TEOSOFIA

 

HELEN BLAVATSKY E ANNIE BESANT – AS PROFETISAS DA TEOSOFIA

 

Helen Petrovna Blavatsky nasceu na Rússia em 1831, descendente de uma família nobre alemã. Aos 7 anos se casou com um general czarista (Blavatsky) e o abandonou três meses após o casamento. Os estudiosos de sua vida dizem que Helen era médium espírita e esteve durante cerca de dez anos possuída por um demônio que dizia chamar-se “João King”. Perturbada por tal possessão, Helen começou a viajar consultando médiuns famosos em busca de libertação. Em suas viagens foi parar no Tibete, na l’ndia e no Egito onde se interessou pelo misticismo oriental. Conheceu ainda outros países na busca de respostas ao seu problema e acabou por vir a residir em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

 

De posse dos “conhecimentos” adquiridos em suas viagens e em incessantes estudos esotéricos, filosóficos e espiritualistas, não foi difícil à Sra. Blavatsky reunir em torno de si adeptos e admiradores das suas doutrinas. Ajudada pelo coronel H. S. Oicott e W. O. Judge, que se impressionaram com a sua doutrina, fundou ali, em 1875, a Sociedade Teosófica, que se destinava ao estudo de Deus e da sua ligação com os homens.

 

O termo “teosofia” foi usado inicialmente por um filósofo chamado Amônio Saccas, que foi mestre de Plotino, e indicava uma filosofia pagã que procurava explicar Deus através de todos os fenômenos observáveis ou não, existentes nas religiões e na natureza. Com o evoluir dos tempos, o que passou a se chamar de “teosófico”, foi a tentativa de reunir todas as crenças e todos os fenômenos em torno de uma só filosofia. O termo teosofia quer dizer “sabedoria de Deus”, ou “sabedoria acerca de Deus”.

 

Quatro anos após ter fundado a Sociedade Teosófica, a Sra. Blavatsky foi para á Índia onde residiu por algum tempo, mudando-se depois para Londres, onde um dos fundadores, W. O. Judge, dividiu a Sociedade em 1885. Tal divisão não logrou muito êxito e a Sra. Blavatsky, com sua autoridade e inteligência, dirigiu a Sociedade com mão firme até a sua morte em 1891. Dentre as suas obras pode-se destacar “Isis Reveladas” e “A Doutrina Secreta”, sendo esta última considerada como divinamente inspirada pelos teosofistas.

 

ANNIE BESANT

 

Annie Besant, admiradora e fiel discípula da Sra. Blavatsky, a sucedeu na presidência da Sociedade. Foi extremamente dedicada e era muito religiosa e mística. Estabeleceu-se na Índia, de onde dirigia os destinos da organização. Politicamente foi muito influente naquele pais, chegando a ser presidente do Congresso indiano. Em 1898 fundou o Colégio Central Hindu, em Benares, e em 1916, a Liga Indiana. Sua eleição para o Congresso se deu em 1917.

 

Em 1925 afirmou que seu filho adotivo, chamado Krishnamurti, era o Messias mais recente reencarnado. Seu filho a decepcionou. Ao voltar dos seus estudos em Londres já não mais aceitava a doutrina Teosófica e até hoje vive desligado da organização, pregando uma filosofia naturalista cheia de conceitos indianos, budistas e cristãos.

 

Annie Besant foi muito vigorosa na sua administração e fez com que a Sociedade Teosófica fosse respeitada e divulgada em vários países. Após a sua morte, George Arundale e C. Jinara assumiram a direção.

 

DOUTRINAS

 

Panteismo

 

Seus adeptos têm o mesmo pensamento da Ciência Cristã e do rosacrucianismo. Dizem que Deus é tudo e tudo é Deus, e que o homem é uma partícula da divindade embutida na matéria.

 

Reencarnação

 

Da mesma forma, como o rosacrucianismo, .acreditam. que o homem através de reencarnações sucessivas volverá à imagem divina. Também não crêem que Deus é criador pessoal do homem, nem uma pessoa. Dizem que tal crença seria limitar muito a Deus.

 

O homem

 

Para os teosofistas o homem é essencialmente uma alma, um ser divino. Os poderes divinos estão latentes no homem que a cada renascimento evolui espiritualmente. Em cada período da evolução, certo número de almas atingem a perfeição.

 

Os espíritos

 

São as almas dos homens que apesar de terem atingido a perfeição desde o renascimento, preferem ficar em cantata com os homens sobre a terra para os ensinar e para os guiar. Velam pela humanidade e são os seus tutores e seus guias.

 

Salvação

 

Para os teosofistas o homem tende a voltar à ordem divina de onde saiu; para conseguir isto, precisa livrar-se gradativamente dos grilhões da matéria, através do conhecimento e do domínio da ordem natural, assim como de uma intuição ou iluminação que o leva a conhecer a divindade.

 

A Doutrina Secreta

 

Crêem que têm a verdadeira doutrina, ou seja, a chave para interpretar o verdadeiro cristianismo. Tal “chave” teria sido perdida pelas igrejas cristãs que não sabem explicar o verdadeiro sentido oculto e profundo de certas passagens aparentemente contraditórias ou obscuras, mas na realidade concordantes com a sabedoria divina (teosofia).

 

Jesus Cristo

 

Foi um grande Mestre que recebeu ensinamentos secretos dos essênios e os teria transmitido também em caráter esotérico aos seus apóstolos. Somente um “iniciado” nos mistérios esotéricos pode compreender real mente o significado dos ensinos de Cristo.

 

A Trindade

 

Dizem que Deus é força, sabedoria, atividade e matéria. A matéria é a quarta pessoa da “quaternidade” divina, e é a mãe de tudo. As três pessoas da Trindade, na sentido espiritual, seriam: a Força, a Sabedoria e Atividade. No sentido material se acrescenta a Matéria. Maria é o símbolo da matéria e usa uma expressão esotérica entendida pelos iniciados quando diz: “Eu sou .a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra !” (Lucas 1.38).

 

O mal

 

É interessante o ensino dos teosofistas acerca do mal. Dizem que o mal está na matéria e ao mesmo tempo ensinam que a matéria emana de Deus.

 

Os anjos

 

Tanto os anjos como os espíritas são a mesma coisa e evoluíram do estado natural até alcançar a perfeição. São benfeitores da humanidade que ensinam e guiam os homens.

 

 

 

 

A Bíblia

 

Não é um livro inspirado por Deus. Tem panes inspiradas e tem partes produzidas pela mentalidade do escritor ou pela fantasia de interpretação das pessoas que escreveram.

 

O Devachan

 

É uma espécie de purgatório. Ensinam que após a morte os homens vão pra esse lugar onde habitam por um período longo ou curto, de acordo com as suas necessidades para o descanso dos seus trabalhos, até que, mais cedo ou mais tarde, têm o desejo de regressar à terra a fim de conseguir mais experiência e dar cumprimento à lei do Carma.

 

A verdadeira sabedoria

 

Se adquire sem nenhum esforço pessoal. É uma iluminação especial dada aos merecedores, dos livros védicos, conseguindo algum sucesso com suas publicações.

 

O corpo do homem

 

É constituído de um corpo natural e de um corpo espiritual. O corpo natural é composto dó corpo físico, duplamente constituído (movimento e ação); corpo astral (emoções e desejos); e corpo mental (pensamento). O corpo espiritual é constituído das mesmas pessoas da Trindade (Força, Sabedoria e Atividade).

 

 

Aqui o teosofismo não consegue disfarçar suas tendências e sua origem espírita. Dizem que o homem pode deixar o corpo físico e penetrar no mundo astral, que é um mundo invisível ao nosso redor onde habitam os espíritos desencarnados. Nessa situação, qualquer espírito pode habitar o seu corpo físico.

 

Certamente foi essa a explicação que a Sra. Blavatsky ouviu dos seus gurus quanto à sua possessão, quando o demônio que se denominava “João King” se apoderava dela.

 

 

CONCLUSÃO

 

A história da Sra. Blavatsky caracteriza plenamente a sua doutrina que parece ser a busca de respostas para o seu problema. É pena que tenha ido buscar as respostas no misticismo egípcio e tibetano, e não na Palavra de Deus. É evidente o caráter espírita da doutrina Teosófica. É claro que se trata de uma falsa doutrina fabricada por Satanás e seus anjos para desviar aqueles que têm fé genuína na Palavra de Deus.

 

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