelo de líder: Jesus Cristo. Veremos que o Senhor Jesus Cristo foi um líder próximo de seus liderados. Ele frequentou a casa de Pedro, o que mostra que conhecia de perto a realidade dos primeiros apóstolos. Jesus também é o exemplo de uma liderança servidora. Ele lavou os pės dos seus discípulos, deixando-nos o exemplo de humildade, serviço e amor ao próximo (Jo 13.1-12). Depois da cerimônia da lavagem dos pés, o Salvador declarou: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15).
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), reproduza o quadro abaixo. Utilize-o na introdução da lição para mostrar aos alunos algumas das características da liderança de Jesus Cristo.
UM LÍDER PRÓXIMO DE SEUS LIDERADOS. Jesus conhecia a realidade dos seus discípulos. Ele frequentou a casa de Pedro.
UMA LIDERANÇA PAUTADA NA ORAÇÃO. Jesus tinha uma vida de oração e de jejum.
UMA LIDERANÇA HUMILDE DISPOSTA A SERVIR Jesus lavou e secou os pés dos seus discípulos. Lavar os pés dos visitantes era uma tarefa realizada pelo “menor” servo da Casa do Senhor
TEXTO BÍBLICO
JOÃO 13.1-15
1- Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2- E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.
3- Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus.
4- Levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5- Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6- Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7- Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois.
8- Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pės. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
9- Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
10- Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11- Porque bem sabia ele quem o havia de trair, por isso, disse: Nem todos estais limpos.
12- Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
13- Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou
14- Ora, se eu. Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15- Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
INTRODUÇÃO
Esta lição tem como objetivo apresentar Jesus como o maior e mais importante líder de todos os tempos Veremos algumas características da liderança dEle, e que deve servir de modelo para todos os líderes. Que venhamos seguir o modelo de liderança deixado por nosso Senhor.
1- A NATUREZA DA LIDERANÇA DE JESUS
1- A divindade de Jesus. Não é certo falar a respeito das obras de Jesus sem considerar quem Ele é. Por isso, antes de fazer uma análise sobre o modelo de liderança deixado por Jesus, é imprescindível que se faça uma reflexão a respeito de sua natureza. No Evangelho de João encontramos os sete “Eu sou” de Jesus, e cada um deles revela a sua pessoa, obra e divindade. Mas quem é Jesus e qual é a sua natureza? Como fruto da revelação divina, Pedro respondeu a esta pergunta, afirmando: “és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16.17).
Essa declaração foi um reconhecimento público da divindade de Jesus. Por isso, todas as obras dEle decorrem e refletem o seu caráter divino, inclusive as suas ações como líder. O modelo de liderança que Ele deixou deve ser o padrão de referência e ideal a ser alcançado, pois retrata aquilo que Deus espera de um líder.
2- A autoconsciência de Jesus. Uma das marcas mais visíveis e perceptíveis nas atitudes de Jesus é a plena consciência que Ele sempre teve de que é o Filho de Deus (Mt 11.25-27). Por diversas vezes a Bíblia mostra Jesus reafirmando a sua natureza, ou seja, Ele não tinha dúvida de onde veio e nem de quem o enviou (Jo 16.28).
A serenidade e a segurança com que Jesus enfrentou o interrogatório de Pilatos é de impressionar, e isso se deu justamente pela convicção do Mestre acerca de si mesmo e de quem o enviou (Jo 18.36).
Esta convicção de sua identidade deu a Jesus as condições necessárias para lidar com equilíbrio e tranquilidade com Judas Iscariotes, que haveria de traí-lo, e com todas as adversidades que teve de enfrentar (Jo 13.18.19). Jesus mostra que o líder deve ter plena consciência da natureza de seu chamado e de quem o enviou
3- Jesus e a consciência de sua missão. Ciente de sua natureza e de quem o enviou, Jesus teve clareza a respeito de sua missão, ou seja, do que Ele veio fazer no mundo. Esta consciência pode ser vista nas palavras que dirigiu aos seus pais quando eles o encontraram ensinando aos doutores da Lei: “Por que é que me procuráveis?
Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lc 2.49). A verdade é que em cada etapa de sua trajetória terrena Jesus teve muita clareza acerca de sua missão. Compreender sua missão deu a Jesus as condições necessárias para realizar tudo com excelência.
PROFESSOR(A),
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!