Lição 8 – CRENDO NO ESPÍRITO SANTO

MEDITAÇÃO

 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” (Jo 14.16,17). 
 
REFLEXÃO BÍBLICA DIÁRIA 
 SEGUNDA – Mateus 1.18-20 
 QUARTA-Lucas 10.21 
 QUINTA-Atos 9.17 

 SÁBADO –1 Tessalonicenses 1.5

TEXTO BÍBLICO BASE 

 6 – Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 
7 – mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 
8 – a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. 
9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 
10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 
11 – Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 
13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 

16 – Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

INTERAGINDO COM O ALUNO 

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele age na vida do ser humano a fim de convencê-lo da realidade t do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo opera na vida da pessoa para nascer de novo. Quando há o novo nascimento na vida do homem sem Deus, sua mentalidade é transformada, seu ânimo é revigorado, seu coração transborda de alegria. O Espírito Santo habita nela. Cabe-nos, prezado professor, estimular os novos convertidos a cultivarem uma vida cheia do Espírito Santo. A viver a vida cristã na presença do doce Espírito. Ao final da ministração da presente lição, leia com os alunos a seguinte passagem bíblica: “ E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Ef 5.18-21).

OBJETIVOS 
Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos: 
1 Apontar o aspecto dinâmico do Espírito Santo na vida da Igreja.
2 Expor sobre a natureza e a obra do Espírito Santo. 
3 Conscientizar a respeito de o Espírito Santo ser o parceiro das nossas vidas.
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA 
Para complementar o tópico 2, sobre a natureza e a obra do Espírito Santo, sugerimos que reproduza na lousa algumas operações do Espírito Santo na vida da pessoa humana reveladas na Bíblia. (1) Convicção. O Santo Espírito opera para convencer os homens sobre a verdade dos seus atos (Jo 16.7-11); (2) Regeneração.O Espírito vivifica a alma do pecador, fazendo dele uma nova criação (Jo 3.5-8); (3) Habitação.Uma pessoa em que o Espírito Santo habita, isto é, o templo do Espírito Santo (Jo 14.17; Rm 8.9); (4) Santificação. Um processo progressivo de separação, consagração e formação do caráter do crente (Gl 5.22,23); (5) Revestimento de poder. A dotação da Igreja pelo poder do Espírito Santo para fazer obras maravilhosas e confirmar a eficácia do Evangelho (At 1.8; Jo 20.22; At 2.1-4). 

INTRODUÇÃO 
“Creio no Espírito Santo”. Cremos no Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, e por isso, Deus. Pessoa, porque tem personalidade e deseja relacionar-se diretamente conosco. O Espírito Santo nos ensina a viver. A vida no Espírito tem todo o sentido para manifestarmos o Evangelho aos nossos semelhantes. O Espírito Santo foi enviado pelo Filho e pelo Pai para ser o parceiro divino da Igreja, o amigo do povo chamado por Deus, o companheiro dos santos, aquEle que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). O Espírito sustenta a Igreja de Cristo! Portanto, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, é o assunto da nossa lição. 
 
1. ESPÍRITO SANTO, ESPÍRITO DE VIDA 
    1.1. Espírito Santo. A Bíblia diz que, no início de todas as coisas, o Espírito Santo movia-se sobre a face das águas (Gn 1.2), isto é, participou ativamente do processo de criação do mundo (Jó 26.13). O Espírito Santo estimulou a vida da Igreja de Cristo em Jerusalém (At 2.1-13). Por intermédio do Espírito, a igreja realizou obras dinâmicas, estimulantes, de m odo que as pessoas de fora da igreja de Jerusalém sentiam-se agraciadas pelo favor divino demonstrado por aquela comunidade de fé (At 2.46,47). O Espírito do Senhor impulsionou a Igreja a viver a vida de Cristo neste mundo. É isso que Ele nos convida também a fazer hoje: Viver em novidade de vida. Vida nova, vida com Deus, vida com Cristo e vida no Espírito Santo, o Espírito de vida! 
    1.2. Espírito que age. Na Bíblia, o Espírito Santo age desde o início. Agiu na Criação e age na vida das pessoas. Ele atuou na vida do Filho quando o ungiu para “evangelizar os pobres, […] curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade
os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19). O Espírito Santo age para restaurar a vida do pecador necessitado da graça, da misericórdia e do acolhimento de Deus. O Espírito Santo age sobre a vida do ser humano sem Deus, ergue-o e o põe de pé, dando-lhe boas notícias, apregoando liberdade no lugar da prisão; dando-lhe vista no lugar da cegueira; libertando o oprimido; afirmando com todas as letras: este é o tempo da graça de Deus. O Espírito Santo nos estimula a anunciar o novo tempo de Jesus para a humanidade. Um tempo de vida, um tempo de significado, um tempo de dignidade! 
     1.3. O Espírito está conosco. “ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16). Essa foi uma promessa feita por Jesus Cristo. Embora o nosso Senhor fosse assunto aos céus para estar à destra de Deus, o Santo Espírito foi enviado para estar conosco até a consumação dos séculos, por intermédio do Senhor Jesus (Mt 28.20). Em Cristo, o Espírito Santo é o selo de Deus (Ef 1.13), a garantia de que um dia o nosso Senhor virá buscar o seu povo escolhido e amado. Tal promessa é consoladora, pois sabemos que ainda que as circunstâncias da vida pareçam-nos deixar sozinhos, o Santo Espírito jamais nos abandonará. Ele é a garantia de que somos propriedade exclusiva de Deus e ainda testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus (Rm 8.16). 
 
 AUXÍLIO DIDÁTICO 1 
Quem é o Espírito Santo? Com esta pergunta você pode iniciar esse tópico. Deixe que os alunos se manifestem sobre a pergunta. Ouça-os com atenção. Em seguida, responda, tendo em mente que os “nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem é Deus o Espírito Santo. Embora o nome ‘Espírito Santo’ não ocorra no Antigo Testamento, vários títulos equivalentes são usados.
 […] O Espírito Santo, como membro da Trindade, conforme revela o Novo Testamento, não aparece na Bíblia hebraica. Mesmo assim, o fato de a doutrina do Espírito Santo não estar plenamente revelada na Bíblia hebraica não altera a realidade da existência e obra do Espírito Santo nos tempos do Antigo Testamento. 
 […] Uma preciosa série de títulos do Espírito Santo encontra-se em João 14—16. Em 14.16 Jesus promete enviar outro Consolador (‘Ajudador’ ou ‘Conselheiro’). A obra do Espírito Santo como Conselheiro inclui o papel de Espírito da Verdade, que habita dentro de nós (Jo 14.16; 15.26), como aquEle que ensina todas as coisas, como aquEle que nos faz lembrar tudo quanto Cristo tem dito (15.26) e como aquEle que convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (16.8)” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.387). 
 
2. SUA NATUREZA E OBRA 
     2.1. Deus, igual com o Pai e o Filho. O Espírito Santo é Deus, como o Pai é Deus e como o Filho é Deus. Não há diferença entre a natureza divina do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim, o Deus Trino age em favor da Criação e da vida. Uma das maiores provas da divindade do Espírito Santo foi a sua contribuição quando da concepção milagrosa de Jesus de Nazaré: “ Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1.35). Pelo Espírito, Maria concebeu e deu à luz ao Filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, um dos credos mais antigo da Igreja Cristã, o Niceno-Constantinopolitano, afirma em um dos seus artigos sobre o Espírito Santo: “ E cremos no Espírito Santo, Senhor, doador da vida, procedente do Pai. O qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado, o qual falou pelos profetas”. Portanto, o Espírito Santo é chamado “doador da vida”, Ele é Deus!
2.2. Santo e Verdadeiro. A palavra “Santo” significa “puro”, “limpo”, “separado”. Na Bíblia, essa palavra refere-se às pessoas que foram separadas por Deus para fazerem a sua vontade. O Espírito é chamado “Santo” porque Ele é mencionado também nas Escrituras como o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor, o Espírito de santificação (Rm 1.4) para direcionar e guiar a nossa vida. Pelo mesmo Espírito, somos chamados a ser santos nesse mundo. Igualmente, esse Espírito é da Verdade. Nele não há mentira, pois revela a verdade sobre Jesus (Jo 16.14) e sobre nós mesmos (SI 51.16). Não podemos mentir ao Santo Espírito, Ele conhece as profundezas da nossa alma e discerne o desejo do nosso coração (At 5.1-6). Ele é Santo e Verdadeiro! 
     2.3. Proporciona-nos a consciência sobre quem nós somos. O Espírito Santo foi enviado pelo Filho para convencer o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8). Ele conscientiza o ser humano da sua rebelião contra Deus, sua justiça e seus desígnios. Por si só, o homem jamais reconhecerá que é digno de ser julgado e condenado por Deus. Quem concordará com o merecimento da própria punição? 
   As maldades humanas são muitas e o nosso Deus não deixa sem o justo julgamento e condenação quem investe a sua vida para fazer o mal. Portanto, o Espírito Santo trabalha em nossa consciência, evitando que ela seja cauterizada, isto é, que ela se torne insensível ou indiferente aos apelos dEle (1 Tm 4.1-3). O Santo Espírito age em favor da pureza de nossa consciência, a fim de que sintamos o perdão de Deus e o seu amor para conosco. 
 
 AUXÍLIO TEOLÓGICO 2 
“A obra do Espírito Santo como Consolador inclui o seu papel como Espírito da Verdade que habita em nós (Jo 14.16; 15.26), como Espírito da Verdade que habita em nós (Jo 14.16; 15.26), como Ensinador de todas as coisas, como aquele que nos faz lembrar tudo o que Cristo tem dito (14.26), como aquEle que dará testemunho de Cristo (15.26) e como aquEle. que convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (16.8). O Espírito Santo, dentro em nós, começa a esclarecer as crenças incompletas e errôneas sobre Deus, sua obra, seus propósitos, sua Palavra, o mundo, crenças estas que trazemos conosco ao iniciarmos nosso relacionamento com Deus. Conforme as palavras de Paulo, é uma obra vitalícia, jamais completada neste lado da eternidade (1 Co 13.12). Claro que a obra do Espírito Santo é mais que nos consolar em nossas tristezas. Ele também nos leva à vitória sobre o pecado e sobre a tristeza. O Espírito Santo habita em nós para completar a transformação que iniciou no momento de nossa salvação. Jesus veio para nos salvar dos nossos pecados, e não dentro deles. Ele veio não somente para nos salvar do inferno nesta vida terrestre – o inferno que criamos com os nosso pecados. Jesus trabalha para realizar essa obra por intermédio do Espírito Santo” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp.397-98). 
 
3. O CONSOLADOR DAS NOSSAS VIDAS 
    3.1. O Consolador. Uma das mais belas características do Espírito Santo é o seu papel Consolador. Ele é o Bom Consolador prometido por Jesus de Nazaré: “ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador” (Jo 14.16). 
  A vida do mundo de hoje é difícil para todos, mas bem mais difícil para aqueles que não recebem consolo, conforto e paz do Espírito Santo. O nosso Senhor sabia das aflições que seus discípulos passariam neste mundo. Por isso, não podemos prometer vida fácil para ninguém, muito menos afirmar para você que a partir do momento que entregou a sua vida a Cristo os seus problemas terão fim. Não, isso não é verdade! O nosso Senhor disse exatamente o contrário: “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33). Mas Ele nos orienta a termos bom ânimo porque Ele venceu o mundo. O que podem os dizer para você com toda a honestidade é que o Consolador acompanha as nossas vidas nos momentos de angústias e perturbações. Com o Espírito Santo, seremos consolados e confortados nos momentos das aflições. 
    3.2. Nosso guia e instrutor. Além de Consolador, o Espírito Santo é o nosso guia, instrutor que nos ensina como devemos peregrinar nesse mundo com o coração voltado para o Evangelho. Não há caminho que o ser humano possa trilhar sem o Espírito Santo. Do contrário, só terá uma vida de aparências e falsas certezas. Entretanto, uma vida conduzida pelo o bom instrutor das nossas almas torna-se uma vida de sabedoria, equilíbrio e dignidade diante de Deus e diante dos homens. O nosso Senhor prometeu-nos que o Espírito Santo nos “ensinará todas as coisas”. O apóstolo Paulo escreveu: “ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” (1 Co 2.11). Só podemos conhecer a Jesus pelo Espírito de Deus. Só temos fé pelo Espírito de Deus. Se fizermos alguma coisa no e para o Reino de Deus é pelo Espírito Santo, nosso guia e instrutor. 
    3.3 .0 que sustenta o mundo e a vida. Ele sustenta o mundo e a vida humana. O Espírito Santo é conhecedor de todas as coisas acima do céu e debaixo da terra, Ele “ penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus” (1 Co 2.10). Por isso, o Santo Espírito conhece o drama da Criação, o drama da vida humana, a ponto de atuar no convencimento dos homens para reconhecerem suas incapacidades humanas de justificar-se diante de Deus (Jo 16.8). O Espírito Santo sustenta a nossa existência, por ser o doador da vida, Ele faz a manutenção da existência, sustentando a vida, o mundo e tudo o que nele há. 
 
 AUXÍLIO DIDÁTICO 3
 Prezado professor, neste tópico a pessoalidade do Espírito Santo deve ser destacada, pois “através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2 Co 3.17,18; Hb 9.14; 1 Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (At 5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), deterrnina (1 Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à intima presença e comunhão com Jesus (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considera-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (Mc 1.11)” (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2014, p.285). 
 
CONCLUSÃO 
Nesta lição, estudamos a pessoa bendita do Espírito Santo. Vimos a sua natureza e obra e que Ele é um companheiro das nossas muitas peregrinações. A nossa vida deve ser orientada por Ele. As Escrituras nos dizem que somos templos do Espírito Santo (1 Co 6.19), o que significa que Ele habita em nós. Por isso, devemos viver uma vida de santidade, graça e consolação nEle. Que você possa dar crédito ao Espírito Santo, ouvir o seu falar, sentir o seu agir e saber que Ele está com você todos os dias.

VERIFIQUE O SEU APRENDIZADO 
1 . De acordo com a lição, que tipos de obras a igreja realizou por Intermédio do Espírito? 
 Obras dinâmicas, estimulantes, de modo que as pessoas de foram da igreja de Jerusalém viam o favor divino sobre aquela comunidade cristã. 
 
2 . Cite o texto bíblico que demonstra que o Espírito Santo agiu na vida de Jesus, o Filho de Deus. 
 Lucas 4.18,19. 
 
3 . Sobre o Espírito Santo, o que afirma o artigo do Credo Niceno-Constantínopolitano? 
 “E cremos no Espírito Santo, Senhor, doador da vida, procedente do Pai. O qual com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado, o qual falou pelos profetas”. 
 
4 . Qual a consciência que o Espírito Santo nos proporciona? 
 De que o ser humano se rebelou contra Deus, sua justiça e seus desígnios. 
 
5 . Quem é o Espírito Santo para você? 
 Resposta livre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *