SÁBADO –1 Coríntios 14.1-5
TEXTO BÍBLICO BASE
1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 – E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 – Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 – Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, 10 – e Frigia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Círene, e forasteiros
11 – e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 – E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 – E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
INTERAGINDO COM O ALUNO
Professor, esta lição deve ser uma exposição bíblica que estimule o novo convertido a buscar o batismo com o Espírito Santo. Uma experiência bíblica, atual e real, que embora não pode ser forçada pela agenda humana, o novo convertido é encorajado pelas Escrituras a buscar 0 batismo com o Espírito através de reuniões de oração; e de pessoas que orem por ele. Em Atos 1 lemos que os discípulos aguardaram em oração até o Espírito ser derramado sobre eles. Em outra ocasião os apóstolos Pedro e João oraram pelos convertidos samaritanos e, logo, eles receberam o Espírito Santo (At 8.15,17). Estimular os novos convertidos a buscarem o batismo com o Espírito Santo é o propósito maior da presente lição. Não podemos ignorar a grandeza e a urgência dessa bênção que o Senhor nosso Deus disponibilizou para a sua Igreja.
O crente revestido do poder do alto é um crente pronto para evangelizar e ganhar pessoas para o Reino de Deus. É um crente apto a desenvolver com a graça de Deus ministérios concedidos para edificação do Corpo de Cristo. O batismo com o Espírito Santo é atual, verdadeiro e real.
OBJETIVOS
Sua aula deverá alcançar os seguintes objetivos:
1 Conceituar o batismo com o Espírito Santo.
2 Mostrar que o batismo com o Espírito é uma bênção disponível hoje.
3 Definir e elencar aos dons espirituais e sua atualidade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Para concluir o subtópico 3, do tópico 1, que refere-se a evidência inicial da experiência do batismo no Espírito Santo, reproduza o seguinte esquema abaixo: Explicação de conceituados teólogos sobre a evidência inicial da experiência do Batismo com o Espírito Santo:
INTRODUÇÃO
Cremos no Batismo com o Espírito Santo como uma segunda bênção espiritual tendo como evidência inicial, segundo a Bíblia, as línguas estranhas — a primeira trata-se da nossa salvação. São muitas as experiências vividas pelos crentes com o Espírito Santo ao longo da história da Igreja Cristã. Não são um, dois, vinte ou centenas de casos, mas milhões de acontecimentos no mundo inteiro que corroboram a narrativa bíblica dos Atos dos Apóstolos, onde o Espírito Santo agiu de modo especial na vida de pessoas, enchendo a Igreja, dando-lhe poder do alto. Eis o assunto que vamos estudar!
1. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É BÍBLICO
1.1. O que é? A palavra “ batismo”, do grego baptizo, significa “mergulhar”, “imergir”, “ inundar”. Com a expressão “batismo com o Espírito Santo”, referimo-nos à segunda bênção espiritual de Deus para a Igreja, onde pessoas são imersas no Espírito Santo e recebem poder por intermédio desse mesmo Espírito. Tais pessoas vivem uma experiência espiritual extraordinária como nunca antes vivenciaram. Referimo-nos a acontecimentos de ordem sobrenatural como consequência da vontade graciosa de Deus e a sua soberania em nossa vida. Geralmente, o Batismo com o Espírito Santo vem acompanhado de línguas não aprendidas, como evidência inicial dessa experiência, onde a pessoa pronuncia palavras que não entende. Ou seja, palavras ininteligíveis ao intelecto, mas maravilhosamente edificantes ao espírito (1 Co 14.14). Tal fenômeno é popularmente conhecido como “falar em línguas estranhas”.
1.2. Jesus Cristo prometeu. O Evangelho de Lucas destaca que Jesus Cristo prometeu aos discípulos o Espírito Santo: “ Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (11.13). Ainda lemos em Lucas: “ E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (24.49). É importante ressaltar que no texto de Lucas 11o nosso Senhor exercia o seu ministério terreno normal, porém, em Lucas 24, Jesus havia ressuscitado e estava prestes a ascender aos céus. É salutar que o evangelista Lucas ressalte esses dois momentos e encerre o seu evangelho com a promessa de enviar o Consolador. Jesus Cristo é quem nos batiza com o Espírito Santo.
1.3. Cumpriu-se na igreja em Jerusalém. Se Lucas encerra o seu Evangelho com a promessa do Espírito Santo, em Atos dos Apóstolos, o evangelista abre o livro reafirmando a promessa literal de Jesus, narrando o acontecimento extraordinário do derramamento do Espírito Santo sobre a igreja de Jerusalém (At 1.5; cf. 2.1-4). Após o acontecimento em Jerusalém, o livro dos Atos registra outros acontecimentos semelhantes, de menor intensidade, por exemplo, com os discípulos de João Batista em Samaria (8.14-17), com o apóstolo Paulo (9.17) e na casa de Cornélio (10.44-48). Esses registros demonstram que, após orarem e ouvirem a Palavra, os discípulos de Jesus foram cheios do Espírito Santo e, imediatamente depois, começaram a falar em outras línguas. Jesus Cristo prometeu essa segunda bênção em seu ministério terreno e ela cumpriu-se na vida da Igreja.
AUXÍLIO TEOLÓGICO 1
“Terminologia Bíblica do Batismo
O batismo no Espírito Santo também é conhecido por outros termos. Devemos nos lembrar que o Espírito Santo é uma pessoa. O batismo descreve apenas um aspecto da experiência com essa Pessoa da deidade. É também chamado de ‘enchimento’: ‘E todos foram cheios do Espírito Santo’ (At 2.4). Conforme Joel profetizara (Jl 2.28-29), o Espírito foi ‘derramado’ sobre eles (At 2.33; 10.45). Eles ‘receberam’ (tomaram ativamente) o dom (At 2.38; 8.17). O Espírito ‘desceu sobre’ eles (At 10.44; 11.15; 19.16). Alguns escritores modernos supõem que o batismo no Espírito refere-se a algo diferente do enchimento, ou que a experiência pentecostal limitou-se ao dia de Pentecoste. Mas, com o uso de todos esses termos na Bíblia, é claro que o acontecimento do Pentecostes teve repetições” (MENZIES, William M.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp.104-05).
2. VIVENDO NO ESPÍRITO
2.1. É uma bênção disponível para nós. O Batismo com o Espírito Santo está disponível hoje? Alguns estudiosos afirmam que tal acontecimento não está disponível para os crentes de hoje. Dizem que só ocorreu naquele tempo quando a Igreja estava nascendo. Entretanto, milhares de experiências ao longo da história da Igreja desmentem tal posição. Na Bíblia, não há nenhum versículo que embase a ideia de que o Batismo com o Espírito Santo cessou, pois as Escrituras afirmam o alcance passado, presente e futuro dessa maravilhosa promessa do Pai: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39). Sim, o Batismo no Espírito Santo está disponível para você e a qualquer pessoa que o Senhor nosso Deus chamar.
2.2. É fruto da graça e da soberania de Deus. O batismo com o Espírito Santo é uma bênção de Deus e fruto da sua graça, isto é, um favor imerecido. Não é por mérito, mas por graça e soberania de Deus que somos batizados com o Espírito Santo! Isto quer dizer que não depende de nós, mas de Deus somente. Além disso, essa bênção não quer dizer que um crente seja mais espiritual que o outro. O que mede o nosso caráter como cristãos e pessoas verdadeiras é o fruto do Espírito (Gl 5.22-26; cf. Mt 7.15-23).
2.3. Oração e Palavra. Então como recebemos o Batismo com o Espírito Santo? O Espírito Santo sopra onde quer (Jo 3.8). Entretanto, as Escrituras nos mostram como os crentes da Igreja de Jerusalém receberam a segunda bênção em suas vidas. Estudando sobre os nossos irmãos do passado, aprendemos com eles que, em primeiro lugar, devemos crer na promessa. Isto é, aguardar e confiar em Deus que Ele poderá fazer isso em nossa vida (At 1.4). Em segundo, perseverar em oração e súplicas a Deus. Os nossos irmãos do passado oraram ao Senhor com todo fervor (At 1.14). Depois, amar a exposição da Palavra de Deus. No livro de Atos, após as pessoas ouvirem a exposição da Palavra, o Espírito Santo foi derramado (At 10.44). A exposição do Evangelho gera fé em nosso coração, confiança em Deus de nos aproximarmos mais dos seus desígnios. Portanto a fé, a oração e a exposição da Palavra são elementos importantes na busca do batismo com o Espírito Santo.
AUXÍLIO TEOLÓGICO 2
“O propósito do Batismo no Espírito Santo
Em adição ao poder para servir, através do qual o indivíduo se torna um canal de testemunho para o mundo, o batismo no Espírito transforma-se na entrada para um tipo de adoração que abençoa os santos reunidos de Deus. O batismo é a porta de entrada de vários ministérios espirituais, chamados dons do Espírito.
Os que se converteram foram batizados em águas e no Espírito Santo, no dia de Pentecoste. Mostraram novas evidências da obra do Espírito em suas vidas, conforme Atos 2.42,46,47: ‘E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar’. Temos aqui a descrição de uma obra contínua do Espírito, que aprofundou a experiência dos crentes e seu amor a Deus e à sua Palavra, uns pelos outros e pelos perdidos” (MENZIES, William M.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp.105-06).
3. A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
3.1. 0 que é “dom”? Além da experiência bíblica do batismo com o Espírito Santo, Deus distribui para a Igreja dons espirituais e de serviço para que a comunidade de Cristo se desenvolva em maturidade (Ef 4.11-14; 1 Co 12.1-11). A palavra “dom” significa “presente”, “dádiva” ou “oferta”. Dom espiritual, ou de serviço, é a capacitação do Espírito Santo para a Igreja de Deus. Uma capacidade sobrenatural e carismática para o crente desempenhar uma função no Corpo de Cristo. Na Igreja de Deus, diversos dons são manifestados para o crescimento, edificação e consolação dos santos que estão labutando pelo reino divino nesse mundo.
3.2. Dons espirituais. Os dons espirituais, concedidos por Deus à Igreja, revelam a diversidade da operação do Espírito Santo em favor do seu povo, tanto para edificar o Corpo de Cristo quanto para nos auxiliar em nossa vida de devoção a Deus, isto é, na oração, na leitura da Palavra e em muitas outras disciplinas espirituais. 0 apóstolo Paulo mencionou alguns dons que são descritos para a vida da Igreja (1 Co 12.8-10): dons de caráter de conhecimento das coisas (dom de sabedoria, dom da palavra da ciência e de discernimento de espíritos); dons de caráter de fé (dom da fé, dons de curar e dom de operação de maravilhas); dons de caráter verbal (dom de profecia, dom de variedade das línguas e dom de interpretação das línguas). Esses dons não podem ser manipulados pela vontade humana, nem serem usados ao bei prazer. Quem nos dá é Deus, sendo Ele, portanto, quem nos orienta e determina quando, como e por que devemos usá-los.
3.3, Dons de serviço. A Igreja de Cristo é um organismo vivo nesse mundo. Uma instituição formada por seres humanos e, por isso, precisa de pessoas capacitadas pelo Espírito para exercer determinadas funções. Aqui se estabelece funções de liderança na igreja local: ensinadores; exortadores — aqueles que animam o crente ou os estimula a caminhar mais uma milha —; os que repartem com o outro o que têm; os que presidem na comunidade local; os que exercem serviços de misericórdia e muitos mais (Rm 12.6-8). Por isso, na Igreja de Cristo todas as funções de liderança estão calcadas na perspectiva do serviço. Jesus nos ensinou que os príncipes dos gentios dominam e exercem autoridade sobre o povo. Mas entre os discípulos de Jesus não poderia ser assim, pois no Reino de Deus o grande tem de ser o serviçal e quem quiser ser o primeiro que seja servo, como foi o Filho do homem, que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20.25-28).
AUXÍLIO TEOLÓGICO 3
“A Igreja Mediante a Expressão dos Dons Os pensamentos mais profundos de Paulo estão registrados nas suas epístolas às igrejas em Roma, Corinto e Éfeso. Estas igrejas eram instrumentos da estratégia missionária de Paulo. Romanos 12,1 Coríntios 12 e 13 e Efésios 4 foram escritos a partir do mesmo esboço básico. Embora fossem igrejas diferentes, são enfatizados os mesmos princípios. Cada texto serve para lançar luz sobre os demais. Paulo fala do nosso papel no exercício dos dons, do exemplo da unidade e diversidade que a Trindade oferece, da unidade e diversidade no corpo de Cristo, do relacionamento ético — tudo à luz do último juízo de Cristo. O contexto dessas passagens paralelasé a adoração. Depois de uma exposição das doutrinas da fé (Rm 1 — 11), Paulo ensina que o modo apropriado de corresponder a elas é mediante uma vida de adoração (Rm 12 — 16). Os capítulos 11 a 14 de 1 Coríntios também se referem à adoração” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.467).
CONCLUSÃO
Na presente lição, estudamos o batismo com o Espírito Santo. Vimos que ele é uma segunda bênção que o Senhor nosso Deus preparou-nos, que está disponível a tantos quantos o nosso Deus chamar. É atual, é verdadeiro e traz-nos a certeza de que realmente não estamos sozinhos nesse mundo. Ainda estudamos sobre os dons de Deus. Numa perspectiva panorâmica, vimos o que é “dom”, “dons espirituais” e “dons de serviço”. Aprendemos que toda e qualquer função para ser exercida na Igreja de Cristo deve ser centrada na perspectiva do serviço, nada mais que isso.
VERIFIQUE O SEU APRENDIZADO
1 . O que significa batismo com o Espirito Santo?
Uma segunda bênção espiritual de Deus para a Igreja.
2 . Cite os textos bíblicos que confirmam a promessa do batismo com o Espírito Santo, feita por Jesus Cristo e cumprida nos dias dos apóstolos.
Lucas 11.13; 24.49; At 1.5; 2.1-4.
3. O batismo com o Espírito Santo está disponível para todos os crentes?
Sim. A qualquer pessoa que o Senhor chamar.
4. O que é “dom”?
“Presente”, “dádiva” ou “oferta”.
5. Qual a perspectiva bíblica do exercício da liderança na igreja local
A perspectiva do serviço (Mt 20.25-28; Rm 12.6-8)