1º Trimestre de 2007

 

Data: 27 de Março de 2007

TEXTO ÁUREO

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.16).

VERDADE PRÁTICA

A Igreja de Cristo é a única instituição na Terra que preserva e defende a verdade de Deus, ante aos enganos e males das heresias.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Hb 6.1,2

Os princípios elementares da doutrina

Terça – 1 Co 3.13

Os males das facções na igreja

Quarta – 2 Jo v.9

A desobediência à doutrina bíblica

Quinta – 1 Co 5.1-13

A disciplina na igreja

Sexta – 1 Co 10.23-32

Os limites da liberdade cristã

Sábado – Mt 16.13-18; 1 Co 3.10,11

O fundamento da igreja

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Pedro 2.1-4.

1 – E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina perdição.

2 – E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;

3 – e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

4 – Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo.

INTERAÇÃO

Através desta lição você terá a oportunidade ímpar de refletir e ensinar sobre a importância da Igreja preservar a sã doutrina. Este é um tema de grande relevância, pois a Bíblia dá grande enfoque à doutrina como sendo esta a substância da fé. Somente através do estudo sistemático e ortodoxo das Escrituras a Igreja tem condições de lutar contra os falsos ensinos, advertindo seus membros contra as “doutrinas de homens” (Cl 2.2) e “ensinos de demônios” (1 Tm 4.1). Ainda que alguns não dêem a devida importância à doutrina bíblica, sabemos da sua necessidade em face aos perigos espirituais que tem rondado a Igreja do Senhor nestes tempos pós-modernos.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Definir o termo ortodoxia.
Explicar o sentido de “coluna e firmeza da verdade”.
Descrever os fatos que facilitam o surgimento de heresias.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Para a aula de hoje sugerimos que você reproduza o esquema abaixo em uma cartolina. Antes de os alunos chegarem, escreva no quadro de giz a seguinte frase: “Doutrina é…”. Leia a frase para os alunos e depois peça que digam o que lhes vier a mente quando ouviram o termo. Incentive a participação da turma. Depois, apresente o esquema feito na cartolina e faça uma síntese das principais idéias sobre doutrina bíblica. Explique o uso correto do termo “doutrina”. Enfatize a necessidade de a Igreja preservar a sã doutrina para que continue sendo sal e luz neste mundo.

COMENTÁRIO

introdução

Palavra Chave

Doutrina: No Novo Testamento, a palavra grega mais empregada para doutrina é didachē, cujo sentido é “instrução” e “ensino”. A igreja primitiva fazia uso do vocábulo didachē para referir-se “a doutrina dos apóstolos” (At 2.42).

O ensino das Escrituras deve ser, antes de mais nada, ortodoxo. Todo ensino bíblico-doutrinário deve ser estritamente de acordo com a mensagem divina revelada no Antigo e Novo Testamentos. Tal ortodoxia cristã tem nas Sagradas Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus, de suas doutrinas e da maravilhosa salvação em Cristo Jesus.

I. A ORTODOXIA DOUTRINÁRIA DA IGREJA

A palavra ortodoxia na religião cristã significa: “absoluta conformidade com um princípio ou doutrina bíblica”.

1. Cristo está edificando a sua Igreja. Aos discípulos, Jesus declarou que edificaria sua igreja (Mt 16.18). O fundamento e as colunas (pilares) desse edifício são as doutrinas bíblicas fundamentais, as quais dão sustentação a esse edifício espiritual (1 Co 3.9,10,16). A Igreja é edificada sobre “o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina” (Ef 2.20). A ordem da frase “apóstolos e profetas” deixa claro que a “doutrina dos apóstolos”, citada em Atos 2.42, refere-se ao ensino que receberam de Jesus e que foram comissionados a ensinar. Não se tratava de uma doutrina particular dos apóstolos Pedro, João, Tiago ou Paulo, mas a mesma ensinada por Jesus. A referência aos profetas trata-se dos profetas da igreja primitiva que confirmavam, pelo Espírito Santo, as doutrinas ensinadas. A ordem da frase apóstolos e profetas indica tratar-se do dom profético naqueles dias outorgado pelo Espírito Santo (Ef 4.11).

2. Os edificadores desse edifício (1 Co 3.10,11). Paulo ilustra que a edificação da Igreja é efetuada pelos ministros do Senhor. No versículo 11, a Bíblia declara que “ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto”. No texto de Efésios 4.11, vemos os edificadores que Deus tem dado à Igreja, tais como “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”. Eles usam os materiais da doutrina cristã para construir este edifício espiritual.

SINOPSE DO TÓPICO (I)

A ortodoxia cristã tem nas Sagradas Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus.

II. A IGREJA É GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

A Igreja de Cristo é vista numa linguagem figurada como “casa” e “família” (1 Tm 1.2,18; 2.13-15). A Bíblia, em 1 Timóteo 3.15, usa a expressão “coluna e firmeza” que fala de suporte, apoio, sustentáculo de uma construção. A lição que aqui podemos aprender é que devemos fielmente preservar aquilo que temos recebido da parte do Senhor. A verdadeira igreja é aquela que se mantém em tudo fiel à sã doutrina bíblica.

1. O significado de “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15). Consoante à Igreja, esses termos indicam a função do Corpo de Cristo no que se refere à Verdade. O comportamento requerido da Igreja, conforme o texto “para que saibas como convém andar na casa de Deus”, revela sua natureza, no sentido de que ela deve ter um comportamento digno e santo em relação ao mundo pecador. Isso porque a “Igreja do Deus vivo” é um povo santo, separado do pecado e do mundanismo. Portanto, a Igreja é a demonstração viva e santa da Verdade do evangelho. Seu papel é o de sustentar, manter e defender a Verdade contra todo erro e oposição intelectual, religiosa e filosófica dos falsos mestres. A Verdade foi confiada à Igreja, e todo erro e heresia devem ser refutados por ela (1 Tm 6.3-5; 2 Tm 2.18; 3.8; 4.4).

2. A Verdade no contexto de 1 Timóteo 3.15. Essa Verdade do evangelho é o vastíssimo conteúdo doutrinário da fé cristã. A Igreja tem a missão de viver e representar essa Verdade, mas também de mantê-la e defendê-la de toda oposição que se lhe ataca.

SINOPSE DO TÓPICO (II)

A igreja tem a missão de viver e representar a sã doutrina, a fim de que todo erro e heresia sejam refutados.

III. A PRESERVAÇÃO DA ORTODOXIA DOUTRINÁRIA PELA IGREJA

1. O perigo das infiltrações heréticas na igreja. Três textos nos alertam contra essas ameaças:

a) Atos 20.28-30 fala de “lobos cruéis” que entrariam no meio do povo de Deus. Esses lobos representam falsos obreiros que só cuidam de si próprio, e não do rebanho do Senhor.

b) 2 Pedro 1.1,2 refere-se “aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa”. Essa fé preciosa deve ser vivida e ensinada a todas as pessoas.

c) Gálatas 1.6,10 menciona pessoas que experimentam a graça de Deus e, facilmente, abandonam a “fé recebida” e a trocam por “outro evangelho”.

2. Fatos danosos que facilitam o surgimento de heresias e outros males semelhantes. Vejamos dois desses fatos ou casos que ocorrem e surgem no seio da Igreja, os quais ocasionam o surgimento de heresias e outros males semelhantes.

a) Imaturidade espiritual. Há uma nítida distinção entre uma criança e um adulto na fé cristã (1 Pe 2.2). O recém-nascido na fé requer cuidado especial por ser mais vulnerável às heresias. Tal pessoa quer experimentar tudo que lhe é oferecido. Há também, nesse contexto da imaturidade espiritual, os crentes movidos por emoção, os quais mudam de atitude ante o vento de doutrina que sopre diferentemente. São facilmente seduzidos quanto à fé por pessoas fraudulentas (2 Tm 4.3).

b) Subversão espiritual. Isso pode ocorrer com pessoas na igreja que, além de imaturas, são carnais, que se deixam levar por novas idéias, princípios e atitudes sem respaldo bíblico. Elas promovem confusão doutrinária, renegam a fé recebida, e forjam outras doutrinas fora dos princípios básicos da doutrina cristã defendidos na Bíblia Sagrada. Além disso, em nome de uma falsa revelação espiritual, contrariando toda a revelação bíblica, distorcem a verdade de acordo com suas conveniências pessoais e desvirtuam o texto bíblico de várias maneiras, para adaptá-lo ao seu modo de crer; aos seus conceitos pessoais.

SINOPSE DO TÓPICO (III)

A Igreja somente poderá manter-se pura e ataviada para se encontrar com Jesus se preservar a ortodoxia bíblica doutrinária.

CONCLUSÃO

É necessário que a Igreja de Cristo mantenha-se sempre vigilante e precavida contra as heresias que contestam as verdades fundamentais da fé cristã, segundo o que está escrito na Palavra de Deus. Esta é uma das cautelas para a Igreja evitar os erros doutrinários e combater as heresias.

VOCABULÁRIO

Forjar: Inventar, maquinar; falsificar.
Imaturo: Neófito; ingênuo; simplório.
Refutar: Combater com argumentos; contestar, contradizer.
Subversão: Insubordinação às leis ou às autoridades constituídas; revolta contra elas.
Sustentáculo: Aquilo que sustenta ou sustém; apoio, sustentação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ANDRADE, C. As verdades centrais da fé cristã. RJ: CPAD, 2006.
TRASK, T. E.; COODALL, W. I. De volta para a Palavra. RJ: CPAD, 2001.

EXERCÍCIOS

1. O que significa a palavra ortodoxia?

R. Significa “absoluta conformidade com um princípio ou doutrina bíblica”.

2. Mencione os pilares e o fundamento da Igreja.

R. As doutrinas bíblicas fundamentais.

3. Qual o significado da expressão “coluna e firmeza da verdade”?

R. O significado é suporte, apoio, sustentáculo de uma construção.

4. Cite três textos bíblicos que alertam contra o perigo das infiltrações heréticas na igreja.

R. Atos 20.28-30; 2 Pe 1.1,2; Gl 1.6,10.

5. Quais os fatos danosos que facilitam o surgimento de heresias e outros males semelhantes?

R. Imaturidade espiritual e subversão espiritual.

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