1º Trimestre de 2007

 

Data: 25 de Fevereiro de 2007

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal” (Sl 41.1).

VERDADE PRÁTICA

Fé e obras se complementam inseparavelmente na vida daquele que vive para Jesus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Fp 2.2-5

A alegria do amor ao próximo

Terça – Rm 12.13; Tg 1.27

A assistência social aos necessitados

Quarta – Lc 10.33-37

A lição humanitária do Samaritano

Quinta – At 2.42-47; 4.32-37

A beneficência social na igreja primitiva

Sexta – Hb 6.10

Deus não esquece o bem altruísta que fazemos

Sábado – 1 Jo 3.17,18

A compaixão pelos necessitados é fruto do amor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.42-46; 4.32,34-37.

Atos 2

42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 – Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 – Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 – Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

Atos 4

32 – E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

34 – Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.

35 – E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

36 – Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,

37 – possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

INTERAÇÃO

Professor, talvez você more próximo ou em uma comunidade carente que precisa do apoio espiritual, moral e social da igreja. Quando meditamos a respeito das necessidades sociais de nossos bairros, deparamo-nos com muitas realidades sócio-econômicas que retratam a realidade de todos os Estados brasileiros. Mas é o momento de a Igreja assumir a sua função profética, não apenas lutando contra a injustiça social, mas agindo reflexivamente de acordo com as Escrituras. Procure mobilizar, sob a responsabilidade da ED, uma ação social.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Descrever os fundamentos da responsabilidade social da igreja.
Explicar os aspectos necessários ao cumprimento da missão social da igreja.
Definir a missão social da igreja.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, a evangelização e a responsabilidade social cristã são dois temas imprescindíveis ao contexto social e religioso brasileiro. O serviço social e a evangelização fazem parte da missão integral da Igreja — somos chamados à evangelização pessoal, mas também ao serviço social, pois Jesus andava por toda parte “… pregando e anunciando o evangelho” e “andava fazendo o bem” (Lc 8.1; At 10.38). No entanto, é necessário que o professor distinga a expressão serviço social de ação social. Apresente e discuta com a classe o gráfico abaixo.

COMENTÁRIO

introdução

Palavra Chave

Ação Social: Ação que busca eliminar as causas das necessidades humanas.

Atender ao pobre em suas necessidades é um preceito bíblico (Lv 23.22; Dt 15.11; Sl 41.1; 82.3; At 11.28-30; Cl 2.10). A missão assistencial da Igreja no mundo é a continuação da obra iniciada por Jesus. Assim como o Senhor jamais se esqueceu dos pobres, a Igreja não deve desprezá-los (Lc 4.18,19). O imperativo da Grande Comissão inclui, na essência da mensagem do evangelho, o atendimento às pessoas necessitadas. Ver Mt 25.35-40; Jo 13.14,15. Nesta lição, estudaremos a responsabilidade social da Igreja.

I. FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA

1. No Antigo Testamento (Dt 15.10,11). Esta é uma das muitas referências do Antigo Testamento sobre o nosso dever de ajudar, assistir e socorrer os necessitados. Devemos atender ao pedinte (Dt 15.7-10) e ao carente de víveres para a sua subsistência (Sl 132.15). Ver Lv 19.10; 23.22; Êx 23.11. A justiça social ordenada por Deus determinava que os ricos não desprezassem os pobres (Dt 15.7-11), e que o estrangeiro, a viúva e o órfão fossem atendidos em suas necessidades (Êx 22.22; Dt 10.18; 14.29).

2. No Novo Testamento (Mt 26.11; Gl 2.10). Aqui estão incluídos os pobres, enfermos, deficientes físicos, crianças, idosos, desamparados, desabrigados, encarcerados, bem como os incapazes de retribuir quaisquer favores recebidos (Lc 14.13,14). Quando Cristo veio ao mundo, a Palestina passava por graves problemas sócio-econômicos, de sorte que muitos o buscavam apenas para saciar a fome (Jo 6.26). É justamente nesse contexto que devemos estudar a ação social da igreja primitiva. Ler At 2.43-46; 6.1; Rm 15.25-27; 1 Co 16.1-4; 2 Co 8; 9; Cl 2.9; Fp 4.18,19, etc.

SINOPSE DO TÓPICO (I)

A justiça social ordenada por Deus inclui: assistir e socorrer os necessitados, os órfãos, estrangeiros e viúvas.

II. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA PRIMITIVA

Após o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes em Jerusalém, e a conversão de quase três mil almas a Cristo, houve um grande despertamento espiritual entre os primeiros crentes. A despeito de os apóstolos jamais deixarem arrefecer a principal missão da Igreja na Terra, que compreende: a pregação do evangelho, a doutrina, a comunhão, a fraternidade e a oração (At 2.42; 4.31; 5.42), o Espírito Santo também inspirou e guiou aqueles servos de Deus rumo ao cumprimento da missão social da igreja. Vejamos:

1. Doutrina. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos”. A doutrina cristã, ensinada por Jesus durante seu ministério terreno, continuou no coração e na mente dos apóstolos. Agora, o Espírito Santo vivificava e consolidava em suas mentes tudo quanto o Senhor ensinara, como Jesus havia predito (Jo 14.26; 15.26; 16.13). A primeira coisa que cuidaram na igreja nascente foi a doutrina, que é essencial à fé cristã.

2. Comunhão. “E perseveravam na comunhão”. Comunhão quer dizer “aquilo que é comum a todos”; “fraternidade”; “compartilhar de um interesse comum”. Portanto, é relacionamento íntimo e fraternal entre os irmãos. Na igreja primitiva, era uma prática que fortalecia o relacionamento social e despertava a sensibilidade dos crentes pelas necessidades uns dos outros (At 2.44-46; 4.32-36).

3. Solidariedade. “E perseveravam no partir do pão”. Em Atos 2.42, pode referir-se tanto às refeições comuns quanto à Ceia do Senhor. Era costume, entre os judeus, representar a comunhão entre as pessoas, segurando com as mãos o pão e partindo-o em pedaços, ao invés de cortá-lo (Lc 22.19; 1 Co 11.24). Era um ato de fraternidade e solidariedade entre os irmãos. Essa prática sugere a necessidade de a Igreja partilhar, por meio do serviço social, o pão material com os necessitados.

4. Oração. “E perseveravam nas orações”. O sentido plural da palavra oração indica a diversidade dos propósitos pelos quais oramos, bem como as diferentes formas de oração. A oração foi a força motriz do grande avivamento no dia de Pentecostes (At 1.14; 2.1; 3.1). Havia uma assídua participação nas reuniões de oração da igreja primitiva, porque os crentes estavam sempre unidos em um mesmo Espírito, fé e amor.

SINOPSE DO TÓPICO (II)

O Espírito Santo guiou a igreja no cumprimento da missão social através da doutrina, comunhão, solidariedade e oração.

III. UM PROFUNDO SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (vv.44,45)

Ao invés de a igreja primitiva discutir se era ou não de sua responsabilidade suprir as necessidades dos cristãos pobres, realizava esse serviço movida de amor e compaixão de Deus. O bem-estar social de cada irmão em Cristo tinha sua base nos valores espirituais e morais da igreja nascente.

1. A igreja era caridosa (At 2.45). Os versículos 43 e 44 indicam três qualidades da igreja cristã: temor, fervor pentecostal e unidade. No original, os verbos dos vv.43,44 descrevem uma ação repetida e contínua — os discípulos continuavam sendo cheios de temor e vendendo seus bens à medida que as necessidades individuais surgiam: “repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (v.45). O temor dos crentes não era medo, mas um profundo reconhecimento de que tudo o que estava acontecendo com eles procedia de Deus. A Igreja era pentecostal, no sentido bíblico da palavra, e unida: “tinham tudo em comum”. A consciência dos crentes foi despertada para sair da neutralidade e da omissão social.

2. Consciência das necessidades materiais dos cristãos (At 11.27-30). A Bíblia registra a profecia concernente à grande fome e empobrecimento que atingiu o mundo de então. Esse fato ocorreu no governo de Cláudio César, imperador de Roma, entre 45-54 d.C. Josefo, historiador judeu, registra uma grande fome na Judéia em 46 d.C. Foi nesse período de extrema necessidade que os cristãos de Antioquia enviaram suprimentos à igreja de Jerusalém. A igreja missionária em Antioquia se preocupava com o estado dos demais cristãos no mundo, especialmente com a igreja-mãe em Jerusalém. Os cristãos foram estimulados a contribuírem conforme suas posses, enviando as ofertas por meio de Barnabé e Paulo, e assim socorreram os irmãos da Judéia.

3. A igreja primitiva cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4; 9.13). A igreja não apenas pregava o evangelho, mas também atendia àqueles que necessitavam de socorro físico e material (Cl 2.9,10). Os seguintes princípios devem nortear o serviço social da igreja:

a) Mutualidade — isto é, ser generoso, recíproco, solidário.

b) Responsabilidade — trata-se de privilégio e não obrigação (2 Co 8.4; 9.7);

c) Proporcionalidade — contribuição de acordo com as possibilidades individuais (2 Co 9.6,7).

SINOPSE DO TÓPICO (III)

A igreja primitiva realizava o serviço social movida de amor e compaixão a Deus.

CONCLUSÃO

A missão da igreja inclui não apenas a proclamação do evangelho, mas também a assistência aos pobres, a cura dos enfermos e a libertação dos oprimidos pelo diabo (Mc 16.15-18).

VOCABULÁRIO

Arrefecer: Tornar-se frio; perder o calor; esfriar.
Mutualidade: Qualidade ou estado do que é mútuo; reciprocidade, permutação, troca.
Subsistência: Conjunto do que é preciso para sustentar a vida.
Víveres: Alimento; comida.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

CABRAL, E. Mordomia cristã. RJ: CPAD, 2003.
CIDACO, J. A. Um grito pela vida da igreja. RJ: CPAD, 1996.

EXERCÍCIOS

1. O que a justiça social ordenada por Deus determinava?

R. Que os ricos não desprezassem os pobres, e que o estrangeiro, a viúva e o órfão fossem atendidos em suas necessidades.

2. Qual a situação da Palestina quando Jesus veio ao mundo?

R. A Palestina passava por graves problemas sócio-econômicos.

3. Descreva os elementos que caracterizavam a responsabilidade social da igreja primitiva?

R. Doutrina, comunhão, solidariedade e oração.

4. Quais são as bases do bem-estar social de cada irmão na igreja nascente?

R. Os valores espirituais e morais das Escrituras.

5. Quais princípios devem nortear o serviço social da igreja?

R. Mutualidade, responsabilidade, proporcionalidade.

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