ATOS DE JOÃO – APOCRIFO

INTRODUÇÃO

 

Atos de João faziam parte das obras usadas pelos maniqueus no fim do século IV. Há indícios de terem sido compostos em Edessa, no final do século II d.C., em conjunto com Atos de Pedro, Paulo, André e Tomé, por um autor de nome Leucius Charinus, que viveu na Síria e teria sido discípulo de João. O Texto

 

obedece às linhas mestras do Gnosticismo, nele encontramos uma passagem de rara beleza, trata-se do Hino anterior à Paixão.

É interessante antes de ler esse texto que vocÍ pegue um exemplar da Bíblia cristã, em Mateus 26, comece a lendo os versículos 26, 27,28,29, ao iniciar a leitura do versículo 30, vocÍ notará a falta de referencias aos salmos cantados pelos apóstolos. Pois bem, Atos de João nos revela esta fabulosa canção.

 

Este escrito, que vocÍ verá a seguir, foi duplamente condenado, tanto pelo papa Leão I(440-461 d.C.) quanto pelo Concílio de Bispo de Nicéia (787 d.C.). Foi proibida sua reprodução e determinada sua destruição pelo fogo.

 

A tradução do evangelho de João foi baseada na Evangiles Apocryphes, páginas 157 à 179 de F.Amiort. E da obra de Mario Erbetta, in Gli Apocrifi del Nouvo Testamento.

 

 

EVANGELHO DE JOÃO

Evangelho Cristão

 

(ver Bíblia; MATEUS, 26: versículos 26 a 29)

 

26 Enquanto comiam, tomou Jesus o pão e depois de pronunciar a benção, partiu-o e deu a Seus discípulos, dizendo: 27 “Tomai e comei: Isto é o Meu corpo”. Tomou em seguida um cálice em Suas mãos, deu graças e o entregou dizendo: “Bebei dele todos. 28 Porque este é Meu sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos para a remissão dos pecados. 29 Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira até ao dia em que o hei-de beber de novo convosco no reino de Meu pai.

 

 

 

EVANGELHO GNÓSTICO DE JOÃO

 

Atos de João – Complemento de Mateus 26, versículos 29A até 30.

 

 

Antes que fosse preso pelo julgamento dos Judeus, O Mestre nos reuniu a todos e disse:

 

“Antes que eu seja entregues a eles, cantaremos um hino ao Pai e, em seguida, iremos ao encontro daquilo que nos espera”.

 

Ele pediu que nos déssemos as mãos em roda e colocando-se no meio, disse:”Respondei-me Amém.” Começou, então a cantar um hino que dizia: “Gloria ao Pai”. E nós ao redor lhe respondíamos: “Amém”. “Glória á Graça; glória ao Espírito; glória ao Santo; glória a sua glória”.- Amém.

“Nós o louvamos, ó Pai; nós lhe damos graças, ó Luz em que não habita as trevas”.- Amém. “Agora direi porque damos graças:”

“Devo ser salvo e salvarei.” – Amém. “Devo ser liberto e libertarei.”-Amém. “Devo ser gerado e gerarei.”-Amém. “Devo ouvir e serei ouvido.”-Amém.

“Devo ser lembrado e sempre lembrarei.”-Amém. “Devo ser lavado e lavarei.”-Amém.

“A Graça dança em conjunto, eu devo tocar a flauta, dançai todos.”-Amém. “O reino dos anjos cantam louvores conosco.”-Amém

“Ao universo pertence àquele que participa da dança.”-Amém. “Quem participa da dança, não sabe o que vai acontecer.”-Amém. “Devo ir mas vou ficar.”-Amém.

“Devo honrar e devo ser honrado.”-Amém.

“Não tenho morada mas estou em todas os lugares.”-Amém. “Não tenho templo mas estou em todos os templos.”-Amém. “Sou um espelho para aquele que me contempla.”-Amém. “Sou uma porta para aquele que bate.”Amém.

 

“Sou um caminho para ti que passa.”Amém.

“Se seguires minha dança, compreendes o que falo, guarda silêncio sobre meus mistérios.” “Tu, que participa da dança, compreende o que faço, pois a ti pertence esse sofrimento.!

“Tu não poderia de maneira alguma compreender o que sofre, se Eu não tivesse sido enviado como Logos do Pai.”

“Viste o que sofro, me viste sofrendo, e não ficaste insensível, mas sim profundamente perturbado.” “Tu, que pela perturbação alcançaste a sabedoria, tens em mim um leito: repousa em mim.”

“Saberás quem sou quando Eu tiver partido. O que pareço ser agora, não sou. Tu verás quando vieres.” “Se soubesse como sofrer, seria capaz de não sofrer mais. Aprende a sofrer e tornar-te-ás capaz de não mais sofrer.”

“O que não sabes, eu mesmo vou ensinar. Sou teu Deus. Quero andar no mesmo ritmo das almas santas. Aprende comigo a palavra da sabedoria.”

“Dize-me de novo: Glória ao Pai; glória ao Logo; glória ao Espírito Santo.

“Tu queres saber o que sou? Com a palavra revelei tudo, e não fui de modo algum revelado.” “Compreende bem: Eu estarei aqui. Quando tiveres compreendido, diz: Glória ao Pai !”-Amém.

 

 

EVANGELHO CRISTÃO, MATEUS 26 versículo 30:

 

30 Depois do Canto dos Salmos, saíram para o monte as Oliveiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *