Lição 13 - O Didcípulo e a Missão de Discipular | Discipulado 2
TEXTO BÍBLICO
"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com o seu filho Jesus Cristo" (1 João 1.3).
INTRODUÇÃO
Alimentar-se, crescer e multiplicar-se é uma lei biológica a que se sujeita todo o organismo vivo. A Igreja, como organismo vivo, alimenta-se da Palavra de Deus e da oração, cresce através da evangelização e se multiplica, quando cada novo crente, como você, alcança uma nova pessoa para Cristo.
Alcançar novas pessoas é o primeiro estágio, o primeiro degrau do crescimento espiritual. O segundo chama-se "envolvimento". Desde que você participa do curso de discipulado, que é o objetivo da presente revista, está envolvido com Deus e a Igreja. Agradeça ao Senhor por isso. Partilhe a sua experiência com outros.
I. COMPARTILHANDO AS BÊNÇÃOS
1. Partilhe o amor e comunhão.
Na décima terceira lição da "Revista Discipulado 1", você aprendeu sobre como alcançar novas pessoas para Cristo, e certamente já está colhendo os primeiros frutos do seu labor evangelístico. Agora você vai aprender o que fazer para que esses novos convertidos permaneçam na igreja e, assim como você, produzam bons frutos para o Reino de Deus.
Através de sua própria experiência, você sabe que um novo crente só permanece na igreja, quando se sente amado e se relaciona com outros, ou seja, quando é envolvido com a "grande família cristã", emocional e espiritualmente. Não haverá crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã. É seu dever, como o de cada membro do corpo de Cristo, promover um ambiente favorável à convivência comunitária e de adoração, que são os elos que formam a relação de interdependência entre as pessoas na igreja. Mesmo que alguns crentes antigos não ajam assim, faça a sua parte. Ame os novos convertidos e tenha comunhão com eles.
Lembra-se do dia em que você foi alcançado? Pense como foi o seu crescimento desde então. Poderia ter sido melhor o tratamento e os cuidados que lhe deram na igreja?
Empenhe-se para que as pessoas que você está ganhando para Cristo recebam os cuidados necessários a um crescimento sadio na fé e na comunhão com a Igreja. Assim deve ser o relacionamento cristão: "Nisto consiste a caridade (amor), que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3.16).2. Ensine o que aprendeu. O novo convertido é como um recém-nascido, e necessita dos cuidados especiais de um bom pediatra e pai espiritual, para que possa alimentar-se do leite racional, não falsificado, e crescer na graça e no conhecimento de Deus através do ensino.
O novo convertido é como um recém-nascido, e necessita dos cuidados especiais de um bom pediatra e pai espiritual, para que possa alimentar-se do leite racional, não falsificado, e crescer na graça e no conhecimento de Deus através do ensino.
O novo crente necessita crescer em três dimensões: em conhecimento bíblico, em qualidade de vida espiritual e em serviço para Deus e a igreja. Assim como você cresceu em conhecimento e qualidade de vida, é está crescendo em serviço, é seu dever e privilégio fazer outros crescerem.
O filho, através da qualidade do testemunho de seu pai, se apropria dos mesmos hábitos, atitudes e costumes, aprende pelo exemplo e, a cada dia que passa, cresce em identidade com aquele de quem recebeu o ensinamento.
Você, agora como pai espiritual, constrói vidas no poder do Espírito Santo. Use como alicerce a infalível e eficaz Palavra de Deus. Capacite seus "filhos na fé" a serem vencedores nas provas e tentações da vida. "E rogo que, à medida que você partilha sua fé com outros, ela domine também a vida deles, quando virem a abundância de coisas boas que há em você, proveniente de Cristo Jesus" (Filemom 6 - Bíblia Viva).
Sua meta de evangelização deve continuar até que o novo convertido (cada um deles) chegue a duplicar-se, garantindo assim o ciclo de crescimento de sua igreja. Eis como fazê-lo:
Em primeiro lugar, leve os novos convertidos a serem alunos assíduos da Classe de Novos Crentes da Escola Dominical. Realize pelo menos uma visita semanal e repasse com eles as lições que estiveram estudando. É extremamente necessário que você acompanhe o desenvolvimento espiritual de cada pessoa que você levou a Cristo. Ao visitá-los, esteja sempre munido de sua Bíblia e de alguns livros de comentários e estudos bíblicos.
No caso do novo crente morar longe de você ou da igreja, fale com o seu pastor para que ele estabeleça uma comissão de visitas ou, caso seja mais conveniente, faça o discipulado por correspondência. Cartas pessoais com estudos bíblicos simples, de uma só página, são um bom alimento espiritual para a nutrição dos novos crentes.
As classes de Novos Convertidos podem ser realizadas no templo ou nos lares, em qualquer dia ou hora, segundo as necessidades e os resultados da evangelização e do discipulado. É preferível que o discipulado seja realizado por uma pessoa que ensine a outra, ou um casal a outro. A obediência é o alicerce do crescimento espiritual sadio. Leia e medite em Atos 2.42-47.
II. MODELOS DE ENVOLVIMENTO
1. Acompanhe outros novos crentes. Alguns se perdem, unicamente, por serem esquecidos e abandonados. É dever da igreja prover a cada novo convertido condições de crescimento espiritual. O evangelismo não pode ter por alvo apenas "ganhar almas", mas, também, "restaurar vidas" para o Senhor Jesus Cristo.
Faça parte da equipe de acompanhamento de novos crentes. Visite semanalmente cada novo convertido em seu lar, em dia e hora previamente marcados, durante os dois ou três primeiros meses de sua conversão. O testemunho pessoal do visitador é de grande valor para o fortalecimento da fé do novo crente. Fale com entusiasmo e convicção daquilo que Deus tem feito em sua vida. Partilhe suas experiências espirituais e suas vitórias.
2. Participe de estudos bíblicos nos lares. O livro de Atos relata alguns lares como verdadeiras extensões da Igreja. Nos três primeiros séculos, verdadeiramente os lares foram baluartes do ensino, no partir do pão e nas orações. Leia Atos 5.42.
É nosso dever restaurar o princípio bíblico por nós esquecido e, a exemplo dos que pertenciam às igrejas do Novo Testamento, utilizar os lares como uma agência de missões, de edificação e de reprodução espiritual.
O registro do estudo da Palavra de Deus no crescimento e despertamento espiritual, na formação de discípulos, encontra-se na Bíblia e, especialmente, em Neemias 8.5.
3. Participe de grupos de oração nos lares. Há perfeita harmonia entre o estudo da Palavra de Deus e a oração. Na realidade, o primeiro depende do segundo, para que haja maior eficácia. Estudar a Bíblia é ler a carta do Pai amado, mas distante; orar é conversar amigavelmente com Ele.
O Grupo de Oração nos lares se distingue do Círculo de Oração. O segundo tem por finalidade básica a evangelização e o pronto socorro espiritual. O primeiro tem por objetivo o envolvimento, a integração, e a conservação dos frutos. O ensino sobre o poder e a prática da oração são armas que o crente tem para o combate.
4. Participe da equipe de correspondência pessoal. A importância da correspondência, tanto na evangelização como no discipulado, é vital. Paulo, em suas cartas pastorais (Tito, Timóteo, Filemom, etc), oferece um exemplo de correspondência pessoal. As cartas destinadas às igrejas são verdadeiros manuais de doutrina e orientações práticas. O método pode ser utilizado com grande sucesso ainda hoje.
Podemos utilizar a correspondência pessoal para evangelizar, edificar e integrar.
III. SEJA UM DISCIPULADOR
1. Trabalhando com disciplina.
Você agora é um discipulador de novos crentes. Saiba que é Deus quem chama, qualifica e capacita, através da igreja. Entretanto, alguns princípios vão ajudá-lo no desenvolvimento do seu trabalho diário. Observe os pontos abaixo:
a) Seja disciplinado em tudo o que você fizer;
b) Organize todo seu trabalho do mês, dia após dia;
c) Anote todas as novas idéias e estabeleça suas metas;
d) Faça um plano de como alcançar suas metas e não desista enquanto não alcançá-las;
e) Resolva primeiro as pequenas coisas e depois as mais complexas.
f) Não acumule tarefas.
g) Acredite na capacidade das pessoas que você está discipulando. Elas querem aprender e devem ser motivadas.
h) Aprenda com Moisés. Exerça uma liderança espiritual positiva. Leia Êxodo 35 e sublinhe os versículos 1, 3, 10, 21, 34 e 35.
Estabelecer alvos, ensinar, treinar, motivar outras pessoas, e depois reconhecer que as pessoas aprenderam, tem como recompensa os frutos colhidos para o reino de Deus e o crescimento da igreja.
2. Trabalhando em grupos. O trabalho de discipulado deve ser realizado, preferivelmente, em pequenos grupos de 10 a 12 pessoas, ou de uma a uma.
Se pessoas de seu grupo de oração, de estudo bíblico ou da Classe de Escola Dominical praticam atitudes que geram hostilidades e quebra de harmonia, se o seu relacionamento não tem sido o ideal, lembre-se: é você quem deve, por seu próprio comportamento e caráter, modificar o comportamento delas. Leia e medite em Hebreus 5.1-4.
Recorde algumas atitudes que você está praticando:
- Exigir, primeiro de si mesmo, e depois dos outros, que a obra de Deus seja feita com amor, carinho, prontidão e obediência às orientações pastorais;
- Exigir, primeiro de si mesmo, e depois dos outros, que o trabalho para Deus seja feito nos melhores padrões de qualidade, e possa ser conferido e julgado pelo pastor ou supervisores. Jamais faça a obra de Deus relaxadamente.
- Exigir, primeiro de si mesmo, e depois dos outros, que os alvos, as metas e os planos estabelecidos sejam realizáveis e possam ser avaliados pelos seus resultados.
Recorde também algumas atitudes que devem ser evitadas pelo grupo:
Não criticar nem depreciar outra pessoa diante do grupo. As críticas e correções de comportamento devem ser feitas em particular:
Não despreze as coisas, por parecerem pequenas. Para outras pessoas, podem ser muito importantes.
DISCIPULADO
Como discípulo de Jesus Cristo, você precisa saber:
- A melhor maneira de aprender é ensinar a outra pessoa o que se está estudando.
- O melhor ensino é aquele que ministramos com a nossa vida. Viva o que está ensinando. O contrário é hipocrisia.
- Seja paciente e persistente em aprender e ensinar. Jamais desista.
- Seja obediente às orientações de seu pastor. Ele é o seu melhor amigo e está interessado em seu crescimento espiritual e ministério pessoal.
- Faça de cada aluno um amigo. De cada irmão um companheiro de oração. De sua vida uma fonte de felicidade para outras vidas. Tenha um coração de pai.
VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU
-
A que se pode comparar um novo convertido?
-
Que tipo de crescimento o novo crente precisa alcançar?
-
Em que situação um novo crente tem mais chance de permanecer na igreja?
-
Cite dois princípios que o discipulador deve observar.
-
Na sua opinião, por que é importante fazer o acompanhamento de novos convertidos?
QUESTIONÁRIO
Este é um questionário de revisão, com perguntas extraídas de todas as lições das revistas "Discipulado 1" e Discipulado 2". Responda-o, recorte e entregue-o ao seu professor, com seu nome e endereço, para fazer jus a um lindo certificado de Conclusão, que deverá ser adquirido junto à CPAD.
Nome:_________________________________________________ Data: //___
-
Mencione, pelo menos, três títulos dados à Bíblia.
-
Quais são, na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?
-
Conforme Romanos 3.23, por que a salvação é necessária?
-
Qual o significado da palavra "igreja"?
-
O que significa orar?
-
Qual a melhor definição para fé?
-
Quais privilégios Deus prometera a Abraão pela sua obediência?
-
O que significa pagar o dízimo?
-
Cite os atributos que atestam a divindade do Espírito Santo.
-
O que é o batismo no Espírito Santo?
-
Qual o principal propósito do Dom de profecia?
-
Em que consiste o fruto do Espírito na vida do cristão?
-
Por que devemos evangelizar?
-
O que é impureza?
-
Qual o propósito da Santa Ceia do Senhor?
-
Qual é a definição de batismo, o que significa?
-
Quem disse: "sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei"?
-
Do que o crente precisa desistir voluntariamente para perdoar?
-
O que é temperança?
-
O que acontece com o crente que não anda segundo o conselho dos ímpios?
-
Por que o lar é a expressão maior da unidade familiar?
-
Quais são os agentes da tentação?
-
O que significa louvar a Deus?
-
O que acontece com os idólatras?
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!
Biblia MP3
Revista Adultos cpad
Revista Jovens cpad
LETRAS E CIFRA MELODIA GOSPEL
CADERNETA P/EBD PDF
CERTIFICADO P/EBD
ESBOÇO DE PREGAÇÃO
ESTATUTO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL
letras de músicas do ecc
dicionário bíblico online
concordancia bíblica online
Inicio |
Contato |
Termos de Uso |
Politica de Privacidade