Os Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja

Classe: Adultos
Lições Bíblicas: CPAD
Trimestre: 1° de 2018 – 18 de Março

TEXTO ÁUREO
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas
que se não veem.” (Hb 11.1)

VERDADE PRÁTICA
A fé é a confiança irrestrita nas promessas de Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Hb 11.4: O sacrifício de Abel e a fé que ainda fala
Terça – Hb 11.5: O testemunho de Enoque e sua trasladação
Quarta – Hb 11.7: A confiança de Noé que o fez herdeiro da justiça
Quinta – Hb 11.8: A obediência de Abraão em sair para um lugar desconhecido
Sexta – Hb 11.22: A fidelidade de José e a ordem acerca de seus ossos
Sábado – Hb 11.24,25: A determinação de Moisés em se recusar a ter o gozo do
pecado

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 11.1-8, 22- 26,30 – 34
1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas
que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de
maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou
testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela,
depois de morto, ainda fala.
5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque
Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de
que agradara a Deus.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se
aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e,
para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi
feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
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8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de
receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu
ordem acerca de seus ossos.
23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram
que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de
tempo ter o gozo do pecado;
26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito;
porque tinha em vista a recompensa.
30 Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.
31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os
espias.
32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de
Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas,
fecharam as bocas dos leões,
34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram
forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

HINOS SUGERIDOS:da Harpa Cristã

OBJETIVO GERAL
Apresentar os gigantes da fé segundo Hebreus 11 e o seu legado para a Igreja.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Discutir a respeito da fé que gera confiança em Deus;
Mostrar que a fé nos faz ver o impossível;
Compreender que a fé dá poder para avançar.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professaria (a), estudaremos um dos capítulos mais conhecidos da
Epístola aos Hebreus, a galeria dos heróis da fé que se encontra no capítulo 11.
Esses heróis e heroínas eram pessoas comuns, sujeitos as intempéries da vida,
mas a fé deles em Deus fez com que superassem grandes obstáculos, fazendo com
que o nome do Senhor fosse exaltado. O estudo dessa galeria nos mostra que a fé,
embora sendo algo subjetivo, traz sempre resultados práticos.
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É importante que você ressalte, no decorrer da lição, que estes heróis da fé, não
tinham as Escrituras Sagradas como temos hoje, o que tomava o conhecimento
deles a respeito de Deus, se comparado a nós, limitado.
INTRODUÇÃO
O autor acabara de fazer sua longa exposição sobre a supremacia de Cristo, seu
sacerdócio e a superioridade da Nova Aliança em relação à Antiga. Essa exposição
começou no capítulo primeiro e se estendeu por quase todo o capítulo dez. Aqui,
ele faz um apanhado histórico sobre a jornada de fé dos homens e das mulheres de
Deus no Antigo Pacto e como isso deveria ser tomado como exemplo para os
cristãos do Novo Concerto. Essa fé, diferentemente do conceito de justificação dado
por Paulo, aparece aqui com o sentido de ousadia, perseverança e confiança nas
promessas de Deus. A fé demonstrada por eles em diferentes momentos da
história, e em diferentes situações, foi o que garantiu as suas inserções na galeria
dos heróis bíblicos. Essa mesma fé, que garantiu que eles sempre avançassem e
nunca recuassem, devemos imitar.
Ponto central
A confiança em Deus fez com que pessoas comuns se tornassem gigantes da fé.
I- A FÉ QUE GERA CONFIANÇA EM DEUS
1. O sacrifício de Abel.
O autor dá início a sua galeria dos heróis da fé com Abel, o primeiro exemplo de
homem de fé (Hb 11.4). Abel foi um homem, que nos primórdios da
humanidade, ousou confiar em Deus. A Bíblia mostra que seu sacrifício, feito
com fé, agradou a Deus. O culto prestado por ele foi verdadeiro! Há muitas
especulações sobre a natureza do sacrifício oferecido por Abel, mas o texto
sagrado nada diz sobre o assunto. O fato é que a fé de Abel foi uma fé operante,
diferentemente da fé de Caim, seu irmão. Para o autor de Hebreus, os cristãos,
assim como fora Abel, deveriam ser em tudo confiantes porque o Cristo a quem
seguem é, em tudo, superior a Abel (Hb 12.24).
2. O testemunho de Enoque.
Há pouquíssimas referências à pessoa de Enoque no registro bíblico. Mas o pouco
que há é suficiente para inspirar fé e confiança (Hb 11.5). Somente duas pessoas
são citadas na Bíblia que não experimentaram a morte, um é Elias, o profeta de
Tisbe, o outro é Enoque. A Bíblia diz que esse traslado de Enoque se deu por
causa deste “andar” com Deus. Ninguém se aproxima do Pai, nem muito menos
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anda com Ele, se não demonstrar fé. Deus é soberano age como quer, mas o fato é
que Deus chamou Enoque para perto de si
Por causa do seu andar na fé. Sem fé ninguém agrada a Deus.
3. A confiança de Noé.
No seu sermão escatológico, Jesus se referiu aos dias de Noé como uma época de
insensibilidade espiritual. Foi uma geração, á semelhança da nossa, imediatista! FoI
aqui e agora. Nos dias de Noé já se vivia uma espécie de hedonismo, porque todos
se preocupavam apenas com aquilo que dava prazer imediato (Mt 24.37-39). Eles
não “perceberam”, mas Noé, sim. Quando ninguém conseguia ouvir Deus, Noé o
ouviu: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas ainda não se viam, temeu, e,
para alvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi
feito herdeiro da justiça que é segundo fé” (Hb 11.7).
SÍNTESE DO TÓPICO l
A fé produz confiança irrestrita em Deus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Três coisas são mencionadas a respeito da fé de Abel:
(1) Ele é elogiado por ser um adorador de Deus. A Escritura somente diz que pela
fé, Abel ofereceu a Deus maior [melhor] sacrifício do que Caim, porque o sacrifício
de Abel era uma expressão de adoração que envolvia toda a sua vida e fé.
Apresentou toda a sua fé a Deus, não manteve qualquer reserva. Isto representou
total devoção ao Senhor, não simplesmente uma cerimônia religiosa. Pela fé
adentrou a mais profunda realidade espiritual e interior do sacrifício ao Deus
invisível.
(2) Alcançou testemunho de que era justo’, Caim não era justo; Deus lhe disse que
sua oferta somente seria aceitável se fizesse o que era certo (Gn 4.3-7). Deus
rejeito a adoração de Caim porque seu coração não era justo, Abel, por outro lado,
demonstra a íntima relação entre a retidão e a fé em 10.38, Sua adoração agradou
a Deus porque vivia e agia fé como um homem justo.
(3) Foi mencionado por seu testemunho. Abel morreu como o primeiro mártir
profético da história (Lc 11.50,51); seu testemunho duradouro passou por
sucessivas gerações e continua a falar da vida de fé que agrada a Deus, como
homem fiel que adora a Deus de todo o seu coração (ARRINCTON, Frenth L;
STRONSTAD, Roger (Ed.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, 2.ed.
Rio de Janeiro; CPAD, 2004, p. 1012).
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II – A FÉ QUE FAZ VER O INVISÍVEL
1. A obediência de Abraão.
Após ter falado sobre Abel, Enoque e Noé, o autor agora foca o seu argumento
sobre a fé da pessoa de Abraão, o patriarca da nação hebreia. Todos os nomes
citados anteriormente são tidos como exemplos de fé, mas nenhum deles havia se
tornado um modelo para os judeus, como fora Abraão. Quando chamado por Deus,
Abraão obedeceu e sua fé o guiou mesmo quando não sabia para onde ia (Hb
11.8). Mas Abraão não era apenas pai dos judeus, ele era pai de “todos os que
creem” (Gl 3-7). Os cristãos deveriam seguir suas pegadas com a mesma
obediência e a mesma fé do amigo de Deus.
2. A fidelidade de José.
A Escritura testemunha sobre a fidelidade de José. Embora tenha sido vendido, ele
mesmo nunca se vendeu (At 7.9,10). A fé o manteve vivo no Egito. Se a fé de
Abraão fez com que conhecesse o desconhecido, por outro lado, a fé de José fez
ele enxergar o invisível (Hb 11.22). José, pela fé, “viu” o Êxodo do povo judeu. De
fato, a palavra grega “saída” (v.22) é a mesma usada para se referir ao Êxodo. É
essa fé, que nos faz enxergar o desconhecido e acreditar no futuro, que o autor
exorta os crentes a demonstrarem.
3. A determinação de Moisés.
A jornada do Êxodo, sob a liderança de Moisés, durou quarenta anos. Todavia, a
jornada da fé de Moisés começou bem antes (Hb 11.24,25). Moisés foi um homem
determinado, ousado, confiante e cheio de fé. A sua fé também permitiu que ele
enxergasse o invisível, pois teve “por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que
os tesouros do Egito” (Hb 11.26). Ele “viu” Cristo, mesmo tendo vivido centenas de
anos antes. Por que não seguir seu exemplo de fé na jornada espiritual?
SÍNTESE DO TÓPICO II
A fé nos f az ver o invisível e alcançar o impossível.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fé no período patriarcal (11. 8-22)
O período patriarcal do Antigo Testamento se estende de Abraão a José. Abraão é
como o centro das atenções; somente um verso é dedicado a Isaque (v. 20), Jacó
(v. 21) e José (v, 22). Isto é compreensível Já que Abraão, o homem de fé por
excelência no Antigo Testamento, desempenha um papel central no princípio da
história hebraica e na obra do plano de salvação de Deus, No Novo Testamento,
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Abraão é mencionado mais extensivamente do que qualquer outra figura do Antigo
Testamento. Aqui em Hebreus 11, três principais episódios da vida de Abraão são
mencionados para ilustrar três importantes faces de sua jornada de fé.
1) Ao obedecer ao chamado de Deus para partir de Ur dos Caldeus para uma terra
prometida desconhecida, Abraão demonstrou fé no futuro não visto (11.8-10).
2) Durante longos anos de espera pelo filho e descendentes prometidos em
circunstâncias humanamente impossíveis, Abraão demonstrou fé na promessa
impossível (11.11,12).
3) Quando Deus pediu que sacrificasse Isaque (seu único filho da promessa).
Abraão demonstrou fé em meio à prova ou ao teste severo (11.17-19). Atém destes
modos em que a fé está poderosamente ilustrada, um parêntese em 11.13-16
chama a atenção para uma linha comum de fé que percorre a vida de Abraão e dos
outros patriarcas (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Ed.) Comentário
Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 1614).
Ill – A FÉ QUE DÁ PODER PARA AVANÇAR
1. A ousadia de Josué.
Moisés havia morrido e a Josué coube a missão de introduzir o povo na Terra
Prometida. Contudo, o ingresso na terra não poderia ser feito enquanto Jericó
permanecesse de pé. De nada adiantava ter saído do Egito para ficar fora de
Canaã. O povo só ficaria de pé se Jericó caísse. Numa guerra a vitória pertence a
quem for mais numeroso, bem armado e melhor treinado. Israel não possuía tais
capacidades. O autor então mostra como eles venceram — pela fé (Hb 11.30). Sim,
a fé foi a arma infalível nessa guerra! Se a fé os fez avançar na conquista da Canaã
terrena, muito mais essa mesma fé pode fazer na jornada celestial.
2. A coragem de Raabe.
Na queda de Jericó, Raabe escapou com vida. Escapou, como afirma o texto
bíblico, pela fé (Hb 11.31). Mas a sua fé fez mais — pela fé, Raabe, mesmo sendo
gentia, entrou na linhagem do povo de Deus (Mt 1.5). A fé de Raabe deve servir de
inspiração e motivação para quem está na jornada rumo à Canaã celestial.
3. O heroísmo de Gideão.
O autor fecha a sua lista dos heróis da fé citando vários personagens bíblicos. A
lista é encabeçada por Gideão, um dos juízes durante o regime tribal israelita (Hb
11.32). Gideão foi desafiado por Deus buscar o livramento do seu povo por meio da
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fé. Em desvantagem numérica bélica, ele contava apenas com a fé na grandeza de
Deus. Com apenas 300 homens, mas com a promessa divina recebida pela fé, ele
deu grande livramento a seu povo. Deus não conta com númro, Ele conta com
quem tem fé!
SÍNTESE DO TÓPICO III
A confiança em Deus nos dá poder para avançar e vencer os obstáculos.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Pela fé, Raabe, a meretriz, e sua família foram poupadas durante a destruição de
Jericó (11.31: Js 6.23). Com exerção de Sara (Hb 11.11), Raabe é a única mulher
mencionada pelo nome, na lista dos heróis da fé em Hebreus 11. Sua fé é revelada
por ter acolhido e ocultado dois espiais enviados por Josué a Jericó antes da
conquista. É também evidente em sua confissão — ‘Bern sei que o Senhor vos deu
esta terra’ (Js 2.9) — uma fé baseada naquilo que ouviu e creu sobre o relatório do
milagroso Êxodo de Israel do Egito, e das vitórias de Israel a leste do Jordão, antes
de rodearem Jericó (Js 2.10-13). ‘Pela fé’ ela creu que o Deus de Israel era o Deus
do céu e da terra. Além disso, Raabe demonstrou sua fé arriscando o ‘presente por
causa da perseverança futura. Deste modo, quando Jericó foi conquistada e seus
habitantes destruídos, Raabe não pereceu com os incrédulos’ (isto é, os
desobedientes da cidade). Raabe foi poupada — uma mulher gentílica, prostituta
secular, pecadora contumaz — este é um clássico exemplo, no Antigo Testamento
pelo fato de Deus ser rico em misericórdia e abundante em graça, é salva pela
graça através da fé (cf, Ef 2.3-9) (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Ed.)
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.
1624,25).
CONHEÇA MAIS

No Novo Testamento o verbo pisteuõ (creio, confio) e o substantivo pistis (fé)
ocorrem 480 vezes. Poucas vezes o substantivo reflete a ideia da fidelidade como
no Antigo Testamento (por exemplo, Mt 23.23; Rm 3.3; Gl 5.22; Tt 2.10; Ap 13.10).
Pelo contrário, normalmente funciona como um termo técnico, usado quase
exclusivamente para se referir à confiança ilimitada (com obediência e total
dependência) em Deus (Rm 4.24), em Cristo (At 16.31), no Evangelho (Mc 1.15) ou
no nome de Cristo (Jo 1.12)”. Para conhecer mais leia “Teologia Sistemática. Uma
Perspectiva Pentecostal, CPAD, pp.369-70.
CONCLUSÃO
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O autor de Hebreus contrasta o caminhar de várias personagens da história bíblica
com a carreira proposta aos cristãos. Essas personagens tinham em comum um
longo e desafiador percurso para fazer. Sem perseverança, ousadia e fé nenhum
deles teria conseguido chegar ao seu destino final. A única forma de não retroceder
é caminhar com fé. A fé derruba o obstáculo, abate o Inimigo e levanta o abatido.
PARA REFLETIR
A respeito de os Gigantes da Fé e seu Legado para a igreja, responda:
• Qual elemento o autor aos Hebreus cita para falar que Jesus é superior a Abel?
O sangue da aspersão (Hb 12.24).
• Noé foi lembrado em qual Sermão do Senhor Jesus?
No seu Sermão Escatológico de Mateus 24.
• Abraão não é pai unicamente dos judeus. Explique.
Segundo Gaiatas 3.7, pela fé ele era pai de “todos os que creem”.
• Qual foi o pedido de José?
Que na saída dos filhos de Israel do Egito levassem seus ossos (Hb 11.22).
• Por que Jericó precisava ser destruída?
Porque o ingresso na terra não poderia ser feito enquanto Jericó permanecesse de
pé.

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