Classe Primários (6-8 anos)


Palavra descritiva da idade: Atividade.
A. Físico
Ativo e irrequieto, mas, melhor controlado. As características são as mesmas da idade 4-5 anos, com ligeiras diferenças. O crescimento é mais lento. O ingresso na escola pública
põe a criança sob disciplina e a expõe a alguns perigos. Começa a brincar em grupo; o egoísmo está diminuindo. As
avalanches de energia precisam ser dispendidas sob orientação. Se seu tempo não for ocupado, encontrará muito o que
fazer.
B. Mental
Nessa idade, o aluno é observador e curioso. Prefere mais
fazer do que prestar atenção. Tem memória sem igual. Apren­de com facilidade sem entender o que memoriza. É preciso cuidado quanto ao ensino nesse particular. São impacientes: o que
querem, querem agora Começam a distinguir entre o real e o
imaginário, entre fato e fantasia. Lembre-se disto professor! As
histórias e fatos contados ficam gravados. Dessas histórias, a
criança obtém preciosas noções de honra, justiça, bondade,
compaixão. Na Bíblia, a maior fonte de histórias é o Antigo
Testamento; mas em o Novo Testamento encontramos muitas
também, especialmente nos Evangelhos e Atos dos Apóstolos.
O egoísmo dá lugar ao instinto de coleção. Bolsas e pastas escolares passam a andar cheias de objetos, os mais diversos. Não
há dinheiro que chegue para compra de figurinhas para os álbuns de animais e outras figuras. Os professores não esqueçam: as crianças nessa idade aprendem com facilidade, mas é
preciso explicação do conteúdo memorizado. Se isto não for feito, elas guardam a história na memória, mas esquecem a lição
nela contida. É oportuno encher-lhes a memória com a Palavra
de Deus, tanto com versículos apropriados como com ilustrações ou verdades bíblicas ilustradas, das quais tanto Jesus se
serviu quando ensinava.
C. Social
A imitação continua forte, bem como a tendência para
dramatização. A criança nessa idade gosta do grupo, mas, do
mesmo sexo. O menino aborrece qualquer associação com as
meninas, quer nos brinquedos, quer nas ruas. Eles implicam
com elas e as expulsam do seu meio. Elas se desforram usando apelidos e títulos de desprezo. Pode haver intimidade
quando há perversão dos costumes e má influência do meio. E
preciso vigilância, por isso. Na imitação, o menino brinca de
médico, de motorista, de vendedor, e… enche os ouvidos dos
pais em casa. As meninas brincam de professora, de dona de
casa, com bonecas, cozinhando, etc. Os hábitos estão se formando, para o bem ou para o mal. Que responsabilidade tem
o professor aqui!
Nessa idade a criança é muito sensível. Qualquer coisa
que lhe digamos em tom áspero a magoará e não esquecerá
com facilidade. Entretanto, não guarda rancor. Perdoa com
facilidade e logo mais está em seu normal.

D. Espiritual
Confia sem duvidar, a menos que sofra decepções. Uma
criança facilmente confia em Deus. Nessa idade ela começa a
comparar o certo e o errado, e é ágil, viva em descobrir as
falhas nos adultos. Cuidado, pois, com o exemplo. Se o professor não estiver devidamente preparado para a aula, a criança
notará facilmente seus apertos. Deus deve ser apresentado
como o Grande Amigo.

fornte: Manual da Escola Bíblica dominical

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