Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade


Lição 13 - O Didcípulo e a Missão de Discipular | Discipulado 2

Discipulado 2

TEXTO BÍBLICO
"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com o seu filho Jesus Cristo" (1 João 1.3).

INTRODUÇÃO
Alimentar-se, crescer e multiplicar-se é uma lei biológica a que se sujeita todo o organismo vivo. A Igreja, como organismo vivo, alimenta-se da Palavra de Deus e da oração, cresce através da evangelização e se multiplica, quando cada novo crente, como você, alcança uma nova pessoa para Cristo.
Alcançar novas pessoas é o primeiro estágio, o primeiro degrau do crescimento espiritual. O segundo chama-se "envolvimento". Desde que você participa do curso de discipulado, que é o objetivo da presente revista, está envolvido com Deus e a Igreja. Agradeça ao Senhor por isso. Partilhe a sua experiência com outros.

I. COMPARTILHANDO AS BÊNÇÃOS

1. Partilhe o amor e comunhão. Na décima terceira lição da "Revista Discipulado 1", você aprendeu sobre como alcançar novas pessoas para Cristo, e certamente já está colhendo os primeiros frutos do seu labor evangelístico. Agora você vai aprender o que fazer para que esses novos convertidos permaneçam na igreja e, assim como você, produzam bons frutos para o Reino de Deus.
  Através de sua própria experiência, você sabe que um novo crente só permanece na igreja, quando se sente amado e se relaciona com outros, ou seja, quando é envolvido com a "grande família cristã", emocional e espiritualmente. Não haverá crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã. É seu dever, como o de cada membro do corpo de Cristo, promover um ambiente favorável à convivência comunitária e de adoração, que são os elos que formam a relação de interdependência entre as pessoas na igreja. Mesmo que alguns crentes antigos não ajam assim, faça a sua parte. Ame os novos convertidos e tenha comunhão com eles.
  Lembra-se do dia em que você foi alcançado? Pense como foi o seu crescimento desde então. Poderia ter sido melhor o tratamento e os cuidados que lhe deram na igreja?
  Empenhe-se para que as pessoas que você está ganhando para Cristo recebam os cuidados necessários a um crescimento sadio na fé e na comunhão com a Igreja. Assim deve ser o relacionamento cristão: "Nisto consiste a caridade (amor), que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3.16).

2. Ensine o que aprendeu. O novo convertido é como um recém-nascido, e necessita dos cuidados especiais de um bom pediatra e pai espiritual, para que possa alimentar-se do leite racional, não falsificado, e crescer na graça e no conhecimento de Deus através do ensino.

O novo convertido é como um recém-nascido, e necessita dos cuidados especiais de um bom pediatra e pai espiritual, para que possa alimentar-se do leite racional, não falsificado, e crescer na graça e no conhecimento de Deus através do ensino.

O novo crente necessita crescer em três dimensões: em conhecimento bíblico, em qualidade de vida espiritual e em serviço para Deus e a igreja. Assim como você cresceu em conhecimento e qualidade de vida, é está crescendo em serviço, é seu dever e privilégio fazer outros crescerem.
O filho, através da qualidade do testemunho de seu pai, se apropria dos mesmos hábitos, atitudes e costumes, aprende pelo exemplo e, a cada dia que passa, cresce em identidade com aquele de quem recebeu o ensinamento.
  Você, agora como pai espiritual, constrói vidas no poder do Espírito Santo. Use como alicerce a infalível e eficaz Palavra de Deus. Capacite seus "filhos na fé" a serem vencedores nas provas e tentações da vida. "E rogo que, à medida que você partilha sua fé com outros, ela domine também a vida deles, quando virem a abundância de coisas boas que há em você, proveniente de Cristo Jesus" (Filemom 6 - Bíblia Viva).
  Sua meta de evangelização deve continuar até que o novo convertido (cada um deles) chegue a duplicar-se, garantindo assim o ciclo de crescimento de sua igreja. Eis como fazê-lo:
Em primeiro lugar, leve os novos convertidos a serem alunos assíduos da Classe de Novos Crentes da Escola Dominical. Realize pelo menos uma visita semanal e repasse com eles as lições que estiveram estudando. É extremamente necessário que você acompanhe o desenvolvimento espiritual de cada pessoa que você levou a Cristo. Ao visitá-los, esteja sempre munido de sua Bíblia e de alguns livros de comentários e estudos bíblicos.
  No caso do novo crente morar longe de você ou da igreja, fale com o seu pastor para que ele estabeleça uma comissão de visitas ou, caso seja mais conveniente, faça o discipulado por correspondência. Cartas pessoais com estudos bíblicos simples, de uma só página, são um bom alimento espiritual para a nutrição dos novos crentes.
  As classes de Novos Convertidos podem ser realizadas no templo ou nos lares, em qualquer dia ou hora, segundo as necessidades e os resultados da evangelização e do discipulado. É preferível que o discipulado seja realizado por uma pessoa que ensine a outra, ou um casal a outro. A obediência é o alicerce do crescimento espiritual sadio. Leia e medite em Atos 2.42-47.

II. MODELOS DE ENVOLVIMENTO

  1. Acompanhe outros novos crentes. Alguns se perdem, unicamente, por serem esquecidos e abandonados. É dever da igreja prover a cada novo convertido condições de crescimento espiritual. O evangelismo não pode ter por alvo apenas "ganhar almas", mas, também, "restaurar vidas" para o Senhor Jesus Cristo.
  Faça parte da equipe de acompanhamento de novos crentes. Visite semanalmente cada novo convertido em seu lar, em dia e hora previamente marcados, durante os dois ou três primeiros meses de sua conversão. O testemunho pessoal do visitador é de grande valor para o fortalecimento da fé do novo crente. Fale com entusiasmo e convicção daquilo que Deus tem feito em sua vida. Partilhe suas experiências espirituais e suas vitórias.
  2. Participe de estudos bíblicos nos lares. O livro de Atos relata alguns lares como verdadeiras extensões da Igreja. Nos três primeiros séculos, verdadeiramente os lares foram baluartes do ensino, no partir do pão e nas orações. Leia Atos 5.42.
  É nosso dever restaurar o princípio bíblico por nós esquecido e, a exemplo dos que pertenciam às igrejas do Novo Testamento, utilizar os lares como uma agência de missões, de edificação e de reprodução espiritual.
   O registro do estudo da Palavra de Deus no crescimento e despertamento espiritual, na formação de discípulos, encontra-se na Bíblia e, especialmente, em Neemias 8.5.
  3. Participe de grupos de oração nos lares. Há perfeita harmonia entre o estudo da Palavra de Deus e a oração. Na realidade, o primeiro depende do segundo, para que haja maior eficácia. Estudar a Bíblia é ler a carta do Pai amado, mas distante; orar é conversar amigavelmente com Ele.
  O Grupo de Oração nos lares se distingue do Círculo de Oração. O segundo tem por finalidade básica a evangelização e o pronto socorro espiritual. O primeiro tem por objetivo o envolvimento, a integração, e a conservação dos frutos. O ensino sobre o poder e a prática da oração são armas que o crente tem para o combate.
  4. Participe da equipe de correspondência pessoal. A importância da correspondência, tanto na evangelização como no discipulado, é vital. Paulo, em suas cartas pastorais (Tito, Timóteo, Filemom, etc), oferece um exemplo de correspondência pessoal. As cartas destinadas às igrejas são verdadeiros manuais de doutrina e orientações práticas. O método pode ser utilizado com grande sucesso ainda hoje.
  Podemos utilizar a correspondência pessoal para evangelizar, edificar e integrar.

III. SEJA UM DISCIPULADOR

1. Trabalhando com disciplina. Você agora é um discipulador de novos crentes. Saiba que é Deus quem chama, qualifica e capacita, através da igreja. Entretanto, alguns princípios vão ajudá-lo no desenvolvimento do seu trabalho diário. Observe os pontos abaixo:
a) Seja disciplinado em tudo o que você fizer;
b) Organize todo seu trabalho do mês, dia após dia;
c) Anote todas as novas idéias e estabeleça suas metas;
d) Faça um plano de como alcançar suas metas e não desista enquanto não alcançá-las;
e) Resolva primeiro as pequenas coisas e depois as mais complexas.
f) Não acumule tarefas.
g) Acredite na capacidade das pessoas que você está discipulando. Elas querem aprender e devem ser motivadas.
h) Aprenda com Moisés. Exerça uma liderança espiritual positiva. Leia Êxodo 35 e sublinhe os versículos 1, 3, 10, 21, 34 e 35.
  Estabelecer alvos, ensinar, treinar, motivar outras pessoas, e depois reconhecer que as pessoas aprenderam, tem como recompensa os frutos colhidos para o reino de Deus e o crescimento da igreja.
  2. Trabalhando em grupos. O trabalho de discipulado deve ser realizado, preferivelmente, em pequenos grupos de 10 a 12 pessoas, ou de uma a uma.
  Se pessoas de seu grupo de oração, de estudo bíblico ou da Classe de Escola Dominical praticam atitudes que geram hostilidades e quebra de harmonia, se o seu relacionamento não tem sido o ideal, lembre-se: é você quem deve, por seu próprio comportamento e caráter, modificar o comportamento delas. Leia e medite em Hebreus 5.1-4.

Recorde algumas atitudes que você está praticando:

Recorde também algumas atitudes que devem ser evitadas pelo grupo: Não criticar nem depreciar outra pessoa diante do grupo. As críticas e correções de comportamento devem ser feitas em particular:
  Não despreze as coisas, por parecerem pequenas. Para outras pessoas, podem ser muito importantes.

DISCIPULADO
Como discípulo de Jesus Cristo, você precisa saber:

  1. A melhor maneira de aprender é ensinar a outra pessoa o que se está estudando.
  2. O melhor ensino é aquele que ministramos com a nossa vida. Viva o que está ensinando. O contrário é hipocrisia.
  3. Seja paciente e persistente em aprender e ensinar. Jamais desista.
  4. Seja obediente às orientações de seu pastor. Ele é o seu melhor amigo e está interessado em seu crescimento espiritual e ministério pessoal.
  5. Faça de cada aluno um amigo. De cada irmão um companheiro de oração. De sua vida uma fonte de felicidade para outras vidas. Tenha um coração de pai.

VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. A que se pode comparar um novo convertido?

  2. Que tipo de crescimento o novo crente precisa alcançar?

  3. Em que situação um novo crente tem mais chance de permanecer na igreja?

  4. Cite dois princípios que o discipulador deve observar.

  5. Na sua opinião, por que é importante fazer o acompanhamento de novos convertidos?

QUESTIONÁRIO

Este é um questionário de revisão, com perguntas extraídas de todas as lições das revistas "Discipulado 1" e Discipulado 2". Responda-o, recorte e entregue-o ao seu professor, com seu nome e endereço, para fazer jus a um lindo certificado de Conclusão, que deverá ser adquirido junto à CPAD.

Nome:_________________________________________________ Data: //___

  1. Mencione, pelo menos, três títulos dados à Bíblia.

  2. Quais são, na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?

  3. Conforme Romanos 3.23, por que a salvação é necessária?

  4. Qual o significado da palavra "igreja"?

  5. O que significa orar?

  6. Qual a melhor definição para fé?

  7. Quais privilégios Deus prometera a Abraão pela sua obediência?

  8. O que significa pagar o dízimo?

  9. Cite os atributos que atestam a divindade do Espírito Santo.

  10. O que é o batismo no Espírito Santo?

  11. Qual o principal propósito do Dom de profecia?

  12. Em que consiste o fruto do Espírito na vida do cristão?

  13. Por que devemos evangelizar?

  14. O que é impureza?

  15. Qual o propósito da Santa Ceia do Senhor?

  16. Qual é a definição de batismo, o que significa?

  17. Quem disse: "sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei"?

  18. Do que o crente precisa desistir voluntariamente para perdoar?

  19. O que é temperança?

  20. O que acontece com o crente que não anda segundo o conselho dos ímpios?

  21. Por que o lar é a expressão maior da unidade familiar?

  22. Quais são os agentes da tentação?

  23. O que significa louvar a Deus?

  24. O que acontece com os idólatras?


Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!




Biblia MP3

Revista Adultos cpad

Revista Jovens cpad

LETRAS E CIFRA MELODIA GOSPEL

CADERNETA P/EBD PDF

CERTIFICADO P/EBD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

ESTATUTO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

letras de músicas do ecc

dicionário bíblico online

concordancia bíblica online

Pesos e Medidas Biblicas online

CRONOLOGIA BÍBLICA ONLINE

BIBLIA EM AUDIO

HARPA CRISTÃ

RELIGIÕES E SEITAS

DICAS PARA EBD

DINAMICAS E QUIZ

ESTUDOS GRATIS

DISCIPULADO

cidades Biblicas Antigas

LIVROS APOCRIFOS

AS PARABOLAS DE JESUS EXPLICADAS

100 Acontecimentos mais importantes da história do Cristianismo

Curiosidades da Bíblia

QUADRINHOS EVANGELICOS
Inicio | Contato | Termos de Uso | Politica de Privacidade

© Escola-ebd - Todos os direitos reservados.