Lição 05 – Fé para crer que a vida não surgiu do acaso

jovens 4° trimestre 2023

29 de outubro de 2023

 
TEXTO PRINCIPAL
 “Do SENH O R é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” (SI 24.1).

RESUMO DA LIÇÃO 

Os céticos acreditam que o mundo pode ter surgido do acaso, mas nós cremos que Deus tudo criou e governa as suas criaturas

LEITURA SEMANAL 

SEGUNDA – Ne 9.6 Deus preserva a sua criação 
TERÇA – Jó 26.7 Deus sustenta a terra 
QUARTA – Sl 102.25 Os céus são obra das mãos de Deus 
QUINTA – l Co 7.31 O mundo e tudo o que nele há é passageiro 
SEXTA – 2 Co 4.18 Aquilo que não vemos é eterno 
SÁBADO – Ap 21.1 O Deus Criador fará novas todas as coisas

OBJETIVOS 

1. EXPLICAR o que é método científico; 
2. DESTACAR o apreciamento da ciência moderna; 
3. SABER o que a Bíblia diz a respeito da origem de tudo.

INTERAÇÃO 
Prezado(a) professor(a), estudaremos a respeito de algumas teorias que explicam a origem da vida e do universo, entretanto vamos focar no Criacionismo. Sabemos que na atualidade muitos, incluindo os cientistas, acreditam que as plantas e criaturas, são produto de um processo evolucionário, não do Deus Criador. Entretanto, essa não é uma posição defensável, por isso mostre aos alunos que não precisamos ter receio de declarar a nossa fé no Deus que tudo criou e que permanece governando o mundo. As teorias que explicam a criação do homem e do universo, são apenas teorias, ou seja, conhecimento especulativo. 
 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 

Professor(a), converse com os alunos explicando que na atualidade “muitos cristãos afirmam que os milhões de anos de história da Terra se ajustam à Bíblia e que Deus usou o processo evolucionário para criar. Essa ideia não é uma invenção recente. Há mais de duzentos anos, muitos teólogos tentam essas harmonizações em resposta a trabalhos como de Charles Darwin e de Charles Lyell, escocês que ajudou a popularizar a ideia de milhões de anos da história da Terra e de um moroso processo geológico. Quando consideramos a possibilidade de que Deus usou o processo evolucionário para criar ao longo de milhões de anos, confrontamo-nos com sérias consequências: a Palavra de Deus não é mais competente e o caráter de nosso Deus amoroso é questionado, Já na época de Darwin, um dos principais evolucionistas entendia o problema de fazer concessão ao afirmar que Deus usou a evolução. Uma vez que você aceite a evolução e suas implicações para a história, então o homem está livre para escolher as partes da Bíblia que quer aceitar” (HAM, Ken. Criacionismo: verdade ou mito? Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 35,36).

TEXTO BIBLICO

6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca. 
7 Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em tesouros. 
8 Tema toda a terra ao SENHOR; temam- -no todos os moradores do mundo. 
9 Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu. 
22 O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. 
23 Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas, 
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada, 
26 Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo, 
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; 
28 Quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo, 
29 Quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra.

INTRODUÇÃO 

Quem tem “medo” das teorias que explicam a origem da vida e do universo? Nós não temos receio de estudá-las, pois cremos que Deus criou e sustenta o universo e a vida. 
A temática da lição deste domingo é a respeito do Criacionismo. Veremos que a criação é um fato descrito nas Escrituras Sagradas. Já a Teoria da Evolução e outras que tentam explicar a origem da vida e do universo, oponentes ao Criacionismo, carecem de muitos argumentos para tentar, de forma mirabolante, explicar a origem da vida e a evolução das espécies.
O cristão tem a certeza de que Deus, de forma inteligente, criou todas as coisas que existem, não sendo viável, portanto, acreditar que o mundo e os seres humanos foram criados por meios de processos de melhoras com o passar do tempo ou que é resultado do acaso ou de uma explosão cósmica como afirma a teoria do Big Bang.

1. 0 ENSINO CIENTÍFICO 

1. O método científico. O que significa? De forma resumida, podemos dizer que “é um conjunto de regras que formam etapas a serem seguidas para obter o conhecimento durante a investigação científica,” De maneira bem sucinta podemos afirmar que o método científico, nada mais é do que fazer uma pergunta, supor uma resposta, testar a resposta e chegar a uma conclusão. 
O método cientifico é livre de preconceitos no que se refere à teorias, ideias filosóficas ou religiosas, Com a pesquisa espera-se que os dados coletados apresentem novos conceitos. O cientista vai busca sintetizar essa descoberta em uma lei (uma equação, por exemplo). 
Então, por um processo de indução, o cientista chega à algumas hipóteses mais amplas e a princípios com o objetivo de juntar várias leis possíveis. A partir de diferentes teorias, o cientista tentará, então, apresentar as hipóteses que sejam possíveis de serem testados por meio da observação. Por fim, espera-se que os testes confirmem as hipóteses relativas a uma das teorias surgidas no processo. O crente entende e faz uso do método científico, mas nós não precisamos dele para crer que Deus criou e formou os céus e a Terra pelo poder da sua Palavra (Gn 1.1). Nossa fé deve estar pautada nas Escrituras Sagradas, naquilo que nos foi revelado por Deus mediante o seu Espirito Santo (2 Tm 3.16,17). Segundo a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus e dada pelo Espírito Santo” (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Não vivemos uma fé baseada em experiências humanas particulares ou em “achismos”. Não! A Bíblia é a nossa regra de fé e prática. 

2. Do que se ocupa a ciência. 

Segundo o Dicionário Houaiss é um “corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente”. Mas como explicara fé? Como explicar Deus? Não temos como explicar utilizando a ciência, mas somente pela revelação da Palavra de Deus e nossa experiência com Ele. Quem conhece a Deus pode crer na sua existência e no seu poder criador. 
3. Criar e manter. A Bíblia afirma que Deus mantém todas as coisas no seu devido lugar (Hb 1.3). Ele não apenas criou, mas também zela pela segurança da criação. O nosso Pai é aquEle “que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar” (Is 40.22). 
  Tudo que Deus criou tem um propósito específico, logo o Universo foi criado de forma inteligente para favorecer a vida em nosso planeta. Segundo os cientistas, se a Terra estivesse mais próxima do sol, o calor excessivo impossibilitaria a vida aqui. Tal fato não é por acaso e só fortalece a nossa fé, de que uma mente inteligente coordenou todos esses fatores para que pudéssemos estar aqui (Is 45.18). 
 
 PENSE! 
Podemos ter uma fé baseada em “achismos”? 
 
 PONTO IMPORTANTE! 
Não! A Bíblia é a nossa regra de fé e prática. 
 

SUBSÍDIO 1

 Professor(a), a temática da aula desse domingo exige o uso do quadro para trabalhar alguns conceitos, ele vai auxiliar o aluno a visualizar o que você está dizendo. O uso de figuras, fotos e vídeos (curtos) são importantes. Escreva no quadro os dois principais conceitos que serão trabalhados no primeiro tópico que são:
Método Científico – “Conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimento já existente” 
  Ciência – “Corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.”

II- O SURGIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA 

1. A ciência moderna, Segundo Michael Palmer, “os procedimentos e modelos de pensamento que eventualmente ordenam a ciência moderna começaram a tomar forma no século XV com Copérnico e continuou no século XVI com outros astrônomos e matemáticos.” Podemos concluir que é algo relativamente novo se comparado à formação da Terra. Sabemos que o Senhor criou todas as coisas, entretanto Ele não foi criado, não tem um princípio ou fim, não está limitado ao tempo: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim. de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.1). Muitas das teorias da ciência moderna já não são mais aceitas em nosso tempo, porém Deus e a sua Palavra não tem prazo de validade. 

2. Podemos acreditar na Bíblia e na ciência ao mesmo tempo?

 Sim. Entretanto, por intermédio das Escrituras Sagradas cremos que Deus é o Criador da Terra e céus. Ele conhece tudo sobre o ser humano e sobre a ciência. Seu conhecimento é ilimitado (Sl 94.9-11; Pv 2.6). O Senhor conhece todas as respostas para cada pergunta científica que já foi feita. Nada está oculto aos seus olhos: “E não há criatura alguma encoberta diante dele: antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4.13). Ele é o único que sabe tudo o que o homem pensa. Precisamos ter maturidade cristã (1 Pe 2.2) para não sermos enganados pelas vãs filosofias e as teorias da ciência que tentam desacreditar a Palavra de Deus e o seu poder. A maturidade espiritual vem com o exercício das disciplinas cristãs:  leitura da Palavra, oração e jejum. Não seja menino no entendimento, essa é a recomendação do apóstolo Paulo (1 Co 14.20). 
3. A leitura científica e bíblica, A Bíblia não é um tratado cientifico, entretanto nela, em especial no livro de Gênesis encontramos a explicação para o princípio do Universo, da Terra, das pessoas, do pecado e do plano de salvação divino (1.1—2.4). Muitos cientistas cristãos foram motivados pela Bíblia a estudar, pesquisar e escrever suas teses e livros. Segundo Debi Brazzale, “as primeiras pessoas a usarem o método científico eram cristãs.” Você pode estudar aprender e buscar conhecimento, mas não deixe de ler e meditar nas Sagradas Escrituras, pois ela vai proteger você de toda mentira e engano da extrema corrupção que haverá nos últimos tempos (2 Tm 3.1- 9). As Escrituras Sagradas armazenam o poder de Deus em seu interior para você usar quando precisar em especial no universo acadêmico (Sl 119.105). 
 

SUBSÍDIO 2

 Professor(a), explique aos alunos que “algumas descobertas cientificas confirmam o relato da criação e a veracidade da Palavra de Deus, desmerecendo ainda mais a teoria de que o universo é obra do acaso e que consequentemente, os seres vivos são fruto de uma evolução, Por exemplo, a química descobriu que o ser humano tem em sua constituição 15 elementos, os mesmos que se encontram no solo. Isso comprova Gênesis 2.7, que diz que Deus criou o homem do pó da Terra. A Astronomia descobriu que cada estrela possui uma grandeza diferente, confirmando 1 Coríntios 1541,
A descoberta que a Terra é redonda é anterior à Idade Média e se encontra em Isaías 40.22. 
Diga que a Bíblia não se opõe à verdadeira Ciência, pelo contrário, a fortalece, por isso, não devem ter medo de adotar a Ciência como profissão, nem de pesquisar mais sobre ela, inclusive para refutar teorias como o evolucionismo. Explique que hoje existem bons livros científicos-cristãos que podem ajudá-los nesse sentido” (Adaptado de lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD.) 
 

III-A ORIGEM 

  1. Um início absoluto. 0 livro de Gênesis inicia com uma afirmação: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia” (Gn 1,1,2). O Antigo e Novo Testamentos revelam que no princípio absoluto só havia Deus e que todo o mundo foi formado por Ele (Sl 33.6-9; Pv 8.22-27; Is 48.12,13; Cl 1.15-17; Hb 11.3). Einstein, um renomado cientista, reconheceu a “presença de um poder racional superior”. Ele era muito inteligente, por isso, reconheceu que alguém infinitamente maior criou todas as coisas. Newton descobriu a lei da gravidade, mas não a inventou. O criador dela é Deus. Ele criou cada molécula, átomo, cada pedacinho do universo com um propósito, uma função. 
   2. Um acaso? O universo é tão complexo e perfeito que jamais poderia ter surgido de um acaso. Também não surgiu da teoria chamada Big Bang. Você já deve ter ouvido falar que essa teoria afirma que o mundo veio a existir subitamente, como resultado de uma explosão. Deus criou o universo “do nada” logo a matéria não é eterna (é criada) somente Deus é eterno, e a existência do mundo depende inteiramente dEle. 

3. Deus e o acaso.

 Jacques Monod, ganhador do Nobelde Medicina por suas descobertas sobre 0 controle genético da síntese de enzimas e vírus, afirmou que as mutações genéticas, são acontecimentos que os cientistas não conseguem prever. Logo, tal fato não significa que não exista uma causa. Então, podemos dizer que a existência de Deus é a causa primária, ou seja, aquilo que deu origem a todas as coisas. Segundo Charles Colson, “as experiências não provam que a vida pode surgir espontaneamente na natureza. Ao contrário, elas dão evidências experimentais de que a vida só pode ser criada por um ser inteligente que dirige e controla o processo.” 
 
 PENSE! 
Você crê que foi criado de maneira singular, à imagem de Deus? 
 
 PONTO IMPORTANTE!
 Fomos criados de maneira singular pelo Todo-Poderoso e carregamos a sua imagem e semelhança. 
 

SUBSÍDIO 3

 Professor(a), conclua os tópicos da lição reforçando a ideia de que o universo não surgiu do acaso. Ele também não surgiu da chamada teoria do Big Bang. Deus criou o universo do nada a partir da sua poderosa Palavra. Como é bom saber que o Deus que criou o universo é o mesmo que nos ama e cuida de nós. Seu poder é imenso, assim como a sua graça e amor pelas suas criaturas. Encerre a aula louvando a Deus pelo seu poder.

CONCLUSÃO 

Cremos que Deus é o criador do universo e os seres humanos não são uma combinação de fatores aleatórios que acidentalmente se juntaram e deram origem à vida. Não tenha medo ou vergonha de revelar a sua fé em Deus, pois é preciso ter mais fé para acreditar na Teoria da Evolução do que no Criacionismo. Como crentes em Jesus Cristo não desprezamos a ciência, mas cremos que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus e ela tem todas as respostas a respeito da criação e do universo e do homem.

HORA DA REVISÃO 

1. Defina “método científico”. 
“É um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimento já existente” 
 
2. Do que se ocupa a ciência? 
Ela se ocupa dos conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, formulados metódica e racionalmente, 
 
3. Quem criou e mantém o universo? 
Deus, 0 Criador, 
 
4 Quem foi o responsável por dar forma à ciência moderna?
 Copérnico, 
 
5. Segundo Charles Colson, “as experiências provam que a vida pode surgir espontaneamente na natureza”? 
“Ao contrário, elas dão evidências experimentais de que a vida só pode ser criada por um ser inteligente que dirige e controla o processo,”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima