Porventura farei propiciação por vosso pecado (ÊXODO 32.30-33)

30 E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao
povo: Vós com etestes grande pecado. Agora, porém,
subirei ao Senhor; porventura farei propiciação
por vosso pecado.
31 Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora,
este povo com eteu grande pecado fazendo para si
deuses de ouro.
32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, riscame,
peço-te, do teu livro, que tens escrito.
33 Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar
contra mim , a este riscarei do m eu livro.

Catolicismo Romano. Em defesa da doutrina das indulgências,
ensina uma expiação vicária dos membros do corpo
de Cristo, a igreja: ‘Como Cristo, a Cabeça sofreu a expiação e
tomou lugar dos membros, assim também um membro pode tomar
o lugar de outro membro”

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Deus não riscou o nome de
*=» Moisés de seu livro, isto é, não tomou a vida de Moisés como
propiciação pelo pecado de idolatria do povo de Israel. Ao contrário,
“visitou, neles, o seu pecado” (v. 34,35). Só existe uma propiciação
pelos pecados dahumanidade.osacrifíciodoRlho de Deus (Rm5.l8;2Co5.14,15,18-21;1Jo2.1,2; Hb9.11-14). Oque os cristãos fazemé
praticar, entre si, a solidariedade, própria de irmãos: “Levai as cargas
uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2).
Quanto ao sentimento de Moisés, ele preferia a própria morte à
condenação do povo de Israel. O apóstolo Paulo, no Novo Testamento.
expressa o mesmo sentimento (Rm 9.1-5; 10.1,2). Embora
tais gestos indiquem um amor profundo, um pecador não
pode remir outro pecador (SI 49.7,8). E muito menos a misericórdia
de Deus pode ser movida pela vontade humana (Rm 9.15,16).
Assim, a referência em estudo não serve como fundamento para
a doutrina católica, que. aliás, contradiz a doutrina da auto-suficiência
da morte de Cristo para a imputação da justiça aos que nele
crêem (Jo 19.30; Hb 1.3; 2.14,15).

 

FONTE: BIBLIA APOLOGETICA ICP

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